Como usar o FGTS para fazer empréstimo: veja 5 passos!

Quer descobrir como usar o FGTS para fazer empréstimo em apenas 5 passos? É só ler este conteúdo!

Categoria: Crédito FGTS

Categoria: Crédito FGTS

Você sabia que é possível usar o FGTS como garantia na hora de fazer um empréstimo? Essa possibilidade ainda é desconhecida por muitos brasileiros, e costuma levantar dúvidas nos trabalhadores.

Se você quer entender melhor como funciona essa modalidade de empréstimo e como é possível fazer a sua contratação, confira abaixo o nosso guia com 5 passos!

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, é uma espécie de poupança criada pelo governo para proporcionar mais estabilidade financeira aos trabalhadores registrados no regime CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. A conta do FGTS fica na Caixa Econômica Federal e é vinculada ao contrato de trabalho.

A cada mês, o empregador deve depositar a quantia correspondente a 8% do salário do funcionário, que pode resgatar o valor total em algumas situações, como em casos de demissões sem justa causa ou de compra de casa própria, por exemplo.

Com isso, o trabalhador tem uma reserva financeira garantida e fica protegido contra possíveis eventualidades. Confira mais detalhes aqui!

Como funciona o FGTS?

O FGTS funciona a partir de uma conta aberta na Caixa Econômica Federal (CEF) em nome do trabalhador e vinculada ao seu contrato de trabalho. Os depósitos na conta são feitos pelo empregador, e equivalem a 8% do salário bruto registrado em carteira.

Por se tratar de uma obrigação trabalhista da empresa contratante, o FGTS não pode ser descontado do pagamento do funcionário. O saldo da conta é composto pelos depósitos mensais acrescidos de atualização monetária e juros.

O recolhimento do FGTS pelo empregador não é feito somente sobre o salário mensal, mas também sobre pagamento de férias, décimo terceiro, aviso prévio, horas extras e adicionais noturnos. Além disso, o contratante também deve continuar contribuindo com o fundo em casos de afastamento para tratamento de saúde, acidente de trabalho e licença maternidade ou paternidade.

Para que serve o FGTS?

O FGTS serve para o trabalhador brasileiro ter mais segurança em situações de dificuldade, como em casos de demissão sem justa causa. Além disso, ele ajuda a formar um patrimônio financeiro, já que o empregado pode sacar o dinheiro para adquirir um imóvel próprio, por exemplo.

O fundo ainda tem uma função social, já que a aplicação dos recursos depositados ajuda a financiar obras de saneamento básico e habitação popular.

Onde consultar o FGTS?

Para verificar o seu saldo do FGTS, faça um cadastro no site da Caixa Econômica Federal informando o número do PIS/PASEP.

Leia e aceite o regulamento, preencha os seus dados pessoais e defina uma senha de acesso. Em seguida, você receberá uma confirmação de cadastro, e poderá consultar as informações e o saldo da sua conta pelo site da Caixa sempre que quiser.

A consulta também pode ser feita pelo app oficial FGTS, disponível na loja de aplicativos do seu smartphone. Assim como no site, basta cadastrar os seus dados para acessar o extrato do FGTS. 

É possível fazer empréstimo usando o FGTS como garantia?

Se você está se perguntando como usar o FGTS para fazer empréstimo, precisa estudar os passos que são necessários para a contratação desse crédito!

Sim, é possível. Alguns bancos oferecem a opção de utilizar o seu FGTS como garantia na hora de solicitar crédito financeiro, o que facilita a aprovação e proporciona taxas de juros mais baixas ao consumidor, já que se trata de uma operação de baixo risco. Essa condição existe desde 2016, quando foi aprovada a Lei N° 13.313.

empréstimo usando o FGTS funciona como uma linha de crédito consignada, em que o fundo é utilizado como garantia. Para fazer a contratação, o trabalhador precisa autorizar o banco a consultar o seu saldo.

Se a operação for aprovada, o banco deposita o valor na conta do cliente, e bloqueia o valor correspondente ao empréstimo em seu FGTS. As parcelas do pagamento são debitadas diretamente da conta do cliente e, assim que o contrato for quitado, a quantia reservada do fundo é liberada novamente.

3 tipos de empréstimos com o FGTS

Conheça quais são os três tipos de empréstimos que você pode fazer usando o FGTS:

Empréstimo FGTS antecipação do saque-aniversário

Nessa modalidade, o trabalhador pode antecipar o saldo do seu saque-aniversário, usando o valor depositado em seu FGTS como garantia da operação. Assim, não é preciso esperar o mês do seu aniversário para fazer o resgate do dinheiro.

Ao contratar esse empréstimo, você não precisa se preocupar com o pagamento de parcelas, pois autoriza o banco a bloquear o valor dos saques antecipados. A Caixa Econômica Federal faz o repasse automático para o banco que concedeu o empréstimo no primeiro dia útil do mês do seu aniversário.

O número de parcelas que podem ser usadas como garantia depende da instituição financeira, podendo variar de 2 até 12.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado FGTS usa o fundo como garantia de pagamento. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador e, caso o valor não seja quitado, a instituição financeira pode retirar a quantia diretamente do fundo, já que o valor fica bloqueado a partir do momento da contratação do crédito.

Esse tipo de empréstimo deve obedecer às seguintes regras:

   - O limite de crédito não pode ultrapassar 30% do salário do trabalhador;
   - O valor máximo para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível;
   - No caso de multa rescisória por demissão sem justa causa, a taxa pode chegar a 40% do saldo do FGTS.

Empréstimo imobiliário

O FGTS pode ser usado para o financiamento imobiliário, seja na aquisição, construção, amortização ou reforma do imóvel - dentro ou fora do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Para contratar esse tipo de crédito, é preciso ter ao menos três anos de contribuição ao FGTS, e não ser proprietário de outro imóvel residencial concluído ou em construção na mesma região.

Afinal, como usar o FGTS para fazer empréstimo: passo a passo!

 Entender como usar o FGTS para fazer empréstimo é fundamental para a contratação desse tipo de crédito!

Está considerando esse tipo de crédito? Então, confira abaixo os passos de como usar o FGTS para fazer empréstimo:

1 - Baixe o app do FGTS

Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e instale o app oficial FGTS.

2 - Faça o login

Clique em “Entrar no aplicativo” e insira os seus dados para acessar a área logada.

3 - Acesse o Saque-Aniversário do FGTS

No menu principal da área logada do app, procure pela opção de modalidade “Saque-Aniversário do FGTS”. Leia os termos e condições e conclua a operação para aderir.

4 - Autorize os bancos a consultarem o seu saldo

Volte para o menu inicial do app e selecione a opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. Selecione “Empréstimo saque-aniversário”, leia os termos e condições e clique em “Continuar”. Em seguida, pesquise o seu banco e clique novamente em “Continuar”. Confirme a sua a seleção e conclua a operação clicando em “Sim”.

5 -  Entre em contato com o banco para fazer a contratação

Depois de seguir os passos anteriores, você já pode usar o FGTS para obter crédito. Para isso, entre em contato com o seu banco e simule a operação para contratar um empréstimo.  No caso do Banco BV, o processo pode ser feito totalmente via WhatsApp ou pelo app BV.

Vantagens do empréstimo FGTS

Confira abaixo as principais vantagens de usar o FGTS para fazer um empréstimo:

   - Liberação de crédito descomplicada e confiável;
   - Taxas de juros mais baixas, quando comparadas a outras modalidades de empréstimo;
   - Possibilidade de contratação por pessoas com nome negativado;
   - Valor é descontado direto na conta do FGTS;
   - Não compromete a contratação de outros tipos de crédito financeiro.

Empréstimo FGTS do BV

O empréstimo usando o FGTS permite que você use o dinheiro do seu saldo como quiser, seja para pagar as contas, quitar uma dívida ou investir em um novo bem ou projeto.

No BV, você pode antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário. Assim, consegue receber de uma vez, de forma rápida e descomplicada, o que só iria poder sacar em 10 anos.

Além disso, não é preciso se preocupar em pagar parcelas mensais, já que o pagamento do empréstimo é feito por descontos anuais direto do seu saldo do FGTS.

E aí, gostou de saber mais sobre como usar o FGTS para fazer empréstimo? Saiba que a contratação da antecipação do saque-aniversário é feita de forma 100% online, com taxas a partir de 1,49% a.m. Acesse o site e saiba mais!


“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV