Como funciona o empréstimo do FGTS? Confira neste artigo!

Quer saber mais sobre como funciona o empréstimo do FGTS? Leia este artigo e aprenda o que precisa!

Categoria: Crédito FGTS

Categoria: Crédito FGTS

Você sabia que cerca de 8,5 milhões de trabalhadores já pediram a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Se você busca uma forma de crédito mais em conta, então precisa entender como funciona o empréstimo do FGTS.

Segundo a Caixa, essa procura pela antecipação já movimentou mais de R$45 bilhões desde 2020, que foi o ano em que essa forma de crédito começou a ser oferecida. 

A seguir, você vai conferir mais informações sobre esse formato de empréstimo e como solicitá-lo. Vamos lá?

O que é o empréstimo do FGTS?

O empréstimo do FGTS é uma forma de contratar crédito usando o valor que o trabalhador tem nas contas do fundo. Ele funciona a partir da antecipação das parcelas a receber pelo saque-aniversário, que é uma modalidade de acesso ao dinheiro do benefício.

Normalmente, quem quer usar o dinheiro do FGTS está limitado a algumas situações, como financiar a compra de imóvel, ao se aposentar ou em caso de doença grave. Quem é demitido sem justa causa também tem o direito de sacar o benefício.

Mas, desde 2020, também é possível acessar uma parte do FGTS, através do saque-aniversário. Nele, você recebe um percentual do saldo, além de uma parcela adicional proporcional ao valor. A quantia é paga a cada ano, sempre no mês do seu nascimento.

Como funciona o empréstimo do FGTS?

Com o saque-aniversário, o Banco Central autorizou as instituições financeiras a oferecerem um tipo de crédito para quem acessa esse dinheiro.  Para você entender como funciona o empréstimo do FGTS, ele é semelhante à antecipação da restituição do Imposto de Renda.

No caso do IR, se você tiver direito à restituição, é possível antecipar esse recebimento em um banco ou financeira. A instituição paga o valor que você ganharia, junto com algumas taxas por esse serviço e pronto, você já tem o dinheiro na mão.

Com o empréstimo do FGTS é praticamente o mesmo processo. Os valores que você vai receber nos próximos anos podem ser adiantados. Nesse tipo de crédito, não é necessário pagar nenhum boleto, porque a instituição financeira recebe o pagamento pelo próprio saque-aniversário. 

Cada estabelecimento define alguns critérios, como o número máximo de saques que você pode antecipar. Aqui no BV, por exemplo, você consegue adiantar até dez parcelas pelo Crédito FGTS BV

Pré-requisitos para solicitar o empréstimo 

O empréstimo do FGTS pode ser feito por pessoas que tenham contas ativas ou inativas do fundo. Para pedir esse tipo de crédito, você precisa:

- ter mais de 18 anos ou ser emancipado;

- ter saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;

- aderir à modalidade do saque-aniversário pelo aplicativo do FGTS;

- ter um valor mínimo de saldo na conta para a contratação;

- conferir até quantos anos você pode antecipar do saque-aniversário. Aqui no BV, você adianta até 10 anos;

- apresentar o RG ou CNH.

Vantagens dessa modalidade de empréstimo do FGTS

A antecipação do saque-aniversário traz algumas facilidades se você precisa de um dinheiro extra a um custo baixo. As vantagens do empréstimo do FGTS são:

- você acessa um dinheiro que já é seu e paga apenas os custos pela antecipação;

- é possível antecipar um valor que você levaria anos para receber;

- tem custo baixo, com taxas abaixo de 2% ao mês;

- você não paga parcelas mensais e não precisa comprometer seu orçamento;

- você tem a possibilidade de fazer o que quiser com esse dinheiro;

- não precisa estar trabalhando para pedir pela antecipação;

- pode ter o nome sujo para fazer esse tipo de empréstimo, mas depende de cada instituição financeira;

- a antecipação não atrapalha se você quiser fazer outros empréstimos.

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo do FGTS, que tal conferir a diferença entre esse tipo de crédito e os demais? Aprenda abaixo!

Qual a diferença do Crédito FGTS para outros?

Para além de saber o que é, entender como funciona o empréstimo do FGTSé fundamental antes de realizá-lo.

O empréstimo FGTS pode ter sua semelhança com alguns tipos de crédito, mas ele ainda se destaca em alguns pontos. O custo, por exemplo, é bem mais baixo porque a antecipação do saque-aniversário acontece sobre um dinheiro que já está pago.

Ou seja, ele tem uma garantia de pagamento muito maior para a instituição financeira e, com isso, as taxas e até as condições são mais fáceis. Um exemplo disso é que você não precisa estar trabalhando para fazer esse empréstimo.

Aliás, outra diferença é justamente ter a liberdade de não precisar pagar nenhuma parcela do empréstimo. Por conta dessas características, a contratação acaba sendo bem rápida e também pode ser feita online.

Como fazer o empréstimo do FGTS: passo a passo!

Como dissemos acima, o passo a passo para solicitar a antecipação é bem simples e prático. Separamos cada etapa para você entender de uma vez como funciona o empréstimo do FGTS:

1. Optar pela opção de saque-aniversário

Sem a adesão, nada acontece. O primeiro passo é acessar o aplicativo do FGTS, ir em “Saque-Aniversário” e selecionar essa modalidade. 

2. Autorizar o Banco BV verificar seu saldo

Depois da adesão vem uma etapa importante, que é permitir que o banco consulte o seu saldo para simular e calcular a viabilidade do empréstimo. Você faz isso no aplicativo do FGTS mesmo, pelo botão “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS” na tela principal. 

Dentro da opção “Empréstimo Saque-aniversário”, você confirma o termo, busca e seleciona o “Banco Votorantim” ou a instituição financeira que você vai usar para realizar a solicitação desse crédito. Basta confirmar as permissões e pronto!

3. Fazer a contratação do crédito

Agora, é hora de conversar com o banco que escolheu e você pode fazer tudo isso pelos canais digitais dele. A instituição vai checar suas informações, fazer a simulação e uma análise de crédito. Se estiver tudo certo e dentro das condições, os procedimentos continuam. 

F.A.Q sobre como funciona o empréstimo do FGTS? 

Até aqui você já aprendeu o que é e como funciona o empréstimo do FGTS, além descobrir mais sobre o saque-aniversário e rescisão, não é mesmo? O que acha de agora conferir um FAQ que irá solucionar as dúvidas que ainda não foram abordadas ao longo do artigo? Veja abaixo!

Quando o dinheiro é disponibilizado?

A maior preocupação de quem procura pelo dinheiro extra é saber quanto tempo demora para cair o empréstimo do saque-aniversário, não é? Pois bem, o banco costuma liberar o valor em até um dia útil porque sabe da necessidade do crédito cair rápido.

Como este valor é descontado?

Não precisa de boletos, nem de parcelas debitadas na conta todo mês. Então, afinal, como é descontado o empréstimo do saque-aniversário? 

É bem simples, o seu saldo comprometido do FGTS fica bloqueado porque o saque-aniversário irá direto para o banco. O bloqueio segue até completar o valor total do seu empréstimo. Caso você tenha um saldo alto ou antecipe poucas parcelas, por exemplo, ainda é possível usar o residual para dar entrada em um imóvel.

O que posso fazer com o dinheiro?

O saque padrão do FGTS restringe a forma como você usa o dinheiro. O fundo só pode ser sacado quando há demissão por justa causa ou em ocasiões como o financiamento de um imóvel, aposentadoria ou caso de doença grave. 

Por meio da antecipação, você tem acesso a uma quantia maior do que apenas uma parcela do saque-aniversário. Você pode usar o dinheiro para diferentes situações, como pagar contas pendentes, reformar a casa, fazer uma viagem, etc.

Posso escolher outras opções de saque do FGTS depois?

É possível contratar o crédito FGTS direto do app do seu banco.

Sim, mas existem algumas condições para fazer essa mudança. Além do saque-aniversário, existe o saque-rescisão, que é a modalidade padrão. Nele, você usa o FGTS somente nas condições que citamos antes, que são mais restritas.

Quando você é optante do saque-aniversário e quer migrar para o sistema de saque-rescisão, a mudança só é feita depois de um prazo de 25 meses após a solicitação. A migração só pode ser feita quando não tiver uma operação de empréstimo que ainda não foi paga. 

Ou seja, se fizer a antecipação do saque-aniversário, você só pode retornar ao saque-rescisão depois de terminar de pagar o empréstimo, junto com o prazo de 25 meses.

Além do saque-rescisão também tem o saque emergencial do fundo, em que você pode receber até R$ 1.000 se tiver esse montante disponível na conta. Este valor não é descontado da quantia que está bloqueada para pagar o empréstimo do FGTS.

Pronto para fazer uma simulação do crédito FGTS?

É importante que você escolha uma instituição com experiência e que seja confiável no mercado, como o BV. Afinal, estamos falando de um dinheiro que você trabalhou bastante e por muito tempo para receber. 

Por isso, detalhamos aqui como funciona o empréstimo do FGTS para você definir seus objetivos com segurança e leveza. Aproveite para fazer uma simulação do seu Crédito FGTS BV e realizar seus planos!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.