Carro aceito no crédito: saiba quais as condições para isso!

Ter o carro aceito no crédito como garantia oferece algumas vantagens para você. Conheça quais são elas e veja como funciona!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Você ouviu falar que o carro é aceito no crédito como garantia, mas não entende muito bem como funciona essa modalidade? Quais seriam as vantagens de colocar um veículo na negociação? Será que isso pode ajudar a diminuir as taxas de juros? Afinal, há uma segurança maior em relação ao risco de inadimplência?

Essas são dúvidas bem comuns entre as pessoas que estão pensando em obter crédito, mas que nem sempre estão muito familiarizadas com todas as condições oferecidas pelas instituições financeiras. O uso de veículos como garantia no crédito é, sim, uma modalidade que pode atender às suas necessidades. Por isso, é importante saber como ela funciona.

Estamos aqui para ajudar você com isso! Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona o uso de automóveis como garantia?

O carro é aceito no crédito pela instituição financeira (processo também conhecido como refinanciamento), que vai fazer a avaliação do veículo para determinar o valor a ser creditado para o proprietário. Quando isso acontece, será concretizada a alienação fiduciária, ou seja, o veículo ficará no nome do banco até que todas as prestações sejam pagas e o contrato seja encerrado.

O valor obtido poderá ser utilizado para qualquer finalidade, e você poderá continuar utilizando seu carro enquanto o contrato estiver em vigor. Essa modalidade oferece ao banco uma garantia a mais de que todas as prestações serão quitadas. É possível vender o veículo, desde que você encerre o pagamento total da dívida.

Em outras palavras, quando tem o carro aceito no crédito como garantia, você poderá obter o valor dele financiado, pagando prestações mensais, com as devidas taxas decorrentes da operação. Ao final do contrato, o documento do veículo será transferido para seu nome novamente. Simples, não acha?

Como obter esse tipo de crédito?

A melhor forma de começar esse processo é usar um simulador online para saber quanto poderá conseguir de crédito e quais serão os valores das prestações mensais. Avalie bem as condições oferecidas e, caso essa modalidade de crédito seja adequada para suas necessidades, poderá partir para a contratação.

Nesse momento, será feita a análise de crédito, que costuma ser simplificada quando o carro é aceito na operação. Como o veículo é uma garantia extra para o banco, a aprovação costuma ocorrer com mais tranquilidade e rapidez. Você pode usar o dinheiro, até mesmo, para quitação de outras dívidas.

Com o crédito aprovado, seu veículo será vistoriado para a determinação do valor de mercado, usado como base para que o dinheiro seja liberado. Nessa fase, será verificado se ele não está envolvido em outras dívidas, se está quitado e se não há multas e taxas em atraso. Também será avaliado se ele está em boas condições de uso.

Com tudo isso pronto, é só partir para a assinatura do contrato e a transferência do documento para que ele fique em nome da instituição financeira (alienação fiduciária). Depois, o dinheiro vai direto para sua conta bancária.

Quais são as regras para que um veículo possa ser utilizado como garantia de crédito?

É preciso atender a algumas exigências para que o carro seja aceito no crédito como garantia. Saiba quais são elas para poder preparar a documentação e conseguir passar pelo processo de análise com mais rapidez e tranquilidade:

-ser maior de 18 anos;

-ter o carro quitado, ou seja, ele não pode ter dívidas de financiamento anterior;

-o veículo também não pode estar alienado em outra transação financeira;

-o automóvel deve estar em boas condições mecânicas, na lataria e interior;

-não pode ter multas ou IPVA, licenciamento e seguro obrigatório em atraso.

Quais são as vantagens de utilizar um veículo como garantia?

Existem muitos benefícios em utilizar seu carro como garantia no momento em que precisar de um financiamento junto ao banco. Por isso, sempre vale a pena procurar uma instituição financeira com credibilidade no mercado para entender bem as condições e fazer a negociação. Veja quais são as vantagens desse tipo de operação.

A avaliação e a aprovação do crédito costumam ser mais rápidas

Como seu veículo ficará no nome do banco, no processo conhecido como alienação fiduciária, a instituição tem uma garantia maior de que não haverá inadimplência. Como o carro entra na negociação, a aprovação costuma ocorrer mais facilmente.

Dependendo do caso, é possível até mesmo para as pessoas que estão com o CPF negativado. A diferença, aqui, é que talvez as taxas de juros sejam maiores do que as adotadas para os demais clientes.

Além disso, o dinheiro emprestado poderá ser usado para qualquer finalidade, sem necessidade de comprovação. Por fim, a documentação exigida para essa operação costuma ser mais simples, como a identidade (RG ou Carteira de Habilitação e CPF), além dos documentos do veículo.

Juros mais baixos e prazos maiores para o pagamento da dívida

Oferecer o carro como garantia dá mais segurança à instituição financeira. Em troca, ela concede a você melhores condições na contratação. Entre elas, taxas de juros mais baixas e quantidade maior de parcelas para quitação da dívida.

Dessa forma, você tem mais chances de encontrar uma alternativa que seja adequada à sua situação financeira, sem que traga problemas para o seu orçamento mensal. Em alguns casos, é possível obter crédito para pagamento em até 60 meses.

Possibilidade de conseguir até 90% do valor do carro

As instituições financeiras costumam avaliar cada caso como único, mas, de forma geral, ao ter o carro aceito no crédito você poderá obter entre 70% e 90% do valor do veículo. Ou seja, além de ser uma modalidade acessível, ela dá a você a oportunidade de conseguir mais dinheiro para o que precisar: pode ser a entrada em um financiamento de imóvel, uma viagem importante, o pagamento de um curso ou da faculdade etc.

Viu como pode valer a pena ter o carro aceito em crédito como garantia? O processo é mais simples do que muitas pessoas imaginam e apresenta vantagens, como taxas de juros menores e mais velocidade na aprovação do crédito. Além disso, você pode usar o dinheiro da maneira que achar melhor.

Quer saber se essa é mesmo a melhor alternativa para você? Use o nosso simulador online agora mesmo!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.