Mais de 63,8 bilhões de transações foram feitas usando o Pix durante o ano de 2024, segundo um levantamento da Febraban – um aumento de 52% em relação ao ano anterior. O sistema de pagamento instantâneo evoluiu com soluções agregadas que facilitam a rotina do brasileiro, como o Pix com cartão de crédito.
Ele é utilizado por quem precisa fazer um pagamento, mas não tem saldo na conta. Para realizar essa operação, é preciso ter limite disponível no cartão de crédito. Entenda a seguir como fazer um Pix com cartão de crédito!
O que é o Pix com cartão de crédito?
O Pix com cartão de crédito é uma forma de pagamento para enviar dinheiro na hora, mas sem precisar usar seu dinheiro na conta. Você utiliza seu cartão de crédito e o valor é cobrado na sua fatura, igual uma compra normal em uma maquininha ou site.
Esse tipo de pagamento é oferecido por algumas instituições financeiras e permite ações como:
- enviar dinheiro para outra pessoa ou empresa;
- pagar contas que aceitam Pix;
- fazer compras em lojas físicas ou virtuais utilizando o Pix como forma de pagamento.
É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Sim, você consegue fazer Pix no cartão. Basta ter conta em um banco que faz esse tipo de operação e um cartão de crédito com limite disponível. Dessa forma, você envia o dinheiro como Pix, mas paga no cartão de crédito quando sua fatura chegar.
Assim como qualquer outra compra, procure avaliar como essa transação pode impactar seu orçamento. O Pix no cartão de crédito pode ser um alívio para as suas finanças, mas lembre-se de ter um acompanhamento mensal de como estão suas receitas e despesas.
BV aceita Pix com cartão de crédito?
Se você tem dúvida de qual banco tem Pix no crédito, saiba que o BV oferece essa e outras facilidades para o seu dia a dia!
Você consegue fazer essa operação utilizando uma conta BV, pelo aplicativo, de forma simples e rápida. Mais adiante, vamos mostrar o passo a passo de como fazer Pix com cartão de crédito. Continue a leitura!
Como funciona o Pix com cartão de crédito?
Quando você envia Pix usando cartão de crédito, é como se estivesse fazendo empréstimo. A instituição financeira usa o limite do cartão e disponibiliza o dinheiro para você transferir na hora. Ela cobra esse valor automaticamente na fatura do cartão de crédito.
A transação tem cobranças semelhantes a de um empréstimo, com juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Isso acontece porque o Pix precisa do dinheiro imediato para ser transferido, mesmo que você pague só quando a fatura chegar.
A cobrança também pode variar a depender de como você quer que a cobrança aconteça:
- Em parcela única, cobrada na fatura que está em aberto;
- Em uma parcela só, mas descontada em outra fatura depois do mês vigente, como daqui a dois meses, por exemplo;
- Parcelado em quantas vezes quiser, conforme o limite que o banco oferece. Geralmente pode ser feito em até 12 vezes.
Até o momento, no BV é disponibilizado somente a parcela única, mas você pode aproveitar outras vantagens exclusivas para clientes com a Conta BV.
Quando usar o Pix com cartão de crédito?
Use o Pix com cartão de crédito se precisa fazer uma transferência, mas não tem saldo na conta ou se precisa deixar o pagamento junto com a fatura para não pesar o orçamento no momento. Além disso, pode usar este recurso se quiser aproveitar os benefícios do cartão.
Qual a vantagem do Pix com cartão de crédito?
A principal vantagem de fazer Pix com cartão de crédito é poder adiar um pagamento que você não pode evitar, como uma despesa inesperada. Essa modalidade ainda serve para aproveitar oportunidades, como comprar algo que você planejava adquirir e que está com desconto no momento.
Confira os benefícios de pagar usando Pix no cartão de crédito:
Aproveitar o desconto
Você pode aproveitar o desconto sempre que pagar usando Pix. Também é possível pagar via Pix em promoções especiais das lojas, acumulando o desconto.
Evitar prejuízos com dívidas mais caras
Deixar de pagar a conta por não ter dinheiro suficiente vai gerar qual impacto? Pode ser o risco de perder serviços que vão atrapalhar seu dia a dia, como circular com carro com documentação atrasada, por exemplo
O impacto também pode ser financeiro quando você recorre a opções mais caras, como usar o cheque especial para pagar as contas. Neste caso, compare os custos entre continuar usando o limite do cheque especial e pagar os juros dele ou fazer Pix com cartão.
Quais Cartões BV são aceitos para fazer Pix no crédito?
Todos os cartões BV permitem que você faça Pix no crédito. É necessário ter limite disponível e pode utilizar até R$ 1.000 por dia para essa transação, desde que não seja para você mesmo.
Qual a taxa do Pix no crédito BV?
O Pix com cartão de crédito tem cobrança de juros e IOF. Os juros são proporcionais ao valor da transferência e você pode verificar as taxas simulando um Pix na tela de resumo de valores cobrados..
Como fazer Pix com cartão de crédito BV?
É prático enviar dinheiro fazendo Pix com cartão de crédito BV. Confira o passo a passo:
- Abra o app do BV e vá para a opção para fazer Pix;
- Selecione “Enviar” para iniciar a transferência e informe o valor e dados de quem irá receber o dinheiro;
- Na etapa da forma de pagamento, selecione “Cartão BV”;
- Verifique as informações disponíveis para a transação, bem como o valor final a ser cobrado;
- Confirme a transação e o valor irá aparecer na sua fatura.
O Pix com o cartão de crédito também pode ser realizado via QR Code e Pix copia e cola, facilitando os meios da sua transação.
Quanto tempo demora para Pix no crédito cair na conta?
O Pix passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro por ser uma transação ágil. O Pix com cartão de crédito tem o mesmo funcionamento: o destinatário recebe o dinheiro na hora, seja pessoa física ou jurídica.
Tem como cancelar Pix com cartão de crédito?
O Pix com cartão de crédito é o envio instantâneo do dinheiro. Mesmo que a cobrança só venha na fatura, não é possível pedir estorno à empresa responsável pelo cartão se fizer Pix por engano. Segundo o Banco Central, a devolução só acontece em caso de fraude ou falha técnica.
Se você fez um Pix para o destinatário errado, pode pedir a quem recebeu para fazer a devolução pelo banco onde o dinheiro chegou. É possível devolver o valor total ou parcial. Caso não tenha como contatar a pessoa, pode tentar falar com a sua instituição financeira. Mas atenção: a devolução do Pix não estorna as taxas de juros e IOF cobradas!
Porém, se você foi vítima de fraude, golpe ou falha técnica, deve acionar a instituição financeira quanto antes. Através do Mecanismo Especial de Devolução (MED), a transação será analisada pelo banco recebedor, e caso se confirme um desses incidentes, o montante será estornado somente se houver saldo disponível na conta fraudulenta.
Por exemplo, uma notificação de infração pode ser aceita por fraude no banco recebedor, mas, se não houver saldo na conta fraudulenta, o estorno pode não ser realizado.
Não consigo fazer Pix com cartão de crédito, e agora?
Existem alguns fatores que podem te impedir de fazer um Pix no crédito. O principal deles é a falta de limite disponível para a transação.
Além disso, pode acontecer do cartão estar bloqueado temporariamente. Essa é uma medida de segurança que diversas instituições financeiras oferecem para quando não estiver usando o cartão. É preciso desbloquear para usar novamente.
Viu como é prático usar o Pix com cartão de crédito para equilibrar suas finanças? Escolha um dos cartões BV para te acompanhar na sua jornada e ter acesso a diversos benefícios que eles oferecem. Confira o comparativo para saber qual cartão BV combina com o seu bolso!


