Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

29/07/25 09:00

por

Equipe BV Inspira

Operações compromissadas no banco BV: o que são?

Mulher de óculos e cabelos castanhos, vestindo blazer azul, enquanto está sentada, trabalhando em um notebook e pesquisando sobre operações compromissadas.

Investir em renda fixa costuma ser o primeiro passo das empresas que querem rentabilizar o caixa sem abrir mão de segurança. Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e títulos públicos estão sempre no radar, mas a diversificação não acaba nesses produtos.

Uma outra aplicação financeira que tem chamado a atenção são as operações compromissadas, que em sua maioria, a depender do lastro, estão sujeitas à alíquota zero do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), independentemente do prazo da operação.

Por isso, se você ainda não incluiu esse instrumento no portfólio, vale reservar alguns minutos para entender como as operações compromissadas funcionam, quais são as vantagens e por que o banco BV pode ser o parceiro ideal nessa jornada. Vamos lá?

 

O que são operações compromissadas?

No banco BV, de forma simples, operações compromissadas são negócios em que uma instituição financeira vende um título com o compromisso de recomprá-lo em uma data futura, pré-determinada.

Quem compra o papel sabe, no ato da transação, quando vai receber os valores aplicados de volta e qual será a taxa de remuneração — o que confere previsibilidade. A depender das condições contratadas, o investimento pode contar com liquidez diária (geralmente, após o término de um prazo de carência).

Em outras palavras, esse tipo de aplicação financeira se caracteriza como uma maneira prática de alocar recursos ociosos sem expor o caixa a oscilações de mercado, garantindo segurança.

 

Como funcionam as operações compromissadas de renda fixa?

Como comentamos acima, as operações compromissadas são aplicações em que o banco vende um título para um cliente e o recompra no futuro. Elas se caracterizam por serem de curto prazo, com opção de liquidez diária, e estão subdivididas em duas etapas:

 

1. Aplicação

Na primeira etapa, chamada de “aplicação”, o banco (aqui emissor) vende ao investidor um título pertencente à sua carteira. As partes definem, no mesmo momento, a data de recompra e a taxa de remuneração da operação.

Com isso, o investidor desembolsa o valor combinado e passa a deter os direitos creditórios decorrentes do título, contando com o direito de exigir o adimplemento do compromisso de recompra do banco, na data acordada.

 

2. Resgate

Uma vez chegada a data de vencimento, o banco recompra o título pelo preço acordado. A diferença entre o valor de compra e o de revenda ao banco, no caso, representa o rendimento do investidor. No fim, o papel retorna para a carteira da instituição, e o ciclo se encerra.

O resgate pode ocorrer antes da data de vencimento, caso seja previsto na contratação da operação, e seja solicitado pelo cliente ao banco.

Por ser uma operação de renda fixa, o comprador está sujeito ao risco de mercado ligado à variação dos juros, além de, como todo investimento, incorrer no risco de crédito da contraparte. Também, a depender do lastro e da natureza do investidor, estará sujeito à incidência do Imposto de Renda na Fonte, de acordo com a natureza do lastro. 

 

Quais são os títulos privados que podem ser negociados?

Homens apertando as mãos, com telas de computador ao fundo exibindo gráficos e dados, simbolizando um acordo ou fechamento de um negócio.
Saiba os principais títulos privados que podem ser negociados em operações compromissadas.

 

Nem todo título pode ser usado em uma operação compromissada. O Banco Central do Brasil (BCB) impõe critérios de elegibilidade para garantir lastro (garantia) sólido. Desse modo, entre os papéis habilitados, os mais populares  que estão sujeitos à alíquota zero de IOF são:

 

  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI): são títulos emitidos por securitizadoras, lastreados em créditos imobiliários. Servem como ativos robustos para lastrear esse tipo de operação devido à natureza real dos ativos;
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA): são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis provenientes do agronegócio;
  • Debêntures: títulos de dívida corporativa. Apenas debêntures listadas e enquadradas nos critérios de elegibilidade definidos pelo Banco Central do Brasil podem lastrear compromissadas, ampliando as possibilidades de funding das empresas emissoras.

 

Além dos títulos privados mencionados, existem outros que podem ser utilizados, mas possivelmente não irão dispor da alíquota zero do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

 

Quais são os tipos de operações compromissadas?

No banco BV, existem duas modalidades possíveis de remuneração de operações compromissadas, sendo elas:

 

  • Compromissada pré: aplicação com remuneração prefixada, na qual você já sabe, desde a data da contratação, o valor de recompra a ser pago pelo banco – esta modalidade não permite condições de resgate antecipado;
  • Compromissada pós: aplicação com remuneração atrelada à oscilação de taxas de juros (como taxa DI e Selic) ou índices de inflação (como IPCA ou IGP-M).

 

Operações compromissadas têm FGC?

Essa é uma dúvida recorrente, mas a resposta é não. Diferentemente dos CDBs, LCIs e LCAs mantidos diretamente na carteira, as operações compromissadas não contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Porém, isso não significa que sejam operações mais arriscadas, uma vez que o risco de inadimplência do banco para a recompra do título é mitigado pela possibilidade do cliente manter o título sob sua propriedade.

Para evitar desgastes, é indispensável escolher instituições renomadas e confiáveis, como o banco BV, que seleciona lastros de qualidade, buscando manter o nível de segurança elevado. Em outras palavras, a ausência de FGC apenas reforça a importância da análise de contraparte.

 

Vantagens das operações compromissadas para empresas

Agora que você já sabe como as operações compromissadas funcionam, vale entender por que tantas tesourarias incluem essa aplicação financeira em seus portfólios de produtos. Confira as vantagens:

 

Possibilidade de alíquota zero de IOF TVM

Quando o ativo compromissado pertence ao grupo de títulos corporativos, como debêntures, CRIs e CRAs, as operações ficam sujeitas à alíquota zero de IOF. Para empresas com grande volume de caixa girando em janelas curtas, esse detalhe pode fazer uma diferença direta em seus resultados.

 

Imposto de Renda retido na Fonte

Quando do resgate das compromissadas de títulos como debêntures, CRI e CRA, cujo investidor é uma pessoa jurídica, haverá a incidência do Imposto de Renda na Fonte, conforme tabela regressiva (de 22,5% a 15%), de acordo com o prazo da operação.

 

Número de dias decorridos após a aplicação Alíquota de IR (%)
Até 180 22,5%
De 181 a 360 20,0%
De 361 a 720 17,5%
Acima de 720 15,0%

 

Rentabilização do dinheiro de curto prazo

Investindo em compromissadas, o capital de giro da empresa pode ser aplicado em uma operação que possui menos impostos. Com isso, o dinheiro que ficaria parado em conta corrente pode ser remunerado com facilidade.

 

Segurança e previsibilidade dos rendimentos

Em operações com a taxa prefixada, você sabe exatamente o quanto vai entrar no caixa na data futura. Isso facilita o planejamento de pagamento de fornecedores, folha ou novos investimentos, sem grandes surpresas.

 

Diversificação de aplicações

Manter todo o caixa em um único tipo de título pode concentrar riscos e reduzir oportunidades. As compromissadas adicionam uma camada de diversificação para sua carteira de investimentos, especialmente para clientes que possuem janelas muito curtas para aplicação.

 

Liquidez diária

As operações compromissadas podem contar com liquidez diária, ou seja, com a possibilidade de resgate a qualquer momento. No entanto, é preciso considerar os prazos mínimos e condições pactuadas na contratação.

 

Como investir em operações compromissadas com o BV?

Três pessoas, vistas de cima, cumprimentando-se com aperto de mãos sobre uma mesa de escritório com documentos, notebook e tablet.
Invista em operações compromissadas com o BV e garanta a segurança das suas aplicações!

 

Quer começar a investir em operações compromissadas com segurança e rentabilizar o dinheiro de curto prazo da sua empresa? No banco BV, é possível ter acesso a essa aplicação em alguns passos:

 

  1. Abra a sua conta BV;
  2. Contrate diretamente pelo Internet Banking ou entre em contato com um dos nossos especialistas pelo número (11) 5171-1280 ou pelo e-mail ic@bancovotorantim.com.br.

 

Uma nota de negociação é emitida em cada operação, onde o investidor pode conferir as condições de sua aplicação. Além disso, as operações compromissadas são registradas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Além da solidez de um dos maiores bancos privados do país, você conta com estrutura dedicada de Corporate & Investment Banking, análise de risco própria e um portfólio completo de ativos para diversificar ainda mais seus investimentos.

Pronto para rentabilizar seu caixa com eficiência? Consulte todas as condições e regulamentos e comece agora a investir em compromissadas com o BV!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Acesse o aplicativo do BV

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code acima e tenha acesso ao App BV
Fechar

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar