5 serviços financeiros indispensáveis para empresas startups!

Conheça alguns serviços financeiros importantes para empresas startups na hora da tomada de decisão. Clique no artigo!

Categoria: Cash Management

Categoria: Cash Management

As empresas startups são conhecidas pelo potencial de crescimento rápido. Para dar conta de se estruturar, fechar negócios e gerar resultados com velocidade, é necessário ter um controle financeiro eficiente.

O estudo Inside Venture Capital Report, divulgado pela Distrito, mostra que os investimentos em startups brasileiras no primeiro trimestre de 2023 diminuíram 86% em relação ao período de 2022.

Essa queda aconteceu diante dos rumores de uma possível crise bancária. Cenários como esse exigem que startups tenham um cuidado maior com as finanças e talvez se submetam a negociações menos flexíveis.

Alguns serviços financeiros podem ser uma “mão na roda” para quem precisa fazer acontecer sem desperdiçar tempo nem dinheiro em períodos de crise ou de bonança. Neste texto, vamos detalhar quais são estes serviços e como eles ajudam empresas startups de maneira prática. Confira!

O que são empresas startups?

As empresas startup têm a proposta de trazer um novo olhar para uma atividade. Seja no jeito de consumir um produto ou na forma de entregar um serviço, elas se destacam por inovarem no modelo de negócio.

Nem sempre uma startup cria essa inovação, mas ela pode atuar em um modelo disruptivo já criado por outra companhia. Outras das principais características das startups são:

Ser escalável

Esse perfil de empresa consegue crescer rápido porque atende muitos usuários ao mesmo tempo. O ponto importante da escalabilidade é que os custos não aumentam na mesma proporção.

Aliás, o objetivo é que os gastos da operação se mantenham o mais baixo possível, sem comprometer a qualidade da entrega.

Potencial de repetibilidade

O negócio tem a capacidade de ser replicado em outras praças, como cidades e estados ou em diferentes mercados. Essa característica também contribui para o crescimento da companhia sem a necessidade de aumentar os custos no mesmo volume.

Agilidade

As startups precisam validar sua oferta, testar conceitos e fazer ajustes constantes para aperfeiçoar seu modelo de negócio. A essência do trabalho é ter flexibilidade para saber agir diante de mudanças e lidar com as incertezas do mercado.

Tecnologia e equipe enxuta

A tecnologia costuma ser uma grande aliada das empresas startups para crescerem de forma rápida e a um custo mais baixo. Da mesma forma, as equipes de um novo negócio costumam ser pequenas e cada integrante geralmente atua  em várias frentes ao mesmo tempo.

A demanda por recursos financeiros e a participação de investidores é outra característica desse tipo de empresa. Vamos detalhar como ela funciona no tópico abaixo.

Quais serviços financeiros uma startup precisa?

 Uma startup precisa ter um controle eficiente de seus recursos financeiros se quiser prosperar

Um levantamento feito entre 2018 e 2021 pela CB Insights mostra que a falta de dinheiro é o principal motivo que leva empresas startups a fracassarem. Essa foi a justificativa de 38% das mais de cem companhias entrevistadas.

A falta de dinheiro não significa necessariamente que há dificuldade de acesso a investidores. O problema pode ser consequência de uma administração ruim dos recursos. É por isso que um conjunto de serviços nessa área pode contribuir para uma gestão financeira mais eficiente.

Nem todos esses serviços precisam ser feitos dentro da empresa. É possível contar com um time de especialistas, como um escritório terceirizado ou um banco de confiança. É uma maneira de ter mais tempo para pensar estrategicamente no dia a dia do negócio.

A seguir, confira quais são os principais serviços financeiros para empresas startups:

Serviços bancários

Alguns empreendedores colocam a startup para funcionar sem nem mesmo ter um CNPJ. Gerenciar uma conta dividindo as receitas e despesas pessoais com as do negócio é o caminho para o fracasso.

Ter uma conta comercial dá mais clareza sobre as finanças da empresa. É uma forma de dimensionar, por exemplo, o volume de recursos que chegam, quais são os principais gastos e se há desperdício. A conta bancária CNPJ é o ponto de partida para ter controle financeiro e receber recursos de investidores.

Além disso, a conta comercial abre portas para outros serviços bancários, como:

- cheque especial;

- cartão de crédito da empresa;

- empréstimos;

- montar uma reserva de emergência;

- fazer aplicações para etapas futuras.

Outra possibilidade é a startup utilizar a estrutura do banco parceiro para oferecer serviços financeiros aos próprios clientes. Vamos detalhar sobre isso mais adiante.

Contabilidade e serviços fiscais

Nenhum empresário quer ter problemas com o fisco. Uma startup, em especial, que lida com processos ágeis não pode perder tempo nem se prejudicar por falta de organização contábil. O ideal é contratar empresas de contabilidade para estar dentro das leis do setor e evitar entraves no futuro.

Planejamento financeiro

Embora toda startup se concentre em validar um modelo de negócio que possa ser lucrativo, o planejamento financeiro não pode ficar de lado. É a partir dele que o empreendedor enxerga os resultados reais de cada etapa de crescimento da empresa.

Se a startup não tem alguém especializado para cuidar dessa área, um consultor ou um planejador financeiro pode ajudar. O profissional vai se basear na atual fase do negócio para desenhar os ajustes que poderão gerar resultados mais expressivos.

Gestão de tesouraria

Mesmo que a empresa contrate um consultor financeiro, o setor que vai colocar a estratégia de crescimento em prática é a gestão de tesouraria. Ela inclui funções como o controle do fluxo de caixa, das contas a pagar e a receber, levantar e aplicar recursos, fazer o planejamento tributário e gerenciamento de riscos financeiros.

Já o serviço de Cash Management inclui as atribuições da gestão de tesouraria, porém traz uma participação mais estratégica na administração da empresa. Afinal, esse é um setor que entende a fundo como o dinheiro chega e para onde ele vai nas demandas da startup.

Por meio de um planejamento organizacional, o Cash Management atua para viabilizar a aquisição de crédito e ter liquidez de recursos sem colocar a empresa em risco.

Serviços de pagamento

Ter serviços de pagamento eficientes são essenciais para que o cliente tenha uma boa experiência de compra nacional ou internacional. Uma startup que precisa dessa funcionalidade deve priorizar empresas que tenham diferentes opções de pagamento e parcelamento e que trabalhe com as principais bandeiras de cartão de crédito.

Além disso, é importante que o sistema de transação seja seguro e que preste suporte ao empreendedor quando houver necessidade.

Oportunidades de BaaS para startups

 Planejamento e inovação em tecnologia são essenciais para o êxito de empresas startup.

Banking as a Service (BaaS) é o conceito de “banco como serviço”, em que empresas oferecem produtos financeiros a seus clientes sem a necessidade de se tornar um banco. São produtos como cartão de crédito, conta digital, emitir e receber o pagamento de boletos, entre outros.

Se não fosse pelo BaaS, uma companhia teria que se enquadrar em diversas regras e investir em tecnologia e conhecimento para ofertar, por exemplo, cartão de crédito aos clientes.

O BaaS funciona a partir da API financeira, que seria a Interface da Programação de Aplicações na área. São diferentes plataformas que conseguem conversar entre si para processar todos os dados e os registros das operações.

Por meio do BaaS, as empresas startups podem entregar serviços diversos, como:

- conta digital;

- cartão de crédito;

- processar pagamentos;

- realizar transferências bancárias.

Aderir ao BaaS pode ser um diferencial para o modelo de negócio da startup por trazer facilidade e fidelizar o cliente. Outro benefício é a possibilidade de reunir mais dados para entender o comportamento do consumidor e, assim, aprimorar os serviços.

BV é inovação!

O banco BV acredita que a inovação faz parte de todo e qualquer negócio e que ela pode ser descentralizada. Quando diferentes empresas unem suas habilidades para gerar novas soluções, o mercado e os clientes ganham como um todo.

É por isso que o BV implantou o projeto “Limpa Trilhos”, que é um processo de inovação aberta com práticas para habilitar e agilizar a contratação de empresas startups.

O objetivo é acelerar a etapa de experimentação e contratação de soluções desses negócios. Parte do processo envolve a PoC ou Proof of Concept (Prova de Conceito) para validar as entregas em contextos específicos, como mercado, perfil de cliente, etc.

Por meio da inovação aberta, empresas startups podem se tornar um fornecedor regular do BV para a melhoria de processos internos e da experiência dos clientes do banco.

Gostou do conteúdo? Aproveite para entender a importância dos serviços financeiros como diferencial para a sua startup!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços,  24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível  24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança).”

Atendimento BV