Como funciona o crédito rotativo do cartão de crédito?

Crédito rotativo e parcelamento da fatura do cartão são algumas soluções para conseguir quitar um débito sem estourar o orçamento. Entenda!

Categoria: Cartões

Categoria: Cartões

 

 

Usar o crédito rotativo ou parcelar o valor da fatura do cartão? Essa é uma dúvida bastante comum das pessoas que utilizam o crédito e acabam se perdendo no orçamento mensal. Muitas vezes, nos vemos com uma conta muito alta para pagar e, para conseguir honrar a dívida, escolhemos adiar sua quitação.

Mas qual a melhor maneira de fazer isso, aproveitando taxas de juros mais interessantes e que não pesem ainda mais no seu planejamento financeiro? É isso que vamos responder neste post.

Continue a leitura e entenda melhor o que é crédito rotativo, como ele funciona, qual a diferença entre o uso desse benefício e o parcelamento da fatura e muitas outras informações. Queremos que você consiga tomar as melhores decisões ao fim deste conteúdo, ok? Vamos lá!

O que é o crédito rotativo?

Quando você paga somente uma parte de sua fatura (pagamento inferior ao valor total, mas superior ou igual ao pagamento mínimo exigido), o saldo devedor é deixado para o mês seguinte. Ele se torna, dessa forma, um empréstimo pessoal de curto prazo, chamado de crédito rotativo. Sobre esse saldo devedor, incidem os encargos de financiamento apresentados em sua fatura.

Como funciona o parcelamento do crédito rotativo?

O crédito rotativo pode ser utilizado até o vencimento da sua próxima fatura. Ou seja, se você usá-lo, o saldo devedor, mais encargos, vão compor integralmente o Pagamento Mínimo da sua próxima fatura.

Caso não consiga realizar o pagamento total ou parcial da fatura, automaticamente você encontrará opções de parcelamento do saldo devido, com taxas especiais para organizar suas finanças.

Antes de tudo, achamos importante que você entenda que o uso do crédito rotativo deve ser considerado uma solução emergencial. Tente evitar que isso se torne uma rotina, pois isso pode atrapalhar seu planejamento financeiro. O ideal, aqui, é que você saiba que pode contar com essa alternativa nas situações pontuais em que tiver problemas para quitar a fatura do cartão, certo?

Quais são as opções de parcelamento da fatura do cartão?

Você já deve ter percebido, até aqui, que não é preciso se desesperar caso não tenha o dinheiro para quitar o valor total da sua fatura de cartão de crédito, certo? Existem algumas alternativas que vão ajudar você a ter maior previsibilidade para fazer esse pagamento, sem se atrapalhar com as contas e arcar com juros muito altos.

Então, caso não consiga quitar o valor total e também não tenha a quantia para o pagamento mínimo da fatura, você poderá olhar as opções de parcelamento disponíveis para seu caso. Elas estão na sua fatura para que possa fazer a opção mais vantajosa, sabendo exatamente o valor que vai pagar e por quanto tempo. Interessante, não é?

O que significa o parcelamento compulsório?

Se você realizar um pagamento que esteja entre o valor da menor parcela ofertada em sua fatura e o pagamento mínimo, e este não for coincidente com um dos planos de parcelamento disponíveis, você estará contratando o parcelamento compulsório.

Nesse caso, o valor pago será utilizado como entrada do plano de parcelamento. O saldo devedor e os encargos serão financiados em um maior prazo, ou seja, maior quantidade de parcelas disponível para você naquele mês.

ATENÇÃO: O não pagamento da fatura até o seu vencimento ou o pagamento até o vencimento, mas em valor inferior ao da menor parcela dos planos apresentados em fatura, será considerado inadimplemento. Se isso ocorrer, você estará sujeito aos encargos previstos no Contrato de Cartão de Crédito.

Por que vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito?

Para que você se convença de que essa pode ser a melhor alternativa, veja em detalhes quais os benefícios do parcelamento da fatura do cartão de crédito para manter seu orçamento organizado.

Taxas de parcelamento menores

As taxas do parcelamento são menores que as do crédito rotativo. Portanto, se você sentir que não conseguirá fazer o pagamento total, não deixe de avaliar as opções de parcelamento disponíveis em sua fatura para escolher a melhor alternativa.

Possibilidade de mais parcelas

Você pode parcelar em até 24 vezes o valor da sua dívida. Essa operação está sujeita a avaliação de crédito, mas vale a pena tentar resolver suas pendências com mais tranquilidade.

Contratação mais prática e rápida

Pagando até o vencimento de sua fatura o valor correspondente a uma parcela do plano escolhido (entre aqueles apresentados), automaticamente, ele estará contratado. Dessa forma, as demais parcelas serão lançadas em suas próximas faturas, junto às novas compras feitas.

Como utilizar o crédito rotativo? Confira as principais dúvidas respondidas

Vamos acabar, de vez, com seus questionamentos sobre o uso dessa modalidade de pagamento da fatura de cartão de crédito? Veja as respostas a seguir.

Como fica na minha fatura?

Se você tem preferência por utilizar o crédito rotativo, lembre-se de que o saldo devedor, mais encargos, vão compor integralmente o pagamento mínimo da sua próxima fatura.

Caso precise pagar um valor menor do que o total da fatura, recomendamos que avalie a opção mais adequada. Saiba mais na sua fatura do Cartão BV onde encontrará as alternativas de parcelamento, com prazo determinado e valores fixos.

Como faço para simular outro plano de parcelamento da fatura?

Além dos diversos planos apresentados em sua fatura, você também pode usar o Internet Banking para simular outros planos. Nesse caso, vale lembrar, eles estarão sujeitos a avaliação de crédito, ok?

Para contratar um parcelamento de fatura, você precisa efetuar um único pagamento no valor exato da parcela escolhida, até a data de vencimento. O restante será cobrado automaticamente, nos próximos meses, de acordo com o plano escolhido.

Como quitar total ou parcialmente um plano de parcelamento de fatura contratado?

Geralmente, quando pedimos o parcelamento do valor da fatura do cartão de crédito, estamos passando por alguma situação momentânea de descontrole financeiro. Se esse for o seu caso e, em poucos meses, sentir que poderá quitar a dívida de forma antecipada, saiba que isso é possível e vantajoso.

Para isso, você pode entrar em contato com o Fone BV: 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades). Fale com um de nossos operadores e peça para antecipar o plano de parcelamento ou a quitação integral do saldo devedor.

IMPORTANTE: Em caso de liquidação antecipada de saldo (total ou parcial), você somente vai pagar os encargos incorridos até a data de pagamento, de forma proporcional à opção escolhida (quitação total ou aceleração do plano de parcelamento).

Como fica o limite de crédito do meu cartão?

Como já acontece hoje, tanto o saldo principal quanto os encargos consomem o seu limite de crédito. Na modalidade de crédito rotativo ou parcelamento de fatura, a recomposição do limite se dá naturalmente conforme os pagamentos são efetuados.

O que acontece se eu não pagar no vencimento?

"Não paguei minha fatura até o vencimento ou paguei valor inferior à menor parcela apresentada nos planos de parcelamento de fatura. O que acontecerá?"

Nessa situação, você estará inadimplente e sujeito às penalidades previstas em contrato. Sobre o saldo devedor incidirão juros moratórios e encargos de financiamento, os quais serão cobrados na fatura seguinte.

ATENÇÃO: Caso isso aconteça, regularize sua situação entrando em contrato com o Fone BV 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades).

E se eu pagar valor inferior à menor parcela apresentada?

Aqui, a situação é semelhante. Você ficará inadimplente e terá que pagar o saldo devedor na próxima fatura. Nesse caso, vão incidir, ainda, os encargos de financiamento, a multa e os juros moratórios. Então, vale a pena se planejar para isso não acontecer, ok?

O que quer dizer juros no rotativo?

Os juros no rotativo são cobrados em cima do valor que não foi pago da fatura anterior. Você paga o valor mínimo da fatura e, sobre o restante que falta quitar, são cobradas essas taxas. Uma coisa importante a saber sobre isso é que os juros do crédito rotativo estão entre os mais caros do sistema financeiro.

É por isso que sempre reforçamos a importância de dar atenção ao seu planejamento financeiro e às opções de parcelamento disponíveis na sua fatura. Assim, você consegue escapar dessa dívida, que pode acabar se tornando o que chamamos de "bola de neve". Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o tema acessando a resolução do Bacen nº 4.549/17.

Como evitar o crédito rotativo?

Sabemos que nem tudo em nossa vida é possível controlar e alguns imprevistos podem colocar em xeque nosso planejamento financeiro. Mas como as taxas do crédito rotativo são muito altas, é sempre importante entender quais são as melhores alternativas a ele para não bagunçar o orçamento mensal.

Veja como evitar essa situação:

-compare as taxas de juros cobradas pela instituição financeira, tanto para o rotativo quanto para as opções de parcelamento do valor da fatura do cartão;

-faça um monitoramento detalhado dos seus ganhos e das suas despesas, controlando o que poderá gastar nos próximos meses, incluindo o uso do cartão de crédito;

-tente sempre pagar o valor total da fatura de carão de crédito, assim você não precisará arcar com juros de financiamento;

-se tiver problemas financeiros, procure pagar ao menos algum valor da fatura, não deixando que ela fique totalmente em atraso.

Agora que você entendeu o que é o crédito rotativo e sabe que é possível parcelar o valor de pagamento da fatura, além de usar o benefício do parcelamento compulsório, pode ficar mais tranquilo nas situações emergenciais, certo? Mas é importante lembrar: é sempre melhor efetuar o pagamento integral de sua fatura e não acumular dívidas, ok? Assim, você terá mais tranquilidade para administrar seu orçamento.

Aproveite também para conhecer os cartões de crédito que oferecemos! Temos opções para todos os tipos de perfil!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.