Entenda como funciona a portabilidade de salário

Se você sente a necessidade de cuidar melhor do seu dinheiro, acompanhe nosso artigo e entenda como funciona a portabilidade de salário!

Categoria: Canais Digitais

Categoria: Canais Digitais

Você sente a necessidade de cuidar melhor do seu dinheiro? Ao saber como funciona a portabilidade de salário, você vai ver que é possível acompanhar mais de perto como você está usando os seus recursos! 

A portabilidade de salário é uma opção para você receber o pagamento de salário em uma instituição financeira da sua preferência. Essa escolha pode ajudar com todos os serviços que você precisa ter em uma conta, para controlar e organizar suas finanças em um único lugar. 

Confira neste texto mais informações sobre a portabilidade de salário e o passo a passo de como fazer isso! 

Como funciona a portabilidade de salário? 

A portabilidade de salário é a transferência mensal e automática de dinheiro para uma instituição financeira de sua escolha. Qualquer funcionário de empresa pública ou privada com carteira assinada pode pedir para que o valor do salário seja enviado para uma outra conta. 

Caso queira realizar outra portabilidade de salário, é necessário solicitar ao banco onde foi aberta a conta-salário. 

Essa transferência segue a determinação do Banco Central, que obriga as instituições a realizarem este procedimento de forma gratuita para o solicitante. 

O que é o banco folha? 

De modo geral, quando você começa a trabalhar para uma companhia, é solicitado que você abra uma conta salário em um banco escolhido pela empresa, esse é o banco folha. 

Por ser apenas um canal por onde a empresa paga seus empregados, a conta-salário não tem custo. No entanto, o trabalhador não tem acesso a todas as funcionalidades e serviços que uma conta corrente oferece, por exemplo.  

Lembrando que a conta-salário é exclusiva para receber salário, férias, remunerações, aposentadorias e pensões. Assim, muitas pessoas acabam escolhendo uma conta corrente em uma instituição que ofereça mais benefícios e, a partir disso, solicitam a portabilidade de seu salário. 

Vantagens da portabilidade 

Entenda como funciona a portabilidade de salário na prática! Conheça algumas das principais vantagens: 

- Gratuidade para fazer a portabilidade; 

- Escolher um banco com o qual tenha mais identificação e ofereça serviços e condições que precisa; 

- O pagamento é repassado regularmente todos os meses para a nova conta, sem precisar pedir novamente; 

- O pagamento cai na nova conta na mesma data da conta anterior. Ou seja, se antes seu dinheiro era repassado para você todo dia 5, na nova instituição a data se mantém a mesma; 

- Você pode receber depósitos e transferências de outras fontes na nova conta; 

- É possível ter cartão de crédito e acesso a mais linhas de crédito. 

Com a inovação dos bancos digitais, é possível receber sua portabilidade de salário através de uma conta isenta de tarifas e com diversos benefícios, como cashback e cartões sem anuidade. Você pode conferir essas outras vantagens da conta digital do BV clicando aqui! 

Saber como funciona a portabilidade de salário é importante, pois isso te auxilia na hora de escolher o banco e o tipo de conta que você irá abrir.  

Entender como funciona a portabilidade de salário é importante para que você tenha mais autonomia em suas escolhas financeiras.

Como solicitar uma portabilidade de salário? 

Você pode solicitar a portabilidade de salário tanto a partir do banco no qual você possui a conta-salário quanto da instituição para onde deseja que seu dinheiro seja depositado.  

Essa solicitação pode ser feita através dos aplicativos de instituições financeiras ou pelos canais digitais do banco. No BV, por exemplo, você pode  utilizar o app para solicitar a transferência diretamente para sua conta, através da opção “Trazer meu salário” e, em até 10 dias úteis, a portabilidade será concluída. 

Existem duas formas de fazer a solicitação: através do banco onde você possui a conta-salário ou através do seu novo banco (aquele para o qual você pretende transferir seu salário). 

Veja o passo a passo de como pedir a portabilidade de salário sem sair de casa pelos dois modos: 

1. Como pedir a portabilidade de salário através do meu banco antigo? 

Você pode pedir portabilidade para um novo banco diretamente no aplicativo do seu banco atual. Para isso, é necessário o preenchimento de alguns dados. 

A maioria dos bancos solicitam o CNPJ da instituição de interesse e a razão social. Além disso, o número da agência e da conta para onde deseja fazer a portabilidade também pode ser pedido dependendo de qual é seu banco atual 

2. Como pedir a portabilidade para o BV? 

O processo é simples e você pode fazê-lo sem sair de casa, diretamente pelo aplicativo do banco! Basta seguir os seguintes passos: 

1. Selecionar a opção “trazer meu salário”; 

2. Preencher as informações do Banco Folha (banco que processa seu salário, aquele que tem vínculo com a empresa que o contratou), CNPJ e razão social da empresa onde você trabalha. Você pode encontrar essas informações no seu demonstrativo ou folha de pagamentos;  

3. Depois de colocar os dados, basta confirmar o pedido digitando a senha! 

Na conta BV, inclusive, além de receber seu salário, você consegue fazer saques e transferências para qualquer banco, sem custo. É possível receber depósitos, PIX no cartão no crédito e ter acesso à funcionalidade “Guardar Dinheiro”, onde você consegue criar uma reserva para realizar seus planos e garantir um rendimento mais alto do que a poupança! 

O que acontece quando peço a portabilidade? 

Segundo o Banco Central, assim que você solicita a portabilidade da conta-salário, a mudança precisa ser concluída em até dez dias úteis, a contar da data do pedido.    

Depois disso, você não precisa fazer mais nada, pois a operação é entre os bancos. Após o prazo, os pagamentos começam a ser encaminhados automaticamente da conta-salário para o banco que escolheu.  

A transferência de valor segue as datas de depósito da empresa. Tudo o que ela pagar em uma data, é enviado diretamente para o banco que escolheu. 

Se precisar, a portabilidade de salário pode ser cancelada a qualquer momento, com um prazo de até cinco dias úteis para desfazer a alteração. Depois de cancelar, você volta a receber o dinheiro pela conta-salário novamente. 

O que acontece com a conta antiga depois que a portabilidade é feita? 

Quando você pede a portabilidade, a conta-salário continua a existir. A única mudança é que, quando o pagamento cai, ele é transferido automaticamente para a nova conta. 

Se você parar de trabalhar com aquela empresa, cabe a ela encerrar a sua conta-salário, sem qualquer vínculo com sua conta pessoal. Se a empresa não informar ao banco e a conta-salário seguir ativa por mais alguns meses sem depósito, ela pode ser encerrada automaticamente, sem gerar cobranças para você.  

No entanto, se tiver empréstimos ou financiamentos vinculados à conta-salário e você deixar de trabalhar para a empresa, é preciso verificar com o banco como proceder. Vai valer o que foi combinado no contrato do crédito. 

O dinheiro cai no mesmo dia? 

Depois de solicitada, a portabilidade de salário cai no mesmo dia em que a empresa realiza o pagamento. No entanto, se a sua empresa fizer o pagamento depois das 17h, a transferência do valor acontece somente no próximo dia útil. 

Tire suas dúvidas, saiba como funciona a portabilidade de salário e escolha a melhor opção para o seu dinheiro! 

O banco pode recusar a portabilidade? 

Sim, o banco onde você possui a conta-salário poderá recusar o pedido de portabilidade caso haja alguma inconsistência nos dados informados durante a solicitação ou caso a conta não seja elegível à portabilidade. 

De acordo com o Banco Central, apenas quem recebe aposentadoria e pensão pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode pedir portabilidade, já que esses benefícios não se configuram como salário. 

Confira o próximo tópico para entender como funciona a portabilidade de salário em casos de inadimplência. 

Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo o banco? 

Segundo o Banco Central, é possível fazer a portabilidade de salário com dívida. Nesta situação, o banco da conta-salário onde você possui parcelas pendentes vai fazer a transferência do dinheiro depois de descontar a parcela do mês.  

Porém, isso só pode ser feito se você já tiver autorizado a instituição a descontar da conta-salário. Segundo o Código Processo Civil, o banco não pode descontar dívida do salário sem autorização. 

Em outro cenário, se você estiver negativado e começar a trabalhar em uma empresa, o banco não pode se recusar a abrir uma conta-salário.

Como escolher meu novo banco? 

Na hora de pedir portabilidade e escolher o banco certo para você, tenha em mente quais são as suas necessidades e negocie condições que facilitem sua relação com o dinheiro.  

Escolha um banco que te ofereça maiores facilidades e benefícios, auxiliando você em suas conquistas. O BV está há mais de 30 anos no mercado, acompanhando mudanças e trazendo inovações para a vida de todos os seus clientes.  

Busque opções que tenham grandes vantagens em uma conta digital, além de outros benefícios como: 

- Segurança;

- Atendimento personalizado e de fácil acesso, feito via como chat ou no próprio aplicativo; 

- Saques grátis e ilimitados 

- Crédito pessoal na conta; 

- Opções de guardar dinheiro de acordo com seus planos. 

Gostou? Agora que você já sabe como funciona a portabilidade de salário, aproveite para conferir outras dicas nos conteúdos do BV. Não perca nenhuma novidade e fique por dentro das melhores formas de cuidar do seu dinheiro!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV