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Publicado em

12/04/23 09:00

por

Equipe BV Inspira

O que é social commerce e como ele muda a forma de comprar?

Para conseguir sucesso, independentemente da área de atuação, o empreendedor deve compreender as demandas do cliente. Marcar presença nos canais e ferramentas de comunicação utilizadas pelo público e se adaptar às inovações são ações que fazem uma enorme diferença. Sendo assim, o social commerce pode ser um recurso importante para o seu negócio.

Nesse contexto, as mídias sociais são um dos veículos mais acessados da atualidade e muitos empresários já enxergaram isso como uma boa oportunidade de vendas, especialmente no ramo comercial de bens e serviços.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre social commerce e como ele vem ganhando espaço na rede e transformando a forma de comprar/vender. Confira.

O que é social commerce?

Esse termo é aplicado para representar a integração entre as redes sociais e os comércios eletrônicos, ou seja, vendas feitas por meio de comunidades, grupos ou páginas em plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. Essa abordagem traz resultados interessantes para os negócios, além do aumento nas vendas e no alcance na internet.

Também vale considerar que, com a utilização massiva do celular por parte da população, o social commerce se tornou a forma mais eficiente dos produtos e serviços chegarem ao público-alvo.

Essa constatação fica notória quando conferimos as mídias sociais e vemos milhares de comentários e discussões destinados às marcas, mercadorias e atendimentos. Influenciadores digitais e produtores de conteúdo divulgam produtos ou dão opiniões. Existem também consumidores descontentes compartilhando suas experiências com uma empresa que os desapontou durante o processo de compra.

Até para isso existem canais especializados em estabelecer um cenário social vinculado à jornada comercial, como o Reclame Aqui, que atua como um termômetro de confiança/reputação das empresas.

Como funciona o social commerce?

O social commerce funciona por meio de algumas adaptações, como alinhamento linguístico (tom de voz perante o público) e o fluxo das redes sociais. Isso porque o usuário dessa mídia é bombardeado com notícias e postagens o dia todo, tanto é que textos muito grandes e layouts detalhados passam despercebidos. Portanto, é melhor evitá-los.

O segredo está em gerar descontração e senso de necessidade, compreendendo o que seus consumidores desejam a fim de convertê-los. Assim, eles poderão tirar dúvidas e fazer sugestões.

O Facebook e o Instagram permitem que as pessoas comprem por meio da própria mídia social. Seus clientes podem navegar em uma dessas plataformas, se interessar por uma mercadoria ou bem e, em seguida, fazer a compra. É possível inserir um botão “comprar” para facilitar o checkout, gerando comodidade e praticidade para o cliente.

Como o mundo está se digitalizando e passando a fazer vendas diretamente pelas redes sociais?

Embora a incerteza esteja presente em todos os segmentos econômicos, as novas abordagens comerciais são adotadas por empreendedores que buscam amenizar os desafios da crise atual. As redes sociais deixaram ser utilizadas apenas para lazer e se tornaram ferramentas de venda poderosas.

Além disso, as restrições atuais (de contato e de saúde) fomentaram a necessidade de compras online, sendo esse tipo de comércio ideal para garantir a expansão e a sobrevivência dos negócios.

Logo, a grande tendência dos consumidores é participar de uma jornada comercial omnichannel (integração entre canais de contato). Isso significa que esse pessoal está presente em diversas ferramentas de comunicação (aplicativos de mensagem, chat online, e-mail, mídias sociais, telefone, videoconferência etc.) e buscam informações sobre o que desejam adquirir em todas elas.

Por isso, a presença da sua marca nessas redes é indispensável. No entanto, isso deve ser proporcional ao porte e tipo da sua empresa. Não é preciso que você apareça em todos os canais — basta chegar aonde seu nicho de mercado está para definir as melhores abordagens.

Quais são os principais exemplos de social commerce?

Vamos aos exemplos de sucesso? Reunimos quatro marcas que atuam muito bem no social commerce. Veja!

Magazine Luiza

O “Magalu” é um case em muitos segmentos, inclusive no social commerce. A companhia sempre investe em inovações, como o foco na experiência com o cliente. No Instagram, as compras são feitas com um único clique. Você tem um catálogo variado de produtos, que vão desde livros até móveis, sempre com atendimento ou suporte via direct (chat online).

O tom da linguagem na plataforma é sempre leve e descontraído, como se fosse alguém próximo falando das características e funcionalidades dos itens à venda. Para isso, a persona “Lu do Magalu” marca presença, ou seja, o objetivo da marca é fazer o público sentir que está conversando com uma pessoa real, que compreende suas demandas, sentimentos e necessidades.

Coca-Cola

A Coca-Cola é usuária de longa data das redes sociais para promover seus produtos. A mais histórica de todas é a ação de personalização Share a Coke, na qual a marca produziu garrafas e latas com os nomes das pessoas. Imagens dos rótulos com os nomes dos consumidores lotaram o Instagram, o Twitter e o Facebook mundo afora, aumentando as vendas de forma vertiginosa.

Lojas Renner

No Instagram da Renner, é possível visualizar diversas mercadorias disponíveis no catálogo da loja. São roupas e acessórios de todos os tamanhos e preços, além da possibilidade de ser direcionado para o e-commerce clicando em apenas um botão.

Ainda existe a funcionalidade “Minha Sacola”, que permite vendas sociais ao possibilitar que qualquer usuário da rede social inscrito na rede de afiliados promova produtos Renner por meio de links diretos em suas próprias páginas e grupos de WhatsApp. Esse pessoal ganha uma comissão sobre as vendas realizadas.

Amazon

Amazon é líder de vendas mundial na internet e esse destaque se dá pelo sucesso do site da empresa. Isso porque ele funciona como uma mídia social. Se você procurar por celulares na aba de busca, vai conferir centenas de aparelhos com milhares de avaliações de clientes.

Já pensou ter um público engajado postando feedback sobre o seu produto? Esse retorno é muito importante para gerar confiança em novos compradores. Uma maneira inteligente de aplicar a relação comercial digital para aumentar o alcance e as vendas.

Viu só como o social commerce pode transformar o seu modo de vender? Ideias e demandas não faltam para promover seu negócio nas redes sociais. Basta focar nas necessidades dos clientes para "chegar junto" e lançar as melhores ofertas a fim de ganhar dinheiro sem sair de casa.

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