O Compliance Empresarial é uma prática essencial no dia a dia das empresas e, atualmente, muito conhecido por organizações de grande porte, mas que deve receber atenção de todos os tipos de organizações.
Entender o que é compliance nas empresas, seus objetivos, como aplicar e outros detalhes é essencial para que o ambiente corporativo melhore a sua qualidade, trazendo mais segurança empresarial.
Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes sobre o Compliance Empresarial e seus benefícios para que o empreendedor possa a aplicá-lo na sua organização.
O que é Compliance Empresarial?
O que é compliance nas empresas? O Compliance Empresarial vem do termo americano "to comply" ou "estar em conformidade", ou seja, seguir alguma norma, instrução, lei ou até um tipo de pedido. Assim, o Compliance Empresarial significa seguir as regras internas e externas da organização.
A aplicação do compliance nas empresas tem o objetivo estabelecer um acordo de conformidade com diretrizes estabelecidas, sejam elas criadas pela constituição ou por suas normas internas.
Portanto, o compliance tem o objetivo de estabelecer as regras a serem seguidas pela empresa, com base nas diretrizes internas e externas, além de verificar se elas estão sendo cumpridas.
O Compliance Empresarial também faz análises de riscos para entender se a empresa está, de alguma forma, operando fora das normas que foram adotadas.
Compliance nas empresas: como funciona?
O Compliance Empresarial funciona é responsável por realizar o que se chama de “due diligence”, sempre que necessário. A "due diligence” é a investigação e avaliação dos riscos de ações implementadas na organização.
Além disso, ele assegura que as diretrizes internas da empresa sejam cumpridas. É preciso que o departamento esteja sempre em busca de fomentar as boas práticas de compliance para garantir o cumprimento das diretrizes.
No dia a dia, este departamento tem como tarefa o monitoramento dos normativos e realiza ações com base nelas para auxiliar o ambiente regulatório e de governança da empresa. Alguma delas são:
- conformidade com a legislação;
- implementação de canais de denúncia;
- confidencialidade de informações;
- transparência dos atos no processo administrativo;
- análise de riscos;
- investigações internas;
- treinamentos para colaboradores;
- aumento da segurança da informação;
- incentivos e medidas disciplinares;
Benefícios do Compliance Empresarial
O Compliance Empresarial é muito importante para as empresas que buscam reconhecimento no mercado por seu comprometimento e seriedade com a qualidade de todos os tipos de relações profissionais.
O processo, mesmo que seja quase que uma obrigação das empresas, foi criado para trazer melhoras que refletem no desenvolvimento das organizações. Confira a lista das vantagens do Compliance Empresarial:
- identificação dos riscos e prevenção de problemas;
- maior credibilidade para a empresa;
- maior vantagem competitiva no mercado;
- maior atração de investidores e investimentos íntegros;
- maior eficiência nos processos internos;
- melhoria na qualidade dos produtos ou serviços;
- aumento da governança empresarial;
- consolidação de uma cultura organizacional;
- aumento da sustentabilidade.
Compliance Empresarial: como aplicar?
O processo de aplicação do Compliance Empresarial pode ser lento e um pouco trabalhoso, mas é a melhor forma proteger a empresa, seus colaboradores e seus clientes.
Contudo, é preciso que a empresa tenha profissionais dedicados ao compliance. A depender do tamanho da empresa, essa responsabilidade pode exigir um time, uma pessoa ou até mesmo uma empresa especializada.
Abaixo, entenda como é possível aplicar o compliance nas empresas e garantir que seja feita a correta gestão das boas práticas no ambiente corporativo.
1. Tenha um Código de Ética
O primeiro passo é elaborar um Código de Ética que guiará as ações de todos na empresa para seguirem as regras propostas. Para que ele seja feito, é importante que a empresa já tenha estabelecido sua cultura, valores e modelo de governança.
Também é importante consultar as partes envolvidas para elaborar um Código de Ética. A participação de representantes da corporação de diversos setores é fundamental, já que auxilia na construção de engajamento necessários para que as regras adotadas sejam seguidas e respeitadas por todos.
2. Seja transparente e comunique as regras
A empresa deve deixar claro que as regras e diretrizes implementadas devem ser seguidas por todos, desde colaboradores iniciantes, estagiários e alto escalão.
Com as novas regras, é fundamental que existam canais de comunicação para denúncias de práticas indevidas de modo a proteger a integridade do colaborador com o anonimato, bem como facilitar a comunicação para encorajar o uso da ferramenta para denúncias de forma confortável.
3. Acompanhe o seu compliance
Depois da criação do Compliance Empresarial é importante manter uma equipe ou departamento de compliance dedicado ao seu cumprimento e à análise das práticas em desenvolvimento.
Para tanto, procure profissionais especializados em compliance, como advogados e o departamento pessoal responsáveis por conhecer a Lei e a cultura da empresa. Outra dica é buscar tecnologias empresariais que facilitem o processo de compliance nas empresas e evitem erros.
Entender e implementar o compliance é simples, embora seja trabalhoso. Por isso, conhecer parceiros que possam auxiliar neste processo pode ser fundamental, já que essa é uma área que lida com questões delicadas da empresa, como o cumprimento da Lei.
Gostou de conhecer mais sobre o Compliance Empresarial? Continue acompanhando nosso blog para ter mais informações importantes que podem contribuir para o seu conhecimento em finanças e gestão de empresas.