Conheça os encargos cobrados sobre as transações feitas com cartão

Ao fazer uma transação no cartão de crédito, existem alguns encargos atrelados a essa operação. Saiba mais sobre o tema!

Categoria: Cartões

Categoria: Cartões

Os cartões de crédito oferecem diversas opções de uso e alternativas de crédito e, para cada uma delas, há encargos distintos. Aqui, preparamos uma explicação que vai ajudar você a saber o que é cobrado em cada situação.

Confira a tabela com o resumo dos encargos e, mais abaixo, as informações sobre cada um deles:

 

Tarifa

Juros

IOF

Multa e Juros de Mora

  1. Compras no Brasil

Não

Não

Não

Não

  1. Compras no exterior

Não

Não

Sim

Não

  1. Retiradas em espécies (saques) no Brasil ou Exterior utilizando a função crédito

Sim

Sim

Sim

Não

  1. Pagamento de contas

Sim

Sim

Sim

Não

  1. Financiamentos da fatura

Não

Sim

Sim

Não

  1. Atraso no pagamento da fatura

Não

Sim

Sim

Sim

Antes de tudo, é importante entender o que é o IOF, uma sigla que vai aparecer em sua fatura sempre que contratar uma das opções de financiamento da fatura, realizar retiradas em espécie (saques) e compras no exterior ou retiradas em espécie (saques) no Brasil utilizando a função crédito. Trata-se do Imposto sobre Operações Financeiras, cobrado pelo Governo Federal, que incide sobre as operações de crédito, câmbio e seguros.

Para saber os valores dos demais encargos, consulte a tabela de tarifas e serviços, a sua fatura ou no Fone BV.

1. Compras no Brasil

As compras realizadas à vista ou parceladas não são tarifadas. A única tarifa que você paga pelo uso regular do cartão (compras no Brasil) é a anuidade.

2. Compras no exterior

A compra no exterior não é tarifada, mas há incidência de IOF. Independente do país que você estiver, suas compras serão convertidas em dólares e, depois, em reais. A cotação usada para chegar a este valor é a cotação do dólar PTAX do dia anterior + spread* de 4%. O valor da cotação do dólar pode ser consultado no Fone BV.

*O spread é a diferença entre a taxa de câmbio da operação e a do mercado interbancário, é uma forma da instituição cobrir os seus diversos custos nessas transações e auferir uma margem de lucro. A PTAX é uma taxa de câmbio utilizada como referência para a cotação do dólar, calculada pelo Banco Central do Brasil diariamente, com base na média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos brasileiros.

3. Retiradas (saques) no Brasil e no exterior

Quando você faz uma retirada em espécie (saque) na função crédito do seu cartão, é como se estivesse contratando um crédito do valor sacado. Portanto, incidem juros e IOF sobre o total financiado, calculados desde o dia da transação até o dia do pagamento, de acordo com a opção escolhida, à vista ou parcelado. Há, também, a cobrança de uma tarifa por retirada realizada. Para consultar a localização de terminais conveniados, ligue na Central de Atendimento do Cartão BV.

Os cartões internacionais também permitem a retirada em espécie (saque) fora do Brasil nas redes Visa ou Mastercard (conforme a bandeira do seu cartão), tanto na função débito quanto na função crédito. Neste caso, há a cobrança de uma tarifa diferenciada por retirada realizada.

Clique aqui para saber mais sobre os serviços tarifados do Cartão BV.

4. Pagamentos de contas

Quando você faz o pagamento de uma conta (água, luz, telefone, gás, tributos, boletos de cobrança, etc.) utilizando a função crédito do seu Cartão BV, é como se estivesse contratando um crédito no valor do pagamento.

O uso desse serviço é tarifado e também há a cobrança de juros e IOF proporcionais ao período entre a data do pagamento da conta e o pagamento da fatura do cartão.

5. Financiamentos da fatura (parcelamento)

O Cartão BV disponibiliza algumas opções para o financiamento da fatura, Clique aqui e confira como cada uma dessas opções funciona.

Assim como em qualquer operação de crédito, há cobrança de juros e IOF, que incidem sobre o valor financiado, proporcionalmente ao período do financiamento. As taxas de juros cobradas são informadas mensalmente na sua fatura, para que faça uma escolha consciente e adequada à sua necessidade. Não há cobrança de tarifas nessas operações.

6. Atraso no pagamento da fatura

Quando não há o pagamento da fatura ou o valor pago é inferior ao mínimo obrigatório, há cobrança dos seguintes encargos:

- Multa: 2% sobre o valor devido
- Juros de mora: 1% ao mês sobre o valor devido
- Juros do financiamento: calculado sobre o valor devido e proporcionalmente aos dias em que o pagamento ficou em atraso
- IOF

Além dos encargos cobrados, vale lembrar que atrasos ou falta de pagamento autorizam a instituição a inscrever o nome do cliente devedor nos órgãos de proteção ao crédito, bem como efetuar cobranças judiciais ou extrajudiciais, que acarretarão gastos extras, como por exemplo, honorários advocatícios.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.