Sistema SCR

Sistema SCR

O Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central (BACEN) é o sistema utilizado para registro e consulta de informações sobre a soma das operações de crédito e responsabilidades por garantias contraídas por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.

As instituições financeiras têm a obrigação de encaminhar ao BACEN o valor de quaisquer operações de crédito, em dia ou com atraso. Você, cliente, ao emitir a CCB (Cédula de Crédito Bancário) de seu financiamento ou empréstimo, formalizar seu contrato de arrendamento mercantil, ou, ao desbloquear o seu cartão de crédito, autoriza a BV a consultar e fornecer ao SCR informações sobre suas operações de crédito.

Utilidade
Utilizado pelas instituições financeiras, desde que com autorização específica de seus clientes, o SCR avalia a capacidade de pagamento dos consumidores e, desta forma, cobra taxas de juros menores nas operações que oferecem menor risco de crédito. O objetivo é proteger os recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras.

As informações contidas no SCR não possuem caráter restritivo, não se constituindo, portanto, em impeditivo para que o cliente pleiteie a concessão de novas operações junto às instituições financeiras.

Informações
Para ter acesso às eventuais informações pessoais, acesse o site do BACEN e, se quiser obter mais detalhes, busque uma das Centrais de Atendimento ao Público do BACEN, munido de documentos pessoais.

As pessoas físicas ou jurídicas com dados incluídos no SCR podem consultar informações sobre o montante de sua própria dívida junto às instituições financeiras nos últimos 13 meses discriminadas por credor. Pelo mesmo período, desde que tenham autorização específica, as instituições financeiras podem consultar as informações sem a discriminação de credores.

Apenas possuem acesso às informações o Banco Central, Instituições Financeiras e você mesmo.

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais