Vai viajar para fora do país? Veja como tirar o melhor proveito do seu cartão

Vai viajar para fora do país? Veja como tirar o melhor proveito do seu cartão

Texto:Renata Bortoleto / Revisão: Andy de Santis

Para aproveitar bem e com tranquilidade suas viagens ao exterior, seja de férias ou a trabalho, é preciso organização e planejamento. Isso inclui ter em mãos um cartão de crédito internacional e conhecer previamente os serviços oferecidos por ele. A BV oferece alguns cartões que podem ser utilizados fora do país, como o Cartão BV Internacional, Gold e Platinum.

O cartão é um meio de pagamento funcional e seguro que, mais do que viabilizar suas compras no exterior, oferece vantagens que facilitam sua rotina durante todo o período que estiver fora. Confira dicas para você tirar o melhor proveito do seu:

Antes de viajar, calcule o quanto poderá usar: um bom caminho para não “se perder” nas compras com o cartão enquanto estiver no exterior é estimar antes o valor que poderá gastar. Veja o que você deve saber para fazer esta conta:

- Independente do país que você estiver, suas compras serão convertidas em dólares e, depois, em reais. A cotação usada pela operadora para chegar a este valor é o dólar Ptax (taxa de câmbio calculada todos os dias pelo Banco Central) do dia do fechamento da sua fatura, não da data da compra

- Sobre cada compra feita no exterior, você irá pagar também a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro).

- Além de compras, você pode fazer saques em agências bancárias ou caixas eletrônicos no exterior. Estas operações também são tarifadas. 

Essas informações contribuem para sua organização antes, durante e depois da viagem. Isso porque, além de projetar um valor médio exclusivo para a viagem, você também conseguirá saber o quanto está usando do limite e, ainda, terá mais facilidade de conferir a fatura quando ela chegar.

Benefícios que tornam sua viagem ainda melhor:

Perda ou roubo do cartão: ao comunicar o ocorrido para a central do cartão, você recebe um novo plástico rapidamente, além de contar com uma quantia em dinheiro para emergências. Antes de viajar, anote o número do atendimento telefônico e leve com você num lugar de fácil acesso.

Antes de embarcar, você deve informar a central do cartão sobre sua viagem e destino. Assim, as compras não serão consideradas “sob suspeita”. Lembrando que essas centrais ficam à sua disposição para tudo o que você precisar referente ao uso do cartão, inclusive para localizar caixas eletrônicos e agências bancárias no mundo todo.

Lembre-se que, ao usar seu cartão, no Brasil ou no exterior, você também acumula pontos que podem ser trocados por milhas aéreas e outros produtos. 

Leia também:
Como aproveitar bem o programa de recompensas do seu cartão

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais