Use o crédito de forma consciente

Use o crédito de forma consciente

Atualmente existem diversas opções de linhas de crédito no mercado, as quais tem por objetivo facilitar sua vida e ajudar você a realizar sonhos. Cada linha tem características distintas, que as tornam específicas para cada momento de sua vida. Assim, é importante entender a diferença de cada linha de crédito e seu respectivo funcionamento, para que possa encontrar aquela que supra suas necessidades e ainda ajude a manter suas finanças em dia. Para ajudar você no seu processo de escolha, detalhamos um pouco mais sobre as finalidades e características de cada linha de crédito e, ainda, consideramos algumas dicas, que são cuidados que você deve ter antes de recorrer a cada linha de crédito. 

O crédito certo para cada situação

De modo geral, o crédito pode ser usado para atender 2 (duas) finalidades básicas. Confira cada descrição, exemplos de produtos e dicas para cada caso:

1 - Realizar - Quando a intenção é constituir patrimônio a longo prazo, por exemplo, adquirindo um imóvel ou empreendendo, o foco é a realização de sonhos. Os produtos mais indicados para esse objetivo são os financiamentos, que têm prazos mais longos e taxas mais acessíveis, pois o uso é definido na contratação e, em alguns casos, o bem financiado fica como garantia em caso de inadimplência. Confira nossas opções de crédito para realizar e veja algumas dicas para usá-las de forma consciente.

- Dicas importantes:

* Coloque na ponta do lápis todos os custos envolvidos.  Por exemplo: ao comprar um imóvel, adicione ao valor das parcelas os custos com mobília, IPTU, condomínio, seguro, etc.

* Aproveite rendas extras, como FGTS, 13º salário e outras poupanças para juntar o máximo do valor possível e oferecer uma boa entrada, este tipo de procedimento ajuda a amortizar (diminuir) o saldo devedor (valor a pagar).

* Considere cenários imprevisíveis, pois a característica destes créditos é o longo prazo, e determinadas mudanças podem impactar sua capacidade de pagamento, por exemplo:  problemas de saúde ou desemprego, assim, antes de contratar o financiamento com essas características, analise alternativas para se resguardar destas situações.

2 - Consumir – Se seu objetivo for adquirir produtos e serviços em razão de necessidades especificas, a curto prazo, as alternativas mais voltadas a essa finalidade são o crédito pessoal e cartões de crédito, por exemplo. Veja as nossas opções de crédito para consumo e confira algumas dicas para usá-las bem.

Dicas importantes:

* Em razão da grande oferta no mercado e simplicidade do processo de contratação, estas linhas de crédito são aquelas responsáveis por maior endividamento, por isso, assim como no crédito para realizar, seu uso deve ser cuidadoso e muito planejado.

* Verifique se é possível esperar para comprar o bem, planejando e guardando dinheiro para pagamento à vista. Caso não seja possível e precise de crédito, verifique seus gastos mensais, analise se a parcela do crédito cabe no seu bolso e em caso do uso do cartão de crédito, procure parcelar um item de cada vez, evitando o acúmulo de muitas prestações ao mesmo tempo.

* Defina metas e registre em um controle todas as compras e gastos realizados para se manter organizado e não se perder, com prazos e valores.

* Se as compras no cartão ultrapassarem sua capacidade de pagamento, avalie a opção “parcelamento de fatura”. Os juros cobrados são menores do que o crédito rotativo e não há incidência de multas, mas não se esqueça de se atentar para as regras do parcelamento de fatura.

* Antes de tomar crédito para cobrir uma dívida (ou seja, cobrir uma dívida antiga com uma nova), negocie com o credor um desconto no saldo devedor e, só então, caso realmente seja necessário, busque uma alternativa de crédito que corresponda ao valor negociado. Ainda, compare os juros da dívida atual com os do crédito que pretende contratar para cobrir a dívida antiga, assim você garante que está trocando uma dívida mais cara por outra mais barata.

* Na hora de definir o prazo de pagamento e o valor da parcela, calcule suas despesas básicas como, por exemplo: habitação; alimentação; saúde; transporte, e veja quanto de sua renda está comprometida com gastos básicos de seu dia a dia. Considere apenas parte do valor restante de sua renda para pagar a nova prestação, assim, você evita imprevistos e resguarda sua capacidade de pagamento.

*Caso esteja com nome cadastrado em órgãos de proteção ao crédito, quando quitar a dívida anterior, não esqueça de fazer a comunicação ao referido órgão. Este procedimento é importante para atualização de seu cadastro.

Em qualquer situação, seja para realizar sonhos ou consumir, antes de tomar crédito vale responder a 10 perguntas:

  1. Esse crédito irá me ajudar a concretizar qual projeto de vida?
  2. Minha família está ciente e de acordo com essa decisão?
  3. Eu preciso agora ou posso esperar para me organizar um pouco mais?
  4. Consigo juntar dinheiro para comprar à vista?
  5. Esta é a melhor opção de crédito para este objetivo?
  6. Quanto pagarei a mais ao final do período?
  7. Quanto da minha renda mensal será comprometida no pagamento?
  8. Por quanto tempo terei que honrar esse compromisso?
  9. Se eu não conseguir honrar com esse compromisso, quem será impactado?
  10. Se ocorrer algum imprevisto ao longo desse prazo de pagamento, que alternativas eu tenho para seguir pagando em dia?

Com reflexão, análises dos produtos, planejamento e diálogo familiar, o crédito será sempre um aliado para seus sonhos e suas conquistas.

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais