7 diferentes maneiras de pagar a fatura do seu cartão de crédito

7 diferentes maneiras de pagar a fatura do seu cartão de crédito

Texto:Mariana Menezes / Revisão: Andy de Santis

O cartão é um meio de pagamento muito prático e seguro, aceito em milhões de estabelecimentos e caixas eletrônicos em todo Brasil e no mundo. Com ele, você pode concentrar seus pagamentos em uma única fatura mensal, que poderá ser paga de sete diferentes formas.

Abaixo, você encontra uma tabela que explica como cada uma dessas opções funciona. Mas, antes, é importante saber que, sempre que você paga a fatura em um valor abaixo do total (respeitando o menor valor de pagamento disponível na fatura), estará utilizando uma das opções de financiamento que o cartão disponibiliza, havendo a cobrança dos encargos.

Esses encargos incidem sobre o valor devido e são calculados de acordo com a duração do empréstimo. Na sua fatura você encontra o valor cobrado em cada opção, para que faça a escolha mais adequada à sua necessidade.

Em caso de atraso, há também a cobrança de encargos moratórios, compostos por multa e juros de mora. Além disso, pode ser feito o bloqueio do cartão do titular e de seus adicionais. Os órgãos de proteção ao crédito poderão ser comunicados e se houver necessidade de cobrança judicial, você também pode ficar responsável pelas despesas advocatícias.

Por isso, a recomendação é não perder o controle das contas do seu cartão. E se isso acontecer, evite o atraso no pagamento escolhendo uma das sete opções que disponibilizamos. Confira:

Pagamento Total
Como Funciona: Nesta opção você paga o valor total da fatura, dentro do vencimento. Para facilitar a sua vida e evitar esquecimentos, uma boa opção é colocar a conta em débito automático.

Atenção: Para pagar o seu cartão sempre em dia, mantenha as contas sob controle, anotando cada gasto. Assim, você acompanha as despesas diariamente e não se surpreende ao receber a fatura mensal.

Vencimento Alternativo
Como Funciona: O vencimento alternativo é uma opção para quem esqueceu de pagar a fatura ou precisa de mais alguns dias para quitá-la.
Neste caso, você ganha um fôlego de alguns dias para pagar o valor total, com o acréscimo dos encargos do financiamento pelos dias utilizados.
Em sua Fatura você já encontra a data de vencimento alternativa e o valor do financiamento. Os encargos serão calculados em cima do valor total e a cobrança do IOF é feita no mês seguinte.

Atenção: Usando o vencimento alternativo não há cobrança de tarifas, nem multa e encargos moratórios. O cartão do titular e de seus adicionais permanecem liberados para novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado.

Pagamento Mínimo 

Como Funciona: Ao optar pelo pagamento mínimo, você financia o restante do valor das suas compras. Por se tratar de um financiamento, haverá cobrança de encargos pelos dias utilizados. O valor do pagamento mínimo, indicado na fatura, será composto pela soma dos seguintes valores:

- 15% das compras e despesas lançadas na fatura vigente;
-100% do saldo devedor da fatura anterior e respectivos encargos do período (se houver);
- prestações de parcelamentos de faturas anteriores ou do saldo total (se contratados).

Atenção:  Fazendo o pagamento mínimo até a data de vencimento não há cobrança de tarifas, nem multa e encargos moratórios, mas o saldo devedor será financiado na modalidade de crédito rotativo. Os Cartões BV oferecem o Crédito Rotativo apenas por 30 (trinta) dias, ou seja, até o vencimento da fatura subsequente. O cartão do titular e de seus adicionais permanecem liberados para novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado.

Pagamento Parcial
Como Funciona: Quando você não tem o valor suficiente para pagar o total da fatura, pode fazer um pagamento parcial. Neste caso, você tem duas opções: 

- pagar um valor entre o pagamento mínimo e o pagamento total. Assim, você optará pelo Crédito Rotativo. 

- pagar um valor entre o pagamento mínimo e o menor valor de parcela ofertado na sua fatura. Assim, você optará pelo parcelamento Compulsório, no qual o valor pago será considerado como entrada e o saldo remanescente será financiado pelo maior prazo de parcelamento disponível na sua fatura.

As opções de pagamento acima, não devem coincidir com um dos planos de parcelamento disponíveis em sua fatura.
Ao fazer o pagamento parcial, você financia o restante do valor, havendo cobrança dos encargos do financiamento pelos dias utilizados.

Atenção: Fazendo o pagamento parcial até a data de vencimento não há cobrança de tarifas, nem multa e encargos moratórios. O cartão do titular e de seus adicionais permanecem liberados para novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado.
A recomendação é controlar os gastos e quitar o valor financiado o mais rápido possível, evitando o acúmulo de despesas.

Pagamento Antecipado
Como Funciona: É possível amortizar valores a qualquer momento, mesmo antes do fechamento da fatura. Esta é uma forma de:

- liberar o seu limite de crédito para novas compras. Por exemplo: o seu limite é de R$2.000,00 e R$1.000,00 estão comprometidos em compras da próxima fatura. Você pode antecipar o pagamento desse valor, liberando o limite para novas compras, a partir da data do fechamento da fatura seguinte.  

- quitar saques e financiamentos antecipadamente. Basta entrar em contato e informar que deseja antecipar. Assim, você pagará apenas os encargos proporcionais aos dias decorridos.

Atenção: O prazo para que o pagamento conste no sistema é de aproximadamente 02 dias úteis.
No caso de pagamento antecipado de financiamentos já contratados anteriormente, haverá o desconto proporcional dos juros.

Parcelamento de fatura
Como Funciona: Se você precisa se organizar para pagar a fatura do mês, pode optar por um dos planos de parcelamento disponíveis na sua fatura, que já consideram os encargos de financiamento.

Para contratar, basta fazer o pagamento no valor exato de um dos planos sugeridos. Se preferir, pode simular outras opções de parcelamento no Atendimento BV.

O IOF as demais parcelas serão cobrados automaticamente nas faturas subsequentes.

Atenção: Nesta modalidade, os juros são menores do que o do crédito rotativo e não há cobrança de tarifas, nem multa e encargos moratórios,  se contratado até a data de vencimento. O cartão do titular e de seus adicionais permanecem liberados para novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado.

O Cartão BV não permite o financiamento de valores que já tenham sigo objeto de parcelamentos anteriores.

Parcelamento do saldo total
Como Funciona: Esta é uma opção para quem precisa reorganizar suas finanças. Essa modalidade soma o valor total da fatura do mês, às compras parceladas e financiamentos a vencer e o montante é parcelado.

Na sua fatura você encontra o valor das parcelas, já com os encargos de financiamento incluídos. Para contratar, basta escolher um dos planos de parcelamento oferecidos e fazer o pagamento no valor exato, até o dia do vencimento. Se preferir, pode simular outras opções de parcelamento no Atendimento BV.

O IOF e as demais parcelas serão cobrados automaticamente nas faturas subsequentes.

Atenção: Nesta modalidade, os juros são menores do que o do crédito rotativo e não há cobrança de tarifas, nem multa e encargos moratórios se contratado até a data de vencimento. O cartão do titular e de seus adicionais permanecem liberados para novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado.

Caso não realizar o pagamento da Fatura ou pagá-la em valor inferior ao Menor Valor de Pagamento (é o menor valor de pagamento disponível na Fatura, podendo ser o Pagamento Mínimo ou o menor valor de parcela entre as opções de Parcelamento), o Titular se tornará inadimplente com as suas obrigações, incidindo sobre o saldo devedor os Encargos de Financiamento. 

Leia também:
Confira as mudanças no Crédito Rotativo, as novas taxas de seu cartão e as principais alterações contratuais

 

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais