Planeje-se antes de contratar e proteja sua conquista tão valiosa

Planeje-se antes de contratar e proteja sua conquista tão valiosa

Texto:Andy de Santis / Revisão: Inez de Oliveira

Você não precisa se desfazer ou trocar seu carro por outro mais barato para ter dinheiro em mãos para realizar planos, quitar compromissos ou organizar sua vida financeira. Uma alternativa é o Crédito com Veículo em Garantia, uma linha de crédito em que você oferece seu automóvel quitado como garantia. Essa modalidade oferece limites maiores, taxas de juros menores e prazos de pagamento mais longos do que os ofertados por outros tipos de crédito pessoal. Veja porquê:

- Limites maiores: Em outras formas de crédito, a análise que precede a contratação é feita principalmente com base na sua renda. Se você precisa de uma quantia maior e a renda não é suficiente, o crédito com veículo em garantia pode ser a solução, pois o cálculo do limite se baseia em um percentual que pode chegar a até 70% do valor do veículo. Assim fica fácil saber quanto dinheiro você pode conseguir emprestado.

- Taxas de juros menores: Ao contratar esse produto, você oferece seu veículo quitado como garantia para a instituição financeira, o que permite oferecer uma taxa de juros menor que outras opções de crédito pessoal.

Prazos de pagamento mais longos: Como o veículo é um bem durável, ele funciona como garantia por bastante tempo. Por essa razão, o prazo concedido a você para quitar o crédito também será maior do que outras modalidades sem garantia. Você pode contar com até 5 anos para veículos leves, 10 anos para ônibus e 20 anos para caminhões.

Por ter condições tão atrativas, esse produto permite que você obtenha dinheiro sem a necessidade de vender seu veículo. Mas para garantir que ele continue fazendo parte de seu patrimônio, é preciso manter as parcelas em dia. Por isso, é fundamental planejar muito bem essa contratação. Veja algumas dicas:

- Avalie sua necessidade: Pense cuidadosamente sobre a finalidade e o uso desse dinheiro. Reflita se o recurso será direcionado para um objetivo que justifique a utilização de seu veículo como garantia, pois o não pagamento pode ocasionar a perda do veículo.

- Coloque as contas no papel: Procure saber quanto gasta por mês para sustentar seu padrão de vida e de sua família. Analise se a despesa adicional das parcelas caberá confortavelmente em seu bolso. Lembre-se de que o prazo de pagamento é mais longo e isso significa ter que cumprir esse compromisso por mais tempo.

- Prepare-se para imprevistos: Quanto maior o prazo de um compromisso mensal, mais você deve levar em conta que, durante o contrato, podem surgir situações inesperadas, como desemprego, problemas de saúde, etc. Considere alternativas para lidar com esses cenários, e não ser pego de surpresa. Mapeie gastos que podem ser cortados ou reduzidos e alternativas de trabalhos extras que você possa fazer para ter uma reserva financeira, por exemplo.

- Um plano de cada vez: Evite acumular vários créditos ao mesmo tempo. Enquanto estiver com esse compromisso, concentre-se nele. Procure priorizar seus planos para não sobrepor um número muito grande de parcelas no mês.

- Use o cartão e o cheque especial com moderação: Essas duas linhas de crédito são muito fáceis e práticas para utilizar, o que aumenta as chances de decisões impulsivas. Fique atento aos limites, faturas e dias utilizados para não perder o controle e acabar deixando de pagar a parcela de seu crédito com veículo em garantia.

Leia também:
Como garantir que as parcelas do crédito caibam no seu bolso

 

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais