Perguntas para você refletir antes de contratar o crédito com imóvel em garantia

Perguntas para você refletir antes de contratar o crédito com imóvel em garantia

Texto:Andy de Santis / Revisão: Inez de Oliveira

Para quem busca capital de giro para seu negócio, investir em educação, quitar dívidas, entre outros desejos, o crédito com imóvel em garantia pode ser uma alternativa interessante. Isso porque o produto possibilita obter um crédito com taxas mais baixas comparadas a outros produtos de crédito pessoal, com maior prazo para o pagamento.

Antes de contratar, avalie se o produto é o mais adequado para você. Algumas perguntas podem ajudar você nessa decisão:

Por que a taxa é mais baixa e o prazo mais longo do que outros créditos?

Ao contratar esse produto você oferece seu imóvel quitado como garantia, o que permite à instituição financeira oferecer uma taxa de juros menor que outras opções de crédito pessoal. Possibilita, ainda, ofertar valores mais elevados, que vão de R$ 40 mil até R$ 1 milhão, limitado a até 60% do valor avaliado do imóvel e prazo para pagamento mais longo.

Em que situações esse crédito pode me ajudar?

Se você tem um negócio próprio e necessita de capital de giro, ou seja, de recursos para realizar operações cotidianas ou investimentos na expansão da empresa.

Se você pretende reformar o imóvel dado em garantia ou, ainda, adquirir um segundo imóvel.

Se você deseja investir na sua formação, de seu cônjuge ou filhos, essa também é uma alternativa interessante, pois investimentos em educação geralmente retornam em aumento de renda para sua família, ampliando seu patrimônio.

Se você está inadimplente, pagando juros muito altos, e está considerando a possibilidade de vender seu imóvel para quitá-la, esta pode ser uma boa saída para saldar seu compromisso e continuar com seu imóvel.

Esses são algumas opções do que pode ser feito, mas você decide como deseja utilizar o dinheiro, já que o Crédito com Imóvel em Garantia não exige que você determine a finalidade do recurso.

Quanto tempo estou disposto a esperar para ter o dinheiro na conta?

A análise desse tipo de crédito é um pouco mais detalhada do que outras modalidades. É necessário avaliar o cadastro da pessoa e do bem que será oferecido como garantia, por isso, todo o procedimento leva aproximadamente 30 dias. Veja aqui todas as etapas de contratação. Se você não puder esperar por esse período para obter o dinheiro, avalie outras alternativas de crédito oferecidos pela BV.

Como planejo pagar as parcelas?

Como toda decisão financeira, antes de contratar o crédito com imóvel em garantia, é fundamental realizar seu planejamento financeiro, colocar suas receitas e despesas no papel ou em uma planilha e analisar sua capacidade de pagamento durante todo o período. Leve em conta que podem surgir imprevistos ao longo do prazo desse contrato. Por isso, converse com sua família e avalie alternativas para essas situações, optando por um valor de parcela que não comprometa sua qualidade de vida.

O que acontece se eu atrasar ou deixar de pagar as parcelas?

Como qualquer operação de crédito, atrasos acarretam a cobrança de juros e multas, além da inscrição em órgãos restritivos, como SERASA e SCPC.

Nesse caso específico em que seu imóvel é a garantia, atrasos podem fazer com que o bem seja levado a leilão. Mais uma razão para se organizar e não esquecer nenhuma parcela.

Depois de refletir sobre essas e outras questões, você terá mais segurança para contratar o produto e usá-lo a seu favor. 

Leia também:
Qual a diferença entre crédito e financiamento e quando recorrer a um ou outro?

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais