Dicas de segurança para evitar cair em golpes

Dicas de segurança para evitar cair em golpes

Verifique o remetente do e-mail: quando receber um e-mail solicitando a realização de alguma ação, compare o endereço do e-mail com o autor da mensagem. Por exemplo: se seu banco está enviando um e-mail pedindo para você clicar em um link, o endereço do remetente deve ser o nome do seu banco. Em caso de dúvida, apague a mensagem imediatamente. Torne isso um comportamento padrão.

Analise se mensagem dirige a você: Cheque se o e-mail foi enviado diretamente pra você. Não confie se o destinatário for genérico. Se o e-mail se direciona a você de forma vaga, como “prezado cliente”, fique atento!

Passe o mouse sobre o link: Uma das artimanhas adotadas por criminosos virtuais é dizer que o link vai para um lugar, mas direcionar o internauta para outro muito diferente. Leia o texto que aponta para o site e passe o mouse sobre ele, sem clicar – na parte inferior do navegador, você verá se a página para onde será direcionado é a que está descrita. Se tiver alguma dúvida, não clique. Não clique em links nem baixe arquivos de fontes que você não conhece.

Verifique se o site é seguro: Confira se ao lado do endereço, na barra do browser, aparece um cadeado. A figura indica que a página é certificada e que os dados são criptografados. O endereço eletrônico, deve também aparecer "https://", em vez de "http://".

Nunca envie seus dados pessoais por e-mail: Bancos e outras empresas nunca vão pedir que você envie dados pessoais como CPF, endereço ou dados de login por e-mail.

Cuidado com seus dados pessoais: Não digite seus dados pessoais em formulários enviados por fontes suspeitas.

Desconfie de e-mails que pedem uma ação urgente: quando estamos ansiosos cometemos mais erros. Dedique atenção redobrada com e-mails que prometem prêmios ou cobram medidas urgentes, como o envio de dados para renovação de cadastro.

Verifique se há erros gramaticais: É muito normal mensagens fraudulentas terem erros ortográficos ou gramaticais.

Verificar se o e-mail possui anexos não solicitados : Os anexos não informados podem conter vírus ou códigos maliciosos. Por isso, não clique em nenhum anexo que você não estava esperando.

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais