Crédito rotativo e compulsório: Entenda o que são e como funcionam

Crédito rotativo e compulsório: Entenda o que são e como funcionam

TODOS OS DETALHES SOBRE O ASSUNTO:

O que é crédito rotativo?
Quando você paga somente uma parte de sua fatura (pagamento inferior ao valor total, mas superior ou igual ao pagamento mínimo exigido), o saldo devedor é deixado para o mês seguinte e ele se torna um empréstimo pessoal de curto prazo, chamado de crédito rotativo. Sobre este saldo devedor incidem os encargos de financiamento apresentados em sua fatura.



Como funciona?
O crédito rotativo pode ser utilizado até o vencimento da sua próxima fatura. Ou seja, se você usa-lo, o saldo devedor mais encargos irão compor integralmente o Pagamento Mínimo da sua próxima fatura. Caso não consiga realizar o pagamento total ou parcial da fatura, automaticamente você encontrará opções de parcelamento do saldo devido da fatura com taxas especiais para organizar suas finanças.



Porque parcelar vale a pena? Confira.

  • As taxas do parcelamento são menores que as do crédito rotativo.

  • Possibilidade de parcelar em até 12x o valor da dívida. (sujeito a avaliação de crédito).

  • Pagando até o vencimento de sua fatura o valor correspondente a uma parcela do plano escolhido (parcelas apresentadas em sua fatura) automaticamente o plano estará contratado e as demais parcelas serão lançadas em suas próximas faturas.



Como fica na minha fatura?
Se você tem preferência por utilizar o crédito rotativo, lembre-se que o saldo devedor mais encargos irão compor integralmente o pagamento mínimo da sua próxima fatura, conforme exemplo abaixo:

Caso precise pagar um valor menor do total da fatura, recomendamos que avalie uma das opções de parcelamento disponíveis em sua fatura que são: Parcelamento da Fatura do mês ou Parcelamento do Saldo total do cartão, as taxas oferecidas nessas opções de parcelamento são sempre melhores do que as taxas do crédito rotativo.



O que é parcelamento compulsório da fatura?
Se você realizar um pagamento que esteja entre o valor da menor parcela ofertada em sua fatura e o pagamento mínimo, e tal pagamento não for coincidente com um dos planos de parcelamento disponíveis, você estará contratando o parcelamento compulsório. Neste caso, o valor pago será utilizado como entrada do plano de parcelamento. O saldo devedor e encargos serão financiados em um maior prazo, ou seja maior quantidade de parcelas disponível para você naquele mês.

ATENÇÃO: O não pagamento da fatura até o seu vencimento ou pagamento até o vencimento, mas em valor inferior ao da menor parcela dos planos apresentados em fatura, será considerado inadimplemento e estará sujeito aos encargos previstos no Contrato de Cartão de Crédito. Acesse aqui o contrato.



Como faço para simular outro plano de parcelamento da fatura?
Além dos diversos planos apresentados em sua fatura, você também pode usar o Internet Banking para simular outros planos.

Lembre-se: para contratar um parcelamento de fatura, você precisa efetuar um único pagamento no valor exato da parcela escolhida, até a data de vencimento de sua fatura.



Como quitar total ou parcialmente um plano de parcelamento de fatura contratado?
Neste caso, entre em contato com o Fone BV: 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades). Fale com um de nossos operadores, e peça para antecipar o plano de parcelamento ou a quitação integral do saldo devedor.

IMPORTANTE: Em caso de liquidação antecipada de saldo (total ou parcial), você somente irá pagar os encargos incorridos até a data de pagamento, de forma proporcional à opção escolhida (quitação total ou aceleração do plano de parcelamento).



Como fica o limite de crédito do meu cartão?
Como já acontece atualmente, tanto o saldo principal quanto os encargos consomem o seu limite de crédito. Na modalidade de crédito rotativo ou parcelamento de fatura, a recomposição do limite se dá naturalmente conforme pagamentos efetuados.



Não paguei minha fatura até o vencimento ou paguei valor inferior a menor parcela apresentada nos planos de parcelamento de fatura. O que acontecerá?
Neste caso, você estará inadimplente e sujeito às penalidades previstas em contrato. Sobre o saldo devedor incidirão juros moratórios e encargos de financiamento, os quais serão cobrados na fatura seguinte.

ATENÇÃO: Caso isso aconteça, regularize sua situação entrando em contrato com o Fone BV 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades).



Lembre-se: é sempre melhor efetuar o pagamento integral de sua fatura e não acumular dívidas :)



Para acessar a resolução do BACEN nº 4549/17, clique aqui.


Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais