Conheça os encargos cobrados sobre as transações feitas com cartão

Conheça os encargos cobrados sobre as transações feitas com cartão

Texto:Mariana Menezes / Revisão: Andy de Santis

Os cartões de crédito oferecem diversas opções de uso e alternativas de crédito e, para cada uma delas, há encargos distintos. Aqui, preparamos uma explicação que vai ajudar você a saber o que é cobrado em cada situação.

Confira a tabela com o resumo dos encargos e, mais abaixo, as informações sobre cada um deles:

 

Tarifa

Juros

IOF

Multa e Juros de Mora

  1. Compras no Brasil

Não

Não

Não

Não

  1. Compras no exterior

Não

Não

Sim

Não

  1. Saques no Brasil ou exterior utilizando a função crédito

Sim

Sim

Sim

Não

  1. Pagamento de contas

Sim

Sim

Sim

Não

  1. Financiamentos da fatura

Não

Sim

Sim

Não

  1. Atraso no pagamento da fatura

Não

Sim

Sim

Sim

Antes de tudo, é importante entender o que é o IOF, uma sigla que vai aparecer em sua fatura sempre que contratar uma das opções de financiamento da fatura, realizar saques e compras no exterior ou saques no Brasil utilizando a função crédito. Trata-se do Imposto sobre Operações Financeiras, cobrado pelo Governo Federal, que incide sobre as operações de crédito e câmbio.

Para saber os valores dos demais encargos, consulte a sua fatura ou o Fone BV.

1. Compras no Brasil

As compras realizadas à vista ou parceladas não são tarifadas. A única taxa que você paga pelo uso regular do cartão é a anuidade.

2. Compras no exterior

A compra no exterior não é tarifada, mas há incidência de IOF. Toda compra internacional tem seu valor convertido em dólar, (caso tenha sido realizada em outra moeda). Na data do fechamento da fatura é feita a conversão para moeda "Real", e a variação cambial até o dia do vencimento será cobrada no mês seguinte. O valor da cotação do dólar pode ser consultado no Fone BV.

3. Saques no Brasil e no exterior

Quando você faz um saque na função crédito do seu cartão, é como se estivesse contratando um crédito do valor sacado. Portanto, incidem juros e IOF sobre o total financiado, calculados desde o dia da transação até o dia do pagamento, de acordo com a opção escolhida, à vista ou parcelado. Há, também, a cobrança de uma tarifa por saque realizado.

Os cartões internacionais também permitem o saque nas redes Visa ou Mastercard (conforme a bandeira do seu cartão), tanto na função débito quando na função crédito. Neste caso, há a cobrança de uma tarifa diferenciada por saque realizado.

4. Pagamentos de contas

Quando você faz o pagamento de uma conta (água, luz, telefone, gás, tributos, boletos de cobrança, etc.) utilizando a função crédito do seu Cartão BV, é como se estivesse contratando um crédito no valor do pagamento.

O uso desse serviço é tarifado e também há a cobrança de juros e IOF proporcionais ao período entre a data do pagamento da conta e o pagamento da fatura do cartão.

5. Financiamentos da fatura

Os cartões de crédito da BV disponibilizam cinco opções de financiamento da fatura. São elas:

- Vencimento alternativo
- Pagamento mínimo
- Pagamento parcial
- Parcelamento da fatura
- Parcelamento do saldo total


Clique aqui e confira como cada uma dessas opções funciona

Assim como em qualquer opção de crédito, há cobrança de juros e IOF, que incidem sobre o valor financiado, proporcionalmente ao período do financiamento. As taxas de juros cobradas são informadas mensalmente na sua fatura, para que faça uma escolha consciente e adequada à sua necessidade. Não há cobrança de tarifas nessas operações.

6. Atraso no pagamento da fatura

Quando não há o pagamento da fatura ou o valor pago é inferior ao mínimo obrigatório, há cobrança dos seguintes encargos:

- Multa: 2% sobre o valor devido
- Juros de mora: 1% ao mês sobre o valor devido
- Juros do financiamento: calculado sobre o valor devido e proporcionalmente aos dias em que o pagamento ficou em atraso
- IOF

Além dos encargos cobrados, vale lembrar que atrasos ou falta de pagamento autorizam a instituição a enviar o nome do cliente devedor aos órgãos de proteção ao crédito, bem como efetuar cobranças judiciais ou extrajudiciais, que acarretarão gastos extras, como por exemplo, custos advocatícios. 

Leia também:
7 coisas que você tem que saber para não perder o controle com o cartão de crédito

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais