10 dicas para usar o consignado a seu favor

10 dicas para usar o consignado a seu favor

Texto:Inez de Oliveira / Revisão: Andy de Santis

Com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício no INSS, o crédito consignado possui uma das menores taxas de juros quando comparado a outros produtos de crédito pessoal, além de prazos maiores de pagamento.

São três linhas, cada uma para um perfil: o Consignado Público BV, para servidores e pensionistas de órgãos estaduais e federais; o Consignado INSS BV, para aposentados e pensionistas do INSS e o Consignado Privado BV, para funcionários com carteira assinada de empresas privadas que possuem convênio com a BV.

Por ter uma taxa menor e fácil acesso, este tipo de crédito pode ajudar você a organizar sua vida financeira, resolver problemas emergenciais e facilitar a realização de projetos. Mas, para isso, é preciso conhecer seu funcionamento e as situações em que ele pode ser seu aliado. Confira as dicas para usar o consignado a seu favor:

1. Quite dívidas mais caras: Se você está usando o limite do cheque especial ou o financiamento do cartão de crédito há um certo tempo, sem conseguir pôr em dia, é vantajoso contratar o consignado para saldar essas dívidas. Ao fazer isso, você reduz os gastos com o pagamento de juros.

2. Solucione problemas rapidamente: Surgiu um vazamento de água em casa ou precisa fazer uma viagem de última hora/ de emergência? Por ser de fácil contratação, essa linha ajusta-se bem a essas e outras situações emergenciais. O crédito é liberado em sua conta até 3 dias após a aprovação do INSS, empresa ou órgão que você trabalha.

3. Ganhe mais tempo para pagar: O consignado é uma boa opção se você pretende começar um pequeno negócio – fazer bolos para vender, por exemplo –, ou fazer uma pequena reforma em um imóvel, pois possibilita um prazo mais longo de pagamento. Ele pode ser de até 58 meses para servidores públicos (podendo chegar a 96 meses no convênio do SIAPE), até 72 meses para aposentados e pensionistas e até 48 meses para funcionários de empresas privadas, dependendo do acordo firmado entre a BV e a empresa.

4. Tire o nome da lista de inadimplentes: Em caso de perda de controle ou de acúmulo de dívida por esquecimento, o consignado pode ser uma alternativa para negociar o pagamento dos valores em atraso com os credores e regularizar sua situação cadastral.

5. Avalie se o crédito cabe no seu bolso: Antes de contratar, faça as contas para ver se o dinheiro que será descontado todo mês do seu rendimento não irá comprometer o pagamento de outros compromissos financeiros que você possui.

6. Inclua em sua lista de pagamentos: Quando contratar, não esqueça de incluir as parcelas do crédito em sua lista de gastos mensais, que pode estar em uma planilha da internet, calendário, agenda ou aplicativo para celular, a exemplo do Guia Bolso. Fazer esse controle é importante para que você tenha uma boa visualização de todas as suas despesas e receitas, facilitando a gestão do orçamento.

7. Some todos os seus créditos: O valor do consignado está limitado a até 30% do salário ou beneficio líquido que você recebe mensalmente. Se você possui outros créditos, financiamentos ou dívidas, faça as contas e fique atento para que o total devido não fique acima dos 30%.

8. Considere imprevistos: Como você pode pagar o consignado por um prazo maior, considere que durante esse período podem ocorrer imprevistos. Caso eles aconteçam, você tem alguma reserva, um bem que possa vender ou alguém a quem possa recorrer para não entrar em dívidas?

9. Evite usar para compras do dia a dia: Se você precisa recorrer com frequência ao consignado para pagar contas e gastos cotidianos, pode ser um sinal de que as suas finanças estão caminhando para o descontrole. Busque alternativas para equilibrar os ganhos e gastos, reservando o consignado para as situações listadas nos itens 1 a 4 acima. 

10. Evite contratar para terceiros: É comum as pessoas receberem pedidos de familiares e amigos para contratar o crédito em seu nome. Não entre nessa.

Leia também:
6 razões para não contratar o consignado em nome de terceiros 

 

 

 

 

Atendimento BV

A BV não exige ou solicita de seus clientes nenhum tipo de depósito antecipado, principalmente em conta de terceiros, para aprovação de empréstimos. Saiba mais