Organização financeira para aniversário de casamento: confira 7 dicas!

Saiba que é possível celebrar esse marco tão importante, sem perder o sono por conta das despesas

Categoria: Orientação Financeira

Fazer uma festa de aniversário de casamento inesquecível é o sonho de muitos casais. No entanto, não são poucos os que têm medo de organizar uma comemoração incrível por medo de extrapolar os gastos.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível fazer uma festa perfeita sem perder o sono por conta das despesas. Para isso, é preciso investir em planejamento e controlar os gastos já na etapa de preparação das bodas para garantir que o evento seja adequado à sua renda.

Entre as dicas para organizar uma festa de aniversário de casamento sem prejudicar as finanças estão saber a sua real situação financeira e colocar um teto de gastos antes de iniciar a preparação. Assim, o casal não terá surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas.

Pesquisar preços e usar a criatividade a favor também são ações que ajudam na organização de um evento impecável sem causar um estrago em suas finanças pessoais. Saiba, agora, como organizar a festa de aniversário de casamento perfeita!

Por que fazer uma festa de aniversário de casamento?

Reunir os amigos e celebrar o amor nunca é demais. Por isso, uma festa de aniversário de casamento está nos planos de muitos casais. A ocasião é uma forma de comemorar os anos que passaram juntos e, em alguns casos, a oportunidade de renovar os votos que fizeram na cerimônia de casamento.

Entre as celebrações mais comuns está a de bodas de prata, que é quando o casal comemora 25 anos de casamento. Mas nada impede, também, a comemoração de outras datas, como bodas de porcelana (20 anos) e bodas de ouro (50 anos). O importante é que esses marcos proporcionem boas lembranças à família.

Por que fazer um planejamento antecipado?

Tudo que conseguimos organizar com antecedência nos leva a mais tranquilidade no momento de executar nossos planos. Com a organização da festa de aniversário de casamento, não poderia ser diferente.

Você pode sonhar com um evento envolvendo toda a família e os amigos ou, até mesmo, com uma viagem para celebrar o amor vivido até esse momento. Mas sem um bom planejamento, será mais difícil controlar os gastos e garantir que tudo saia do jeito que desejou.

Ao organizar tudo com antecedência, certamente, você poderá agendar a data que deseja, no local que escolher e com preços e condições de pagamento mais interessantes, pois não haverá pressa para negociar. Além disso, terá uma noção mais completa sobre o valor das despesas e, com isso, poderá se programar para economizar.

Você pode começar a pensar nisso pelo menos um ano antes da data da festa. Não se esqueça dos detalhes que vão fazer toda a diferença para uma comemoração inesquecível:

  • data e local da festa, já pensando se será ao ar livre, durante o dia ou à noite;
  • cardápio do evento, incluindo os tipos de bebidas que serão servidas, sobremesas e doces;
  • decoração, pensando se usará flores e outros adereços nas mesas e em todo o ambiente;
  • bolo de aniversário de casamento, que pode até ser semelhante ao que foi servido na cerimônia, entre outros.

Como organizar as bodas?

Assim como em um casamento, fazer um planejamento detalhado das bodas é a chave para organizar um evento incrível sem extrapolar os gastos. Quanto antes você começar a planejar a comemoração, mais tempo terá para buscar o lugar perfeito, por um preço que pode pagar, negociar com fornecedores e gastar menos, por reservar tudo com bastante antecedência.

Veja algumas dicas para organizar a festa de aniversário de casamento!

Defina um teto de gastos

O primeiro passo para planejar uma festa de aniversário de casamento sem gastar mais do que pode é definir um teto para os gastos com o evento. Liste tudo o que precisará providenciar, como local, decoração, bufê, som etc., e quanto pode destinar a cada categoria.

O ideal é fazer esse planejamento após uma análise cuidadosa das finanças para se certificar de qual é o valor disponível para a festa. Caso o orçamento esteja apertado, procure soluções para tornar o evento possível. Muitos casais não bancam a comemoração sozinhos, recorrendo aos convidados para algum tipo de contribuição, por exemplo.

Faça a lista de convidados

O próximo passo na preparação das bodas é elaborar a lista de convidados. Esse é um ponto delicado, principalmente, no caso de casais com famílias grandes e muitos amigos e conhecidos.

No entanto, por maior que haja a tentação de convidar todos os que compartilharam momentos nos anos anteriores, pelo bem das finanças, é essencial fazer uma lista enxuta. Tente escolher apenas as pessoas próximas e realmente importantes para o casal.

O modelo intimista de celebração está em alta, e não é à toa. As pessoas valorizam cada vez mais passar momentos com quem realmente importa, e não mais convidar colegas e membros da família apenas para cumprir uma formalidade.

Escolha a data e o local da celebração

Com a lista de convidados fechada, é a hora de definir a data e o local de celebração da festa de aniversário de casamento. O dia escolhido pode ser aquele que tem alguma importância para o casal (a própria data em que casaram, por exemplo) ou um período conveniente para todos.

O local da celebração pode seguir a mesma lógica: ser um lugar marcante na história de vocês ou adequado para o tipo de celebração que está sendo planejado. O importante é que o espaço escolhido seja suficiente para o número de convidados e esteja livre para o horário e mês do evento. Lembre-se de que quanto antes vocês reservarem o local, maiores são as chances de conseguir negociar um bom preço.

Decida fornecedores e decoração

Depois de determinar quando e onde será a festa de aniversário de casamento, é importante escolher como será a decoração e os fornecedores que devem ser contratados. Essa etapa exige muita conversa por parte do casal para garantir que os dois concordem em pontos importantes, como a comida que será servida no evento e o tipo de música (se será um DJ ou uma banda ao vivo, por exemplo).

Para não gastar mais do que pode, lembre-se de consultar o planejamento de gastos em todas as etapas de preparação do evento. O valor máximo destinado para cada categoria pode ajudar a tomar decisões importantes, como escolher determinado tipo de bolo, em vez de outro que ultrapassa o orçamento.

Como economizar na comemoração das bodas?

Agora que você já sabe o passo a passo para organizar as bodas, confira algumas dicas incríveis para economizar no planejamento do evento!

1. Pesquise preços

Quem quer economizar na organização de uma festa de casamento não pode abrir mão de pesquisar preços antes de contratar qualquer tipo de serviço. Muitas vezes, itens similares têm diferença significativa de valor de um fornecedor para outro.

Peça indicação de amigos e sempre faça uma pesquisa na internet antes de fechar negócio para avaliar se o preço cobrado é competitivo. Também é importante conferir a reputação do fornecedor. Dessa forma, você garante que o barato não saia caro.

Para não gastar mais do que pode nas bodas sempre negocie com os fornecedores os melhores valores e condições de pagamento. A antecipação do planejamento facilita bastante esse processo.

2. Peça orçamentos para os fornecedores

Esse item está diretamente relacionado ao anterior: sua pesquisa de preços precisa contar com a formalização dos orçamentos enviados pelos fornecedores. O documento é importante por alguns motivos.

Um deles é que deverá ter todas as especificações do produto que será vendido ou do serviço contratado. A outra razão é que o orçamento vai ajudar você a fazer a comparação entre os fornecedores, favorecendo tomada de decisão sobre aquele que oferecer o melhor custo-benefício.

3. Aposte no "faça você mesmo"

Quem quer gastar menos na festa de aniversário de casamento deve considerar fazer alguns itens à mão, como o convite e, até mesmo, os enfeites de mesa. Além de baratear os custos da celebração, você dá um toque mais pessoal para o evento.

Essa saída também pode acabar se tornando um momento especial em família, se você conseguir ajuda de outras pessoas para a confecção desses itens. Na internet, é possível encontrar tutoriais detalhados sobre como fazer, que materiais devem ser usados etc.

4. Pague à vista

Outra dica para economizar nas bodas é, sempre que possível, pagar à vista, pois você pode negociar bons descontos com fornecedores. Porém, se você fez os cálculos e viu que isso não é viável, procure uma empresa confiável e considere a ideia de contratar o crédito com imóvel ou carro em garantia.

O parcelamento sem juros no cartão de crédito também é uma alternativa viável. Mas é preciso ter bastante atenção para que o valor das parcelas não acabe interferindo em sua organização financeira, ok?

5. Negocie descontos

Pagando os valores na hora de fechar o contrato, como você viu, costuma render ótimas negociações. Mas não é porque não vai conseguir fazer o pagamento à vista que você deve desistir de tentar obter bons descontos.

Mais uma vez, o planejamento com antecedência é um fator importante para alcançar esse objetivo. Sem pressa, você terá como negociar, tentando obter as melhores vantagens dos fornecedores de cada item necessário para a sua festa de aniversário de casamento.

6. Use planilhas ou aplicativos para organizar o dinheiro gasto

Com tudo o que leu até aqui, acha que é possível se perder em meio a tantas informações? Aposte no uso de planilhas ou aplicativos que ajudarão você a organizar todos os orçamentos e comparar os valores com aqueles que o casal determinou para as despesas da festa.

Você vai ver que há ferramentas prontas para o planejamento desse tipo de evento. Nelas, você pode fazer um checklist de tudo o que vai precisar, quanto tempo disponível para gastar em cada item e qual o orçamento enviado pelos prestadores de serviços. Assim, você ficará livre de surpresas desagradáveis.

7. Faça o dinheiro render antes da festa

Depois de planejar a celebração, você pode perceber que precisará de mais recursos para conseguir contratar tudo o que precisa para a comemoração dos sonhos. Não desista! Se tiver começado a organização com antecedência, terá tempo para guardar dinheiro e fazer algum investimento antes de começar a gastar.

Procure uma instituição que possa ajudar você a fazer as melhores escolhas de aplicações. Lembre-se de que você precisará investir em algo que ofereça um bom rendimento, mas que, ao mesmo tempo, seja seguro e tenha boa liquidez, ou seja, que você possa retirar na data que desejar, sem perdas financeiras.

Como economizar para a festa de aniversário de casamento dos sonhos?

Essa celebração é importante para o casal e para toda a família? Então, vale a pena juntar dinheiro para o evento que vai marcar essa data especial.

Para isso, façam uma boa revisão do orçamento mensal, atualizando os valores que recebem e contabilizando todas as saídas de dinheiro, mesmo as mais simples. Com esses dados em mãos, vejam quanto podem separar para a realizar a festa de aniversário de casamento.

Vocês verão que, em alguns meses, será possível economizar mais — aproveitem para incluir esses valores no planejamento do evento. Para que não haja desgastes durante esses preparativos, não deixem de calcular uma margem da renda familiar, evitando apertos, afinal, o casal precisa manter uma vida confortável para que não haja conflitos, certo?

Se perceberem que a renda do casal não é suficiente para juntar dinheiro para a festa, talvez possam pensar em uma solução para obter um ganho extra. Pode ser um trabalho freelancer, a venda de algum produto ou outro empreendimento que consiga conciliar em sua rotina.

Siga as nossas dicas para organizar uma festa de aniversário de casamento sem desequilibrar a sua vida financeira! Como vimos, um bom planejamento é fundamental para conseguir celebrar esse momento tão importante sem apertos, e com a leveza necessária para guardar as boas lembranças por muitos anos!

E se você achou interessante aproveitar o que aprendeu aqui sobre controle das finanças para atingir seus objetivos, que tal se aprofundar no assunto? Veja, agora mesmo, a importância de guardar dinheiro e comece já o seu planejamento!

 

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661).

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.