10 vantagens de comprar um seminovo

As vantagens de comprar um seminovo são inúmeras. Saiba mais a seguir.

Categoria: Financiamento de Veículos

Se você chegou até aqui para conhecer as vantagens de comprar um seminovo, fique à vontade. Pouca gente cogita essa ideia, mas adquirir um automóvel usado pode ser a solução para muitos dos desafios que envolvem a compra de um veículo zero-quilômetro, como o preço elevado, depreciação e custos com documentação e seguro.

Embora não venham com o cheiro característico de fábrica e de terem perdido o exclusivismo do uso, os seminovos mantêm muitas das qualidades de um carro novo e ainda trazem vantagens tentadoras.

Despertamos sua curiosidade? Então, continue lendo este post para tomar sua decisão.

1. Segurança

Se você não se importa em ter o “modelo do ano” e está convicto de que, com o preço de um 0km, é possível levar um usado com mais qualidade e equipamentos de segurança de ponta, comece sua pesquisa de mercado.

Nesse sentido, a ideia se intensifica quando é feita uma comparação entre o nível de segurança de alguns veículos novos básicos que oferecem poucos itens de proteção em relação aos seminovos mais equipados, que apresentam:

  • airbags (frontal, superior e inferior) para passageiros;
  • sistema de frenagem avançado;
  • câmeras laterais e traseiras;
  • sensores anticolisão.

2. Valor de compra mais atrativo

Ao sair da concessionária, o carro novo sofre grande depreciação, variando entre 20% do seu valor total, com mais 10% após um ano. Logo, adquirir um usado pode significar uma boa economia, ainda mais se o modelo que você deseja tiver pouco tempo de uso.

Vale mencionar que atualmente muitos compradores têm dificuldades em dar continuidade às parcelas de seus veículos 0km, iniciadas há um ou dois anos. Dessa forma, o mercado de seminovos recebe diversas opções a preços tentadores com frequência.

3. Permanência da garantia

Além da garantia de três meses oferecida pelas concessionárias, diversos modelos ainda usufruem da proteção de fábrica. Para ganharem destaque no segmento de automóveis, as montadoras investem nesse tipo de benefício, aumentando seu tempo de assistência.

Em geral, elas dão garantia de três anos a partir da primeira compra. Só que existe algo ainda mais vantajoso, pois alguns carros (especialmente os intermediários e os de luxo) contam com garantia de até cinco anos. Portanto, ao comprar um seminovo de um dois anos de uso, a proteção do fabricante ainda estará em vigência.

4. Melhores modelos e acessórios

Como os valores dos carros caem muito após a primeira compra, existe a chance de conseguir veículos mais completos por um preço mais amigável. Dessa forma, você pode levar um seminovo com itens opcionais que seriam bastante caros se comprasse de fábrica, como:

  • computador de bordo;
  • bancos de couro;
  • travas elétricas nas cinco portas (bagageiro);
  • direção elétrica, câmbio automático;
  • controle de estabilidade;
  • freios ABS, sensor de estacionamento.

5. Motores mais econômicos

Hoje, tem surgido diversos motores econômicos no mercado, como os turbinados e os híbridos, que são melhores em performance. Ou seja, esses veículos gastam pouco combustível e garantem boa potência.

A questão é que esses modelos são muito valorizados, e adquirir um carro novo com essas funcionalidades pode sair muito caro. Logo, uma forma viável para usufruir dessa tecnologia e economizar é comprando um seminovo equipado com um motor desse tipo.

6. Maior capacidade de negociação

Graças à enorme oferta de usados — tanto por meio de revendedores quanto de pessoas físicas —, existem boas oportunidades de negociação para abater preços.

No entanto, vale lembrar a importância de pesquisar o valor atualizado do modelo que você tem interesse. Para isso, acesse a Tabela FIPE para ter uma noção realista e confiável na hora de negociar valores.

7. Economia com documentação

Uma das melhores vantagens de comprar um seminovo é o custo baixo da documentação, pois é bem menor em relação aos 0km. Por exemplo, os gastos com emplacamento e documentos de carros novos podem chegar a R$1.200, enquanto que a transferência de um usado custa em média R$200.

Aqui, é importante mencionar que a maioria dos usados vêm com IPVA e DPVAT pagos. Além disso, é comum que eles estejam protegidos por uma seguradora. Por isso, se você quer economizar o máximo possível com essas despesas, o veículo de segunda mão é a melhor opção.

8. Ideal para motoristas iniciantes

Acabou de tirar sua CNH e ainda não tem muita experiência no volante? Poupar dinheiro adquirindo um seminovo é a melhor saída. Isso porque você não se sentirá tão mal ao riscá-lo ou batê-lo durante uma manobra imprudente na rua ou no estacionamento.

O mesmo vale se você tem filhos que estão tirando carteira. Você pode comprar primeiro um carro usado para eles. Assim, se com o tempo não causarem nenhum dano ou receberem nenhuma multa, você pode presenteá-los com um modelo mais atualizado.

9. Retirada mais rápida

Isso mesmo! A retirada de um carro seminovo da concessionária é muito mais rápida que um novo, pois basta negociar o pagamento (à vista ou parcelado) e dar entrada na transferência dos documentos. Isso é bastante prático para quem deseja sair dirigindo logo de cara, sem burocracias e dores de cabeça.

10. Realidade financeira

Comprar um bem que ninguém utilizou e que será estreado por você traz uma sensação inigualável. Mas será que isso não é uma ilusão? Basta ver quantos automóveis seminovos em excelentes condições estão disponíveis para a venda.

Por vezes, não faz sentido desembolsar um valor alto para ter um zero-quilômetro — ainda mais se você tiver outras prioridades ou simplesmente deseja economizar. Antes de tudo, avalie sua situação financeira e veja se vale a pena comprar carro.

Por fim, não se esqueça de pesquisar e evitar a ansiedade para não se arrepender depois. Monte um checklist e siga-o à risca para ter certeza sobre o seu negócio. Considere os seguintes itens:

  • levantar o máximo de informações sobre o veículo (popularidade de mercado, poder de revenda, conforto, segurança etc.);
  • levar um mecânico de confiança para avaliar os carros que tem interesse;
  • fazer test drive;
  • verificar a quilometragem e o número do chassi;
  • solicitar o histórico veicular para analisar as manutenções e revisões realizadas, bem como se houve multas e acidentes.

As vantagens de comprar um seminovo mencionadas neste conteúdo foram suficientes? Esperamos que sim. Uma boa sugestão para realizar seu sonho é o Financiamento de Veículos BV. Nele, você pode simular o preço do seu novo carro sem compromisso. Não deixe de fazer um teste com a gente!

Acesse nosso site e conheça todas as nossas opções de crédito e financiamento.

Atendimento BV