Vale a pena pagar seguro de carro? Veja!

Se você está aqui para saber se vale a pena pagar seguro de carro, veio ao lugar certo!

Categoria: Seguros

Categoria: Seguros

Muita gente só percebe que vale a pena pagar seguro de carro quando imprevistos surgem e prejudicam seus planos. Contudo, uma ocorrência que bate de frente com essa realidade é a falta de informação sobre os benefícios dessa proteção.

Portanto, para que você não fique com dúvidas ou receios sobre seguro auto, elaboramos um guia com tudo sobre o serviço. Dessa forma, você terá à disposição um conjunto de informações para tomar as melhores decisões ao fechar um contrato.

Podemos adiantar que o seguro veicular não só garante vantagens ao seu bem, mas também oferece outras facilidades. Afinal de contas, mais importante do que proteger o seu automóvel, é cuidar do seu bem-estar financeiro, não é verdade? Confira o post completo.

Quais são os benefícios do seguro automotivo?

Vamos à lista de privilégios que você pode conseguir com o seguro auto.

Assistência 24 horas

A proteção veicular é muito mais do que prestar auxílio na hora de um acidente. Ter esse recurso para seu carro permite assistência 24 horas em momentos de:

  • acidente longe de casa — inclui oferecimento de estadia para o segurado e transporte para a ida ao destino ou volta com segurança ao lar;
  • furtos, roubos e incêndio;
  • pane elétrica e mecânica;
  • guincho para rebocar o carro sem custos adicionais;
  • situações de pane seca — quando o tanque de combustível fica vazio;
  • troca e reforma de pneus.

Com o seguro você está protegido o dia todo, podendo acioná-lo a qualquer momento.

Segurança para terceiros

Esse serviço também é chamado de adicional de responsabilidade civil. A segurança de terceiros é essencial para ressarcir eventuais prejuízos a outras pessoas envolvidas em um acidente ou colisão.

O seguro veicular pode ajudar com esse tipo de ocorrência, pois arca com despesas não só do carro, mas também de outros indivíduos prejudicados (motoristas, passageiros, pedestres etc.). Esse gasto sem o seguro certamente sairia do seu bolso.

Comodidade e tranquilidade

Um momento de desatenção no trânsito pode gerar dores de cabeça intermináveis e noites de sono perdidas — sim, é uma situação trágica, mas real na vida de muita gente. Contudo, contar com o auxílio de uma seguradora evita essas adversidades.

Após qualquer eventualidade, você entra em contato com a sua corretora e ela explica a melhor forma de solucionar o problema imediatamente. Essa ocorrência não pesa no seu orçamento e ainda tem alguém para resolver tudo.

Soluções para pequenos problemas do dia a dia

Imagine que você se atrasou para alguma reunião importante e, na pressa, acaba trancando o carro com a chave dentro. Nessa hora, a seguradora também pode ajudar. Os serviços oferecidos por ela cobrem esse caso, evitando gastos com tempo e dinheiro.

Boa relação custo-benefício

Quando uma pessoa não tem seguro auto e sofre um sinistro, tem de arcar com todos os prejuízos sozinho, principalmente se for a pessoa causadora do ato. Nesse caso, os gastos podem ser elevados, dependendo da gravidade do problema.

O desembolso é ainda maior se for necessário consertar o automóvel do terceiro envolvido em um acidente com você. Logo, vale muito mais pagar o seguro em vez de pagar os consertos depois. Um custo-benefício indispensável, pois a seguradora pagará todo o necessário relativo ao sinistro.

Benefícios extras

Por fim, essa proteção ainda traz regalias extras. Algumas seguradoras garantem descontos em estacionamentos, serviços de limpeza automotiva, troca de óleo etc. Além de oferecer pontos mensais com a franquia de seguros e transformar sua atuação no trânsito em bônus. Quanto menos problemas (multas e sinistros) tiver, maior a sua pontuação e as suas vantagens.

Quais são as principais coberturas básicas de um seguro auto?

As coberturas básicas que mostram que vale a pena pagar seguro de carro são as seguintes:

  • compreensiva: garante indenização parcial ou integral decorrente de sinistros como alagamento, colisão, furto, incêndio e roubo;
  • danos a terceiros: cobre prejuízos materiais e corporais causados por acidentes que envolvem terceiros;
  • acidentes pessoais de passageiros: protege motoristas e passageiros do automóvel, cobrindo danos corporais;
  • incêndio e explosões: em caso de o veículo estar próximo de um local de risco, por exemplo;
  • quedas de objetos: danos causados por objetos como pedras, vasos etc.

O que acontece se eu não tiver um seguro de carro?

Para quem ainda insiste em não investir em uma cobertura automotiva, confira os tópicos abaixo e descubra quais são as consequências de não ter cuidados com o carro.

Perda do seu patrimônio

O maior prejuízo para quem não contrata um seguro de automóvel é não só perder esse bem em caso de perda total, mas também o dinheiro que demorou tanto tempo para conseguir. Em situações de reparo, você terá que arcar com tudo, gastando mais ainda, o que pode levar ao endividamento.

Desperdício de tempo e interrupção de planos

Imaginemos que está fazendo uma viagem longa sem uma proteção automotiva e o veículo apresenta uma pane no meio do trajeto. Embora você tenha dinheiro para o conserto, ficará dependente de um serviço local para rebocar seu carro, além de ficar sem ele por um tempo, o que pode dar fim a um passeio esperado de férias.

Transtornos pessoais imensuráveis

A consequência de vivenciar um acidente de trânsito nunca é somente financeiro. Em geral, ficam traumas físicos e psicológicos. Agora suponha que você tenha de encarar um problema pessoal dessa gravidade e ainda ter que pagar todo o conserto do carro em uma batida? É algo a se pensar.

Dores de cabeça pelos riscos de não ter seguro

Um pesadelo que um motorista sem seguro pode passar é ter seu automóvel roubado e sem recuperação. Isso pode gerar grande desânimo, principalmente se ele ainda não se livrou das dívidas. E o pior é ter que encarar a vida sem o auxílio do veículo.

Necessidade de buscar apoio judicial

Nem todo mundo se importa com o próximo. No caso de um condutor terceiro danificar seu carro e fugir, você terá de acionar a justiça para lidar com o caso a fim de buscar formas de arcar com os danos causados no seu patrimônio.

Esperamos que as informações expostas acima tenham convencido você se vale a pena pagar seguro de carro, mesmo se for um veículo seminovo. Para isso, basta contratar um seguro confiável e que ofereça serviços de qualidade, como o seguro auto da BV. Fale com a gente para conhecer nosso catálogo de proteções veiculares e garantir a apólice ideal para você.

Atendimento BV