Taxa de juros para financiamento de veículos: veja como calcular!

Você sabe como calcular as taxas de juros para financiamento de veículos? A Taxa Selic está em seu menor patamar da história. Confira!

Categoria: Financiamento de Veículos

Comprar um carro é um dos principais sonhos de consumo dos brasileiros, ao lado de uma casa própria. No entanto, existe um certo obstáculo para a realização desse objetivo: as taxas de juros para financiamento de veículos.

Afinal, é fato que é muito difícil comprar um automóvel à vista. Os carros 0km mais baratos no mercado ainda custam algumas dezenas de milhares de reais. Portanto, a maneira mais acessível de alcançar esse sonho é pelo financiamento — e é aí que os juros entram em ação.

Entretanto, você sabia que este é o melhor momento para realizar o sonho de ter um carro na garagem? Pois é! De acordo com um levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a queda na taxa de juros do financiamento automotivo é a maior da história!

Quer saber por que isso é importante e como as taxas de juros para financiamento de veículos podem ajudar (ou atrapalhar) o seu sonho? Então é só seguir a leitura abaixo!

O que são as taxas de juros para financiamento de veículos?

Explicando de forma simples, as taxas de juros são a remuneração que um banco ou financeira recebem quando fazem um empréstimo. Isso permite que essa operação de crédito possa acontecer com frequência.

Cada modalidade de empréstimo tem uma taxa de juros específica. Portanto, as taxas de juros para financiamento de veículos são aquelas cobradas quando um banco empresta dinheiro para alguém comprar um carro.

Como as taxas de juros são definidas e como é feito o cálculo?

O primeiro ponto usado no cálculo das taxas de juros é a Taxa Selic. Você provavelmente já ouviu falar nela, no telejornal, não é mesmo? A Selic é a taxa de juros principal do Brasil. Isso significa que todos os outros juros derivam dela. Assim, quando há uma mudança nela, isso causa impacto em todas as outras operações de crédito (do seu cartão de crédito até o financiamento de carros).

Atualmente, a Taxa Selic está no seu menor patamar da história. Isso acontece porque o Banco Central (que é quem define a Selic) quer estimular o consumo para, dessa forma, acelerar a recuperação da economia, que sofreu com a pandemia do novo coronavírus. É por isso que as taxas de juros para financiamento de veículos estão no menor patamar da história também, como o levantamento da Anefac mostrou.

Mas a Selic é apenas um elemento a ser considerado. Existem muitos outros que também são usados, o que explica por que cada banco cobra uma taxa diferente. Um exemplo é a política do banco ou da financeira. Se ele quiser incentivar mais financiamentos, terá uma taxa menor.

O que mais é preciso analisar na hora de financiar um bem?

Muita gente acredita que basta acompanhar as taxas de juros para financiamento de veículos para saber qual é o melhor banco para buscar um empréstimo para comprar um carro. No entanto, essa não é a melhor postura. Afinal, uma instituição pode ter uma taxa de juros baixa, mas, mesmo assim, o financiamento sair mais caro para você.

Veja a seguir o que analisar antes de assinar contrato com um banco e garantir que você fará a escolha certa!

CET

O CET (Custo Efetivo Total) é o elemento mais importante na hora de calcular o custo do financiamento do seu carro dos sonhos. Isso porque ele inclui outros gastos que você terá, além das taxas de juros para financiamento de veículos. Por exemplo:

 -seguro auto;

-taxa de administração;

-encargos cobrados pelo banco.

Facilidade de crédito

O financiamento é um risco para o banco. Por causa disso, cada um tem a sua política própria para emprestar para os clientes. Alguns são mais abertos, enquanto outros são mais desconfiados. Isso se traduz na facilidade de obtenção de crédito. Em alguns bancos, você pode conseguir o financiamento online, sem muita burocracia. Já outros podem exigir um valor mínimo de Score de Crédito, muitos documentos e dificultar a sua vida.

Reputação da instituição

Por fim, é importante fazer negócios com instituições de grande reputação no mercado. Isso torna todo o financiamento mais seguro. Além disso, bancos mais respeitados podem oferecer acordos melhores e firmar parcerias com outras empresas.

Quais são os modelos de carro que estão em alta no mercado?

Se você tem o objetivo de comprar um veículo, é hora de entender quais são os modelos mais populares do mercado. Afinal, se eles são os mais vendidos, deve ser porque contam com algo de bom, não é mesmo?

Atualmente, o mercado brasileiro dá mais destaque para carros populares, mas também demonstra uma certa preferência por alguns SUVs encorpados. Veja a lista dos mais vendidos do primeiro semestre de 2020:

 

-Chevrolet Onix;

-Hyundai HB20;

-Chevrolet Onix Plus;

-Ford Ka;

-Volkswagen Gol;

-Renault Kwid;

-Fiat Strada;

-Fiat Argo;

-Jeep Renegade

-Volkswagen T-Cross.

 

O que devo considerar na hora de escolher o meu carro?

É fato que comprar um carro é um sonho de consumo comum. Mas qual automóvel escolher? Essa é uma dúvida muito frequente também. Afinal, são muitos modelos com características diferentes no mercado.

Para fazer a escolha certa, é preciso considerar dois pontos:-

  -as suas necessidades;

  -o impacto do automóvel nas finanças pessoais.

O primeiro ponto tem a ver com o que você precisa em um carro. Ele deve ter mais potência ou menos? Você precisa de mais espaço para as malas porque viaja muito com a família? Ou talvez precisa de uma manutenção barata porque quer usar o carro para ser motorista de aplicativo?

Já o segundo ponto a considerar são as despesas com o carro. Afinal, elas afetarão suas finanças pessoais, inclusive a sua capacidade de pagar as parcelas do financiamento. Alguns dos gastos são:

-custos de manutenção;

-consumo de combustível;

-seguro automóvel;

-desvalorização.

Por que financiar um carro no BV é a melhor decisão?

Se você já escolheu o modelo de automóvel certo para comprar, a única coisa que falta para realizar o seu sonho é selecionar o banco certo para o financiamento. E, nesse caso, a sua melhor opção é financiar um carro no BV.

Existem muitas vantagens de escolher o financiamento automotivo BV. Veja a seguir:

-parcelas fixas: você sabe exatamente quanto vai pagar desde o início do financiamento;

-duração: você tem até 60 meses para pagar, o que faz com que as parcelas sejam menores;

-renegociação de financiamento: você pode renegociar o acordo a qualquer momento que precisar. Basta aumentar o número de parcelas e pagar o mesmo valor; -

-seguros e capitalizações opcionais: nós oferecemos várias modalidades de seguros automotivos, inclusive para seminovos e usados, acidentes ou roubos.

Como deu para ver, o BV é a melhor opção para ter aquele carro especial na sua garagem. Agora que você já sabe como lidar com as taxas de juros para financiamento de veículos, é só escolher o seu modelo e assinar contrato.

Vamos realizar esse sonho juntos? Então entre em contato com o nosso time de atendimento agora mesmo!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.