Soluções sustentáveis: conheça o conceito e saiba como aplicar

Todo empreendimento que deseja prosperar deve optar por soluções sustentáveis para se manter competitivo. Saiba mais neste post.

Categoria: Sustentabilidade

Categoria: Sustentabilidade

Optar por soluções sustentáveis é, sem dúvidas, uma estratégia inteligente para muitas empresas atualmente. Para além da economia de recursos, escolher ações ambientalmente corretas também é uma forma de demonstrar que a organização investe em práticas conscientes e que respeita a vida das próximas gerações.

A alternativa pela energia fotovoltaica, por exemplo, já é uma realidade em muitos negócios. O sistema gera energia elétrica por meio da radiação solar, sendo composto por painel solar, controlador de carga, inversor e bateria. Em um contexto de alta demanda de eletricidade, a energia renovável se apresenta como uma excelente opção de sustentabilidade.

Assim, é fundamental pensar sobre a implementação das soluções sustentáveis nas empresas para que as lideranças incorporem as mudanças e se tornem, de fato, agentes transformadores da realidade. Pensando nisso, preparamos este post a fim de explicar qual a importância e os maiores benefícios que o conceito oferece para o mundo corporativo. Confira a seguir!

O que são soluções sustentáveis?

A sustentabilidade consiste em práticas que visam à integração entre as dimensões econômica, social e ambiental. Para além de cuidados com o meio ambiente, o conceito também é adotado em organizações para melhorar a atuação e a imagem perante os consumidores e a comunidade em geral.

Para fazer parte desse movimento, as companhias devem apresentar soluções e resultados práticos e significativos que realmente auxiliem o meio ambiente e as pessoas envolvidas. Algumas ações, como a reciclagem, a compostagem, o uso de energia solar e a reutilização de água são convertidas em ganhos a longo prazo.

Existe uma série de atitudes tomadas por empresas que se preocupam com adotar ou aperfeiçoar a sustentabilidade em seus negócios. Os adeptos do conceito acreditam que as organizações, em conjunto com os governos, alcançam um melhor índice de desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Uma atuação que preza pela preservação do ecossistema é, portanto, uma forma de pensar e empreender com ética, transparência, integridade, responsabilidade e, sobretudo, respeito à diversidade em todos os seus aspectos.

Qual é a importância desse conceito no cenário atual?

Trata-se de uma preocupação prioritária do mundo empresarial. E não é por menos: ter atenção a esse aspecto direciona tanto o futuro do empreendimento quanto do meio ambiente. Isso porque é fundamental que o crescimento satisfaça às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem suas próprias demandas.

Os negócios que conquistam destaque e relevância dentro de seu mercado de atuação por meio de ações e soluções sustentáveis têm mais chances de alcançar sucesso e reconhecimento de investidores e consumidores.

Atualmente, é bastante claro que a preferência de consumo se baseie em produtos e serviços fornecidos por empresas ambientalmente responsáveis, as quais também despontam como inovadoras, uma vez que revisam constantemente seus processos a fim de encontrar novas soluções.

Assim, adotar práticas de negócios ecologicamente sustentáveis leva à obtenção de inúmeros benefícios, como a criação de uma cultura de responsabilidade em toda a organização. Portanto, é claro que conforme a conscientização em torno das questões ambientais aumenta, mais os negócios prosperam.

Quais são os benefícios da energia fotovoltaica?

Uma excelente solução sustentável é adotar a energia solar para empresas. O investimento na tecnologia é uma forma de gerar valor ao negócio. Além do impacto econômico, as companhias que optam pela energia renovável provocam melhorias sociais e ambientais no espaço de trabalho, melhorando também seu posicionamento no mercado.

A alternativa tem sido adotada por organizações de pequeno, médio e grande porte, uma vez que existem alguns incentivos governamentais de crédito para aqueles que adotam tecnologias sustentáveis de geração de energia.

Além de ser boa para o planeta e para a redução de custos fixos, a energia fotovoltaica ainda é capaz de gerar credibilidade para a marca perante a sociedade. A seguir, confira alguns dos benefícios que essa solução sustentável oferece.

Instalação simples

A instalação dos painéis de energia solar no telhado das construções são bastante simples. Também é possível fixá-los na parte externa ou na fachada dos imóveis, caso seja mais conveniente.

A instalação é feita por uma empresa especializada que fica responsável por toda a parte técnica da operação. A escolha de profissionais qualificados é fundamental, pois são eles quem analisam a incidência da luz na edificação e definem quantas placas serão necessárias para obter a melhor eficiência energética.

Baixo custo

Com a implementação da energia fotovoltaica, há uma economia significativa nas contas de luz. O baixo custo de manutenção é outro atrativo para as empresas que desejam investir nesta solução sustentável.

Mesmo que o custo para adquirir o sistema pareça elevado, é importante entender que a vida útil das placas compensa o investimento. Quando a manutenção é feita de maneira adequada, os painéis solares produzem energia por até 30 anos.

Impacto ambiental reduzido

Outro benefício é que a produção de energia fotovoltaica apresenta os menores impactos ambientais entre todas as fontes energéticas atualmente disponíveis. Isso porque as placas solares não emitem gases nocivos, como o CO2, responsável pelo aumento do efeito estufa.

Além disso, as placas em projetos de geração de energia solar em residências e comércios ocupam pouco espaço, pois geralmente são instaladas sobre os telhados. Tudo isso torna o sistema viável e economicamente vantajoso a médio e longo prazo.

Pouca manutenção

Por serem compostos basicamente por dois elementos principais, os painéis solares e os inversores, os sistemas fotovoltaicos não necessitam de manutenção constante. Após a instalação, os cuidados são apenas a higienização e a fiscalização das unidades.

Ambos os equipamentos são elaborados para trabalhar continuamente, por isso a vida útil dos componentes do sistema geralmente é longa. Esse é um ótimo motivo para quem quer implementar, mas ainda tem dúvidas se o investimento em energia solar vale a pena.

Os negócios que se preocupam em adotar soluções sustentáveis saem na frente da concorrência, pois preveem os cenários e se preparam para aproveitar melhor as futuras oportunidades do mercado.

Além disso, os empreendimentos sustentáveis também têm mais segurança, sobretudo em relação às ameaças. A utilização de energia renovável pode ser o primeiro passo para a companhia prosperar e ter uma melhor visibilidade em seu mercado de atuação.

Gostou do conteúdo? Siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.