Conheça o Silicon Wadi: o "Vale do Silício" de Israel

Você já ouviu falar sobre o Silicon Wadi? Não? Então confira este artigo para conhecer tudo sobre a versão israelense do Vale do Silício!

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

Quando se fala em inovação e startups, é comum relacionar os termos ao famoso Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, não é mesmo? Com a Universidade de Stanford e empresas como Apple, Facebook, Google, Intel, Netflix e muitas outras, não se trata do único polo de indústrias de tecnologia de ponta, também temos o Silicon Wadi, em Israel.

Mas como um país com pouco mais de nove milhões de habitantes e constantemente envolvido em conflitos bélicos se tornou uma referência quando se fala em tecnologia? Seja pelas experiências em tantas guerras, seja pelo poder econômico do país, os motivos podem ser muitos. Mas o que importante é o desenvolvimento de negócios disruptivos e inovadores que acontece em Israel.

O que acha, então, de fazer uma viagem até o Silicon Wadi para entender mais sobre o surgimento desse polo tecnológico no país e as principais soluções criadas na região? Acredite, elas estão tão presentes no seu cotidiano quanto as ideias originadas do Vale do Silício. Pronto? Continue a leitura deste conteúdo.

O que é o Silicon Wadi?

O Silicon Wadi é considerado o local com a segunda maior concentração de indústrias tecnológicas em todo o mundo, sendo um polo de tecnologia em Israel. O nome surgiu como inspiração no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A homenagem fica clara ao traduzir o termo "Wadi", que significa vale em árabe, exatamente como a versão original.

Concentradas principalmente em Tel Aviv, são mais de 1900 startups, 103 investidores e 79 aceleradoras em pouco mais de 22 mil quilômetros quadrados. Do desenvolvimento de chips de laptop da Intel até mesmo os aplicativos mais comuns na rotina de qualquer pessoa. Com muitos investimentos, a região é uma das mais promissoras e ideal para o empreendedorismo.

Como o Vale do Silício e o Silicon Wadi surgiram?

Para entender o surgimento do Silicon Wadi, é importante voltar um pouco na história e mudar a sua localização geográfica. Antes de ser uma região repleta de cientistas e empreendedores na busca por solução inovadora, o Vale do Silício, que fica na região da baía de São Francisco, era considerado um centro de inteligência da Marinha norte-americana.

Dessa forma, o país investia milhões de dólares na região para o desenvolvimento de soluções que criassem um diferencial para lidar com as forças inimigas internas e externas. Com tantos recursos e mentes brilhantes no local, o Vale do Silício se tornou propício para o desenvolvimento de inovações que não se limitavam ao universo das forças armadas norte-americanas.

Um exemplo relevante dessa transição é o Google. O maior buscador da internet é fruto de um financiamento realizado pela DARPA, sigla para Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa, do Pentágono. Ou seja, uma região com inúmeros investimentos em tecnologia acaba se tornando o lugar ideal para o surgimento de soluções tão inovadoras com um traje civil.

E qual é uma das principais semelhanças entre Estados Unidos e Israel? O histórico bélico. Mas quando se fala no assunto, não pense em armas, mas sim no recurso cada vez mais importante para qualquer nação: inteligência. Como é obrigatório que todos os cidadãos israelenses — homens e mulheres — passem, no mínimo, três anos no exército, o cenário para o desenvolvimento está construído.

Quais são os diferenciais dessa região que proporcionam a inovação?

Essa vivência no universo militar acaba contribuindo diretamente para a familiarização de toda a população com a tecnologia. Afinal, esse é um dos recursos mais importantes atualmente quando se fala em exército. Mais do que poder bélico de um país, a inteligência tem se tornado essencial para o sucesso dentro do que é chamado de nova economia.

Você provavelmente já ouviu falar sobre o PayPal, certo? Uma fintech pioneira quando o assunto é pagamento digital. O que talvez não saiba é que um projeto da ciberinteligência do exército israelense originou uma das startups compradas pela PayPal por mais de 160 milhões de dólares.

Quais são algumas das empresas que nasceram em Silicon Wadi?

Dos apps essenciais para o seu dia a dia até mesmo as soluções que tornam a rotina do seu negócio mais simples. As ideias que surgiram no Silicon Wadi são as mais variadas, mas estão presentes na rotina de pessoas ao redor do mundo. Que tal conhecer algumas delas?

Waze

Você já se viu preso no trânsito e abriu o FreeMap Israel para encontrar o caminho mais rápido? Acho que não, certo? Mas o Waze é bem provável que já tenha sido útil em algum deslocamento, não é mesmo? Esse é um dos projetos de maior sucesso do Silicon Wadi, que surgiu em 2006 e foi vendido para o Google em 2013 por 966 bilhões de dólares.

Moovit

Especialmente para quem está em uma cidade grande, conseguir localizar o ônibus que você quer pegar pode ser uma grande praticidade, certo? Com o Moovit, isso é possível. O que você provavelmente não sabia? É mais um fruto do Silicon Wadi, desenvolvido em 2012 e comprado pela Intel por 900 milhões de dólares em 2020.

Wix

Quer criar um site para a sua empresa sem gastar muita coisa, mas com alta qualidade e praticidade? Se você já se encontrou nessa situação, provavelmente já utilizou os serviços do Wix. Criado em 2006, a ferramenta é muito prática e utilizada por milhões de usuários ao redor do mundo que querem investir em presença e marketing digital.

O Silicon Wadi é, portanto, o segundo polo tecnológico mais importante em todo o mundo. Com alta concentração de recursos financeiros e um histórico ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias, Israel é considerado um dos países mais propícios para o surgimento de startups inovadoras e disruptivas. A tecnologia presente no seu smartphone não vem apenas dos Estados Unidos.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o Silicon Wadi, a sua origem e as principais ideias que surgiram na região, o que acha de seguir por dentro de outros assuntos relevantes como este? Leia mais conteúdos sobre Inovação, Startups, Tecnologia e afins.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.