O que é preciso para ser motorista de aplicativo

Descubra quais são as principais exigências das grandes plataformas

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Você quer ser motorista de aplicativo mas não sabe bem o que é necessário para essa atividade profissional? Neste artigo explicamos quais são as principais exigências das grandes plataformas que aceitam cadastros desses trabalhadores autônomos.

Muitas pessoas vêm optando por essa profissão, atraídas pela chance de serem seus próprios chefes e pela oportunidade de faturarem mais do que ganhariam com um salário fixo. 

Antes de baixar o aplicativo da sua plataforma de transporte favorita, é preciso saber o que é exigido para se cadastrar e atender bem aos clientes. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Por que se tornar motorista de aplicativo?

Muita gente vem pensando em comprar um carro e ser motorista de aplicativo no Brasil. Há uma série de razões para isso, que vão desde a possibilidade de trabalhar no horário que for mais conveniente a não ter que lidar com chefes, ou mesmo sair da rotina do escritório.

Pesquisas destacam que, em São Paulo, quase 80% da população já utiliza os serviços de Uber, Cabify e 99, que são as principais plataformas de transporte em operação no país. Isso potencializa os ganhos dos motoristas parceiros, que geralmente não têm do que se queixar no que diz respeito à demanda por seus serviços.

O fato do transporte público deixar bastante a desejar em muitos locais é outro fator que vem impulsionando a mobilidade urbana via aplicativos, atraindo o interesse de mais pessoas em embarcar nessa jornada profissional.

Além disso, o trabalhador autônomo não fica preso a um salário fixo todo mês. Seus ganhos são proporcionais ao tempo dedicado à atividade que ele desenvolve. Assim, muitas pessoas vêm optando por essa profissão como complemento da renda e até mesmo como uma atividade em tempo integral.

Quais são as exigências dos aplicativos?

Alguns quesitos precisam ser preenchidos para ser motorista de aplicativo, mas essas exigências variam um pouco em cada uma das plataformas mais populares, como Uber, Cabify e 99. Confira quais são elas a seguir!

Características do carro

Listamos as exigências dos principais aplicativos para quem pretende realizar esse trabalho autônomo como motorista. Nesta seção, vamos focar nas características dos carros. Acompanhe!

Uber

A Uber conta com diferentes categorias. Algumas delas exigem carros mais simples (e suas viagens são mais baratas para os passageiros), enquanto outras são mais sofisticadas. A categoria mais simples é a UberX, que limita o cadastro a carros fabricados a partir de 2008. Os modelos devem ter 4 portas, mínimo de 5 lugares e ar-condicionado.

A categoria seguinte é a Uber Select, na qual a viagem é um pouco mais cara para o passageiro, mas que também rende cerca de 20% a mais para o motorista parceiro. Além das exigências da UberX, que continuam valendo nessa categoria (exceto pelo ano de fabricação, que deve ser a partir de 2014), há uma seleção um pouco mais rigorosa dos modelos de carros permitidos. Veja a lista no site da Uber.

O nível mais sofisticado é a Uber Black, na qual a régua sobe mais um pouco. Os carros precisam ter ar-condicionado e serem de modelos 4 portas, com mínimo de 5 lugares disponíveis, assim como nas categorias anteriores, mas as exigências vão além.

Também é preciso contar com modelos SUV ou sedã na cor preta. Na parte interna, os carros obrigatoriamente devem ter bancos de couro, o que deve ser comprovado para que a plataforma aceite o cadastro do motorista na categoria.

Em relação ao ano de fabricação, a Uber Black tem uma variação conforme o modelo. Dependendo do carro, até mesmo um veículo de 2011 pode ser aceito. Outros modelos devem ter sido fabricados a partir de 2012, e assim por diante. Há casos em que apenas carros que saíram da loja de 2015 em diante podem ser cadastrados. Confira a lista completa aqui.

Um detalhe importante: nenhuma categoria da Uber aceita carros com adesivos, assim como camionetes, vans e veículos com placa vermelha.

Cabify

A Cabify tem como característica principal não aceitar carros em cores exóticas, como laranja, fúcsia e verde-limão. Além disso, a exigência quanto ao ano de fabricação também costuma ser maior na plataforma.

No geral, carros com até 8 anos podem ser aceitos, mas tudo depende do modelo escolhido. Alguns veículos devem ter no máximo 5 anos de estrada para serem cadastrados no aplicativo. Isso acontece porque a plataforma busca se diferenciar no mercado pela qualidade no atendimento e por uma remuneração maior para seus motoristas. Clique aqui para ver mais informações sobre os modelos aceitos.

Outra exigência da Cabify é que o carro tenha rádio com MP3, para que os passageiros possam ouvir a música que desejam ou acompanhar as notícias e outros eventos transmitidos pelas estações radiofônicas enquanto fazem sua viagem, se assim desejarem. Assim como na Uber, os carros da Cabify devem ter condicionador de ar.

99

A 99 é um aplicativo que se caracteriza pela menor exigência no que diz respeito às características dos carros. Os veículos usados pelos motoristas podem ter até 9 anos de fabricação, além das características básicas como modelos 4 portas e ar-condicionado. No entanto, essas informações variam um pouco de cidade para cidade. Saiba mais a respeito aqui.

Exigências para os motoristas

Além das condições exigidas para os carros a serem utilizados nas principais plataformas de transporte, as principais empresas do ramo também estabelecem alguns critérios para os motoristas que pretendem atuar neste segmento. Os documentos são os mesmos para as principais plataformas:

- CNH definitiva (carteira de motorista), categoria B;
- a carteira deve ter especificada a sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada);
- Certidão de Antecedentes Criminais — a maior parte das plataformas faz a verificação de antecedentes via internet, a partir do CPF do motorista (que consta na própria CNH);
- documentação do carro (CRLV).

É possível que documentações extras sejam pedidas, dependendo do município em que o cadastro for feito. Além dos documentos, os aplicativos exigem que os motoristas parceiros tirem uma foto que serve como identificação e garantia de segurança para os passageiros.

Outras exigências para exercer a profissão

Além do carro em boas condições e com a documentação em dia, o motorista parceiro da Uber, Cabify ou 99 precisa de um smartphone com o aplicativo instalado. Aqui, não nos referimos ao app que os passageiros usam para fazer suas corridas, mas um aplicativo exclusivo para motoristas, que pode ser encontrado no Google Play (para telefones Android) e na App Store (para quem usa iPhone).

É recomendado que o profissional tenha um carregador de celular para levar consigo durante o dia, afinal, o celular com a bateria carregada é essencial para o trabalho. Além disso, um bom plano de internet 4G é fundamental. Observe qual operadora tem a melhor cobertura na sua região e contrate um plano adequado.

Outras dicas para atender bem os passageiros:

  • disponibilize água aos seus clientes;
  • se possível, leve também balas, biscoitos e outros lanchinhos;
  • lenços (umedecidos e de papel) também podem ajudar;
  • tenha à disposição cadeirinha ou assento para bebês e crianças, o que garante o transporte mais seguro dos pequenos passageiros, além de atender à legislação brasileira.

As dicas acima não são exigências dos aplicativos, mas são diferenciais que podem aumentar a avaliação do motorista nas plataformas.

Entendeu agora quais são as principais exigências para ser motorista de aplicativo? Antes de comprar seu carro, verifique se você tem condições de atender a cada uma delas. Muitas pessoas vêm largando o emprego formal para atuar na área, pois percebem uma oportunidade de ter ganhos maiores, além da chance de fazer seu próprio horário. Quem sabe você não pode chegar lá também?

Para continuar bem informado sobre esse e outros assuntos, siga a BV nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Atendimento BV