Revisão de férias: a importância de fazer antes de pegar a estrada

Na hora de pegar a estrada, é fundamental garantir que o veículo está com a saúde em dia para chegar ao destino sem sustos! Dos pneus ao motor, veja quais são os itens essenciais da revisão de férias!

Categoria: Dicas Financeiras , Financiamento de Veículos

Chega o meio do ano e, com ele, temos a oportunidade de relaxar um pouco, deixar as preocupações em casa e pegar a estrada. Então, se o objetivo é curtir aquela folga merecida, é preciso garantir que imprevistos não atrapalhem a viagem antes mesmo de o descanso começar — e isso começa pela checagem do carro. Afinal, por que é tão importante fazer a revisão de férias antes de viajar?

Para começar, estamos falando de uma questão de segurança. Uma única falha no freio ou mesmo um pneu careca, por exemplo, podem causar acidentes graves. Além disso, se a manutenção está em dia, você economiza uma quantia importante para viajar mais tranquilo — vale mais a pena investir pouco em manutenção preventiva do que remediar gastando muito.

Então, que tal fazer o check-up básico antes de pegar a estrada? Veja a seguir quais itens não podem faltar na revisão de férias!

Pneus

Sempre que for fazer uma viagem, o primeiro item a ser verificado é o pneu. Para evitar imprevistos, o ideal é acompanhar o desgaste periodicamente ao longo de todo o ano. Usando a marcação do Thread Wear Indicator (TWI), não há segredo: basta verificar na ranhura da borracha se o pneu ainda não desgastou até ficar no mesmo nível que o relevo. Ele serve para mostrar que o pneu ainda tem ao menos 1,6 cm de espessura.

Outro ponto importante é comparar o desgaste entre os pneus. Quando o carro fica desalinhado, por exemplo, é comum haver um desgaste maior em um dos lados (interno ou externo). Se isso ocorrer e você não fizer o rodízio, o pneu pode estourar ou chegar ao final da vida útil em muito menos tempo.

Vale destacar que o estepe não pode ser esquecido! Lembre-se dele na hora de calibrar os pneus antes de pegar a rodovia — veja se não está furado e mantenha-o calibrado de acordo com a indicação do fabricante. Afinal, além de correr riscos de ficar na mão sem ele, a sua ausência é passível de multa.

Por fim, evite deixar sujeira acumulada. Toda peça de borracha, especialmente o pneu, tende a deteriorar mais rápido quando não é mantida em boas condições de limpeza.

Óleo

Checar o óleo é algo bem simples, mas que muitos motoristas esquecem de fazer antes de viajar. Se no dia a dia a troca for esquecida, são algumas dezenas de quilômetros a mais. Na viagem, entretanto, a distância é bem maior — e a cada quilômetro depois do vencimento, maior é o desgaste no motor.

O lubrificante é responsável por resfriar o motor e, ao mesmo tempo, evitar que o aço aquecido se desgaste. Quando ele passa da validade, o dano pode ser irreversível. Por isso, lembre-se de checar o nível antes da viagem, assim como a quilometragem: calcule os quilômetros que você vai rodar e programe uma troca.

Se for necessário, vale a pena trocar o óleo mais cedo e sair de casa com a rodagem zerada. Afinal, o serviço de um posto de beira de estrada pode sair mais caro — e você não terá a mesma garantia de qualidade que encontra nos locais de confiança aos quais já está acostumado.

Em geral, a troca do filtro de ar também é feita junto com a do óleo, já que as quilometragens indicadas são similares. Então, lembre-se de checar esse item. Caso contrário, o excesso de sujeira pode prejudicar o motor e outros sistemas mecânicos.

Motor

O motor é o coração do veículo e merece a devida atenção. Qualquer problema pode representar um tempo parado na estrada, à espera de um resgate — e o custo disso pode ser desagradável. Essa revisão, entretanto, exige o olhar apurado de um especialista, já que os itens a serem checados são um pouco mais complexos.

O funcionamento dos bicos de injeção, por exemplo, precisa estar em ordem. Quando eles falham, o motor perde potência e rendimento. As velas também têm influência direta no funcionamento do veículo e precisam ser checadas periodicamente.

Uma dica importante para você que vai viajar é ficar de olho em possíveis sinais de que há algo errado com o motor: fumaça escura, perda de potência, falhas na hora de dar a partida e consumo elevado são alguns exemplos. Ao levar o carro ao mecânico, passe a ele essas informações para que garantir uma revisão mais atenta.

Alinhamento e balanceamento

Fundamentais para a estabilidade do veículo, o alinhamento e o balanceamento não podem ser esquecidos. Mais do que simplesmente uma questão de conforto ao dirigir, eles estão diretamente ligados à segurança e à preservação dos sistemas mecânicos.

Quando a suspensão não está nas melhores condições, os impactos são distribuídos de forma irregular pela estrutura do carro. Consequentemente, algumas partes podem ser sobrecarregadas e quebrar — inclusive peças ligadas à sustentação das rodas.

A forma mais prática de checar essa questão é verificar se o volante do carro está na posição correta ao dirigir e, para complementar, se o carro está puxando para algum lado. Uma direção torta é sinal de que o alinhamento e balanceamento deve ser feito, até mesmo para evitar o desgaste irregular dos pneus.

Freios

O sistema de frenagem é um dos mais importantes para uma direção segura. Sua verificação envolve, basicamente, dois itens: o fluido de freio e as pastilhas. No primeiro caso, abra o capô e cheque se ele está no nível correto (o pequeno reservatório costuma ficar na parte da frente do carro, no lado do motorista). Aproveite para olhar se as mangueiras não estão ressecadas, pois isso causa vazamento.

As pastilhas, por sua vez, são controladas pela quilometragem indicada pelo fabricante. Entretanto, um freio com mau funcionamento ou com ruídos estranhos é um sinal de que elas podem estar com problemas. Como longas viagens podem exigir mais desse sistema, pode ser interessante fazer a troca antecipadamente, por garantia.

Por fim, lembre-se de checar o nível da água e itens básicos de segurança, como o cinto e o triângulo de sinalização.

Com o checklist em mãos, você pode fazer a revisão de férias e viajar muito mais tranquilo. Então, coloque essas dicas em prática e aproveite esse tempo livre para curtir com a família e os amigos!

Se quer ainda mais tranquilidade na viagem, entenda a importância de contar com um seguro!

Atendimento BV