7 opções de renda extra para aposentados

Opções de renda extra para aposentados podem complementar o orçamento ou até se tornar a principal fonte de ganhos. Confira!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Sua aposentadoria não tem sido o suficiente para cobrir as suas despesas? Ou você deseja aproveitar melhor o seu tempo livre em atividades que geram algum dinheiro? Saiba que existem algumas opções de renda extra para aposentados que podem ajudá-lo a complementar as suas finanças pessoais e, além disso, a ocupar o tempo ocioso.

Quer saber quais são elas? Continue lendo e confira a lista com 7 dicas do que fazer para conseguir ganhos adicionais!

1. Dê aulas particulares

Já pensou em usar o conhecimento e a experiência adquirida durante décadas para dar aulas particulares aos mais novos? Você pode ajudar muitos alunos a avançarem em suas próprias carreiras profissionais ou em suas questões pessoais por meio de aulas.

Você contribuirá com o aprendizado de outros indivíduos enquanto ganha uma renda extra para organizar a sua vida financeira. De quebra, ainda poderá fazer amigos dentre os alunos e aprender sobre diferentes assuntos com eles. O conhecimento que você tem pode ser o que alguém precisa para melhorar de vida, então por que não compartilhá-lo?

2. Dê palestras ou consultorias

Se você não gosta muito da frequência das aulas e prefere algo mais esporádico ou um grupo diferente de ouvintes por vez, então planejar e dar palestras pode ser a atividade ideal. Nesse caso, você poderá escolher palestrar para grupos de profissionais, estudantes ou mais heterogêneos.

Por falar em profissionais, você também poderá trabalhar oferecendo consultoria para empresas, equipes ou colaboradores que desejam solucionar dificuldades e prosperar em suas carreiras. A vantagem disso é que terá como voltar a conviver com a área em que você atuou durante boa parte de sua vida. Se você gostava dela, a experiência pode ser muito reconfortante.

3. Transforme um hobby em renda extra

Você gosta de fazer artesanato nas horas livres? Desenvolveu habilidades de pintura? Aprendeu receitas e se tornou um “chef” de cozinha? Gosta de cuidar de plantas e jardins? Que tal utilizar hobbies assim para gerar uma renda extra para você? Dessa forma, você une o útil ao agradável, ou seja, algo que gosta de fazer com a possibilidade de conseguir dinheiro com isso.

A vantagem dessa dica é que permite a você continuar fazendo o que lhe agrada de modo a se aprimorar nisso ao longo do tempo. Enquanto você executa uma ou mais dessas atividades para outros, a fim de ganhar um extra, também poderá obter parte da sensação de prazer que tinha quando fazia essas tarefas por hobby. Logo, a sua rotina no novo trabalho não se torna maçante ou entediante.

4. Cuide de casas

Você pode se oferecer para ser caseiro de uma ou mais propriedades no litoral, em áreas rurais ou mesmo na cidade. Nesse caso, será necessário desempenhar atividades domésticas em tais ambientes, porém você poderá ter a vantagem de ficar em um local turístico ou em uma casa agradável para passar o tempo.

Se o proprietário permitir, poderá até levar alguns parentes ou amigos para fazer companhia em determinados momentos. Já imaginou passar alguns fins de semana em casas de praia ou de campo em locais que talvez você antes não tivesse tantas condições financeiras para ir ou só conseguiria ir após desembolsar uma boa grana? Só que, dessa vez, ganhando dinheiro por isso?

5. Seja um vovô ou uma vovó de aluguel

Atualmente, temos inúmeras profissões ou atividades inusitadas surgindo na sociedade graças a tecnologias inovadoras, mudanças de comportamento, necessidades novas etc. Nesse grupo, surgiu o chamado “vovô ou vovó de aluguel”.

Essa atividade consiste em oferecer o que um vovô faria com os seus netos, só que para outras crianças e jovens. Isso significa contar histórias, brincar com eles, acompanhar eles até a escola etc. A vantagem dessa opção é que você simplesmente desempenhará atividades diárias que já realiza com os seus próprios netos. E se não os tiver? Dá para aprender a ser vovô ou vovó com essa função até ter os seus.

6. Alugue quartos em sua residência

Se você mora em uma casa com muitos cômodos ociosos, dá para mobilhá-los como quartos e alugá-los para:

  • estudantes;
  • profissionais que estejam de passagem e a trabalho na sua cidade;
  • viajantes;
  • mochileiros;
  • turistas etc.

Com isso, você conseguirá ganhar uma renda extra sem precisar sair de casa para trabalhar o dia todo, desde que mantenha o ambiente em ordem. O bom é que você também poderá escolher se quer alugar cada quarto por mês, como em uma pensão, ou apenas esporadicamente, em fins de semana, dias específicos ou temporadas.

Nesse último caso, você terá como deixar os quartos livres nas épocas em que quiser viajar, a fim de não precisar gerenciá-los, ou para hospedar familiares, amigos ou conhecidos.

Por outro lado, se for se ausentar por um período, também dá para locar o imóvel inteiro para famílias ou viajantes, mesmo que não tenha quartos sobrando, pois você não precisará da residência por esse tempo. Dessa forma, dará para fazer um bom extra. Para tanto, no caso das locações temporárias, você poderá utilizar aplicativos como Airbnb, AlugueTemporada, Homestay, entre outros.

7. Utilize aplicativos de motorista particular

Um trabalho que tem crescido ultimamente é o de motorista particular de aplicativo, como Uber, 99 e Cabify. Se você tem um carro parado em casa, que tal utilizá-lo para fazer um extra como motorista?

Um dos benefícios é que você decide os seus dias e horários de trabalho. Também conviverá com muita gente e poderá conhecer melhor a sua cidade ou outras ao redor dela. É uma forma de sair da ociosidade e fazer um dinheiro a mais, sem precisar se comprometer tanto com a nova atividade.

Se você procurar bem, poderá encontrar várias opções de renda extra para aposentados. No entanto, caso busque trabalho para equilibrar as contas, lembre-se de fazer um bom planejamento financeiro primeiro para equilibrar gastos e receitas. Caso contrário, mesmo com a nova atividade, pode ser difícil fechar o orçamento familiar ao final do mês. Por outro lado, se fizer isso corretamente, o dinheiro extra poderá ser mais bem aproveitado!

Aproveite agora para conferir mais sobre como é possível transformar o seu hobby em renda adicional!

Atendimento BV