Você sabe quando pedir empréstimo pessoal?

Veja dicas especiais do Diretor de Crédito do GuiaBolso

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

O crédito pessoal é uma forma mais rápida de resolver emergências que acontecem quando você menos espera. Você também pode optar por opções com garantia de carro e imóvel para realizar as suas conquistas. No entanto, você sabe quando pedir empréstimo pessoal é a melhor escolha?

Neste artigo listamos dicas especiais do Diretor de Crédito do GuiaBolso, Ricardo Takeyama. Ele mostra a importância do planejamento financeiro antes de solicitar um empréstimo e repassa algumas informações detalhadas sobre essa modalidade. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Por que as pessoas pedem empréstimo?

A solicitação de empréstimo pode surgir por diferentes motivos: quitar uma dívida com juros maiores, adquirir um bem, resolver uma emergência, realizar uma viagem ou reformar um imóvel. O empréstimo pessoal pode ser a melhor opção para a pessoa em diferentes momentos da vida, pois a taxa de juros costuma ser menor do que em outras modalidades.

Quando pedir empréstimo pessoal?

Há diferentes razões para solicitar empréstimo pessoal. A seguir, listamos os principais motivos.

Pagamento de dívidas

É muito difícil lidar com diferentes montantes de dívidas de vários credores, principalmente quando a pessoa não está acostumada com esse tipo de situação.

Cada dívida tem uma taxa de juros e uma data para pagamento, o que pode confundir o indivíduo e levar ao esquecimento da parcela. Não é isso que você deseja, certo? Nesses casos, pode ser mais vantajoso solicitar um empréstimo pessoal para quitar o valor de todos os credores e ficar com um único pagamento mensal. Isso poupa o seu tempo, reduz o estresse de lidar com variados boletos e facilita o seu dia a dia.

O Diretor de Crédito do GuiaBolso ainda lembra de uma situação em particular. “Nunca escolha a contratação de empréstimo em um momento em que já caiu em juros mais altos, como o crédito rotativo ou o cheque especial. Quando perceber que vai entrar em uma situação como essas, o mais apropriado é pedir o empréstimo para evitar uma dívida muito mais cara”, reforça Takeyama.

Emergência

O empréstimo pessoal também é uma opção quando surge aquele imprevisto. Ele ajuda você a quitar a dívida e manter o seu nome limpo, com o pagamento de um valor mensal que fica dentro do seu orçamento.

Reforma do imóvel

Ainda tem dúvidas sobre quando pedir um empréstimo pessoal? Essa é uma excelente opção para quem deseja reformar o imóvel e não tem dinheiro suficiente em caixa.

Você pode solicitar empréstimo para melhorar o conforto e valorizar ainda mais o imóvel, pagando um valor mensal que cabe no seu bolso.

Férias

Deseja viajar para um lugar diferente nas suas férias e não sabe como juntar todo o dinheiro necessário até lá? O empréstimo pessoal ajuda você a financiar o passeio, pagando mensalmente parcelas acessíveis no seu orçamento.

Quando se trata da realização de sonhos — viagens, casamento e outros projetos —, não dá para dizer ao certo quando pedir empréstimo pessoal. “O que a pessoa precisa é estar muito certa do que quer, porque ela acaba se comprometendo muito com as instituições financeiras e o seu nome estará em jogo caso não cumpra com as obrigações”, ressalta Ricardo Takeyama.

Por esse motivo, é importante que a pessoa tenha certeza sobre o que pretende realizar antes de solicitar o empréstimo pessoal. Afinal, depois de realizar o desejo, provavelmente ainda terá parcelas a pagar.

Como otimizar o uso do empréstimo pessoal?

“É preciso fazer algo que realmente caiba dentro do orçamento da pessoa ou da família. Muitas vezes você vai pegar um empréstimo que fica muito pesado. Consumir 30% da renda, por exemplo, para pagar uma despesa não é fácil — principalmente se você tiver um problema no meio do caminho, como uma questão de saúde”, lembra Ricardo.

Por esse motivo, você precisa estar ciente do valor que vai negociar, do comprometimento no médio e no longo prazo (de 6 a 24 meses) e avaliar quais circunstâncias podem afetar a capacidade de honrar essa dívida. 

Muitas vezes vale a pena pagar um pouco a mais por mês para contratar um seguro de crédito. Por meio dele você tem a garantia de que algumas parcelas serão quitadas se um imprevisto ocorrer no meio do caminho.

Conhecimento sobre taxas

Outro fator a ser considerado antes de contratar o empréstimo pessoal é o valor das taxas cobradas. Elas são calculadas com base no perfil do cliente, como a capacidade de pagar contas básicas, o comportamento na conta-corrente e o uso do cartão de crédito. Logo, quem é bom pagador provavelmente terá uma taxa reduzida de juros.

Lembre-se, portanto, de avaliar o valor mensal a ser pago, bem como de verificar a taxa de juros aplicada pela sua financeira. É importante conhecer o custo efetivo total (CET) de crédito, que é composto por taxas de juros e outros aspectos. “Não é olhar só a propaganda: é fazer as contas para encontrar a melhor opção de forma consciente”, enfatiza Ricardo Takeyama.

Qual é a importância do planejamento financeiro para obter empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma boa modalidade para obter aquele dinheiro extra para realizar um sonho. “Se você tem um planejamento financeiro adequado, além de um planejamento de execução desse sonho ou de pagamento dessa dívida muito bem construído na sua cabeça, ele é um viabilizador”, salienta Takeyama.

O GuiaBolso faz justamente esse trabalho de orientar os usuários do aplicativo e mostrar qual é a melhor forma de guardar e utilizar o dinheiro. “No momento que o cliente vem pedir um empréstimo pelo GuiaBolso, há toda uma conscientização para que ele avalie se o crédito é bom para aquele momento. Isso faz parte do nosso dia a dia”, ressalta Ricardo.

A principal ideia do aplicativo é contextualizar a situação do indivíduo antes dele obter o dinheiro. Por isso, ele tem acesso a uma simulação de empréstimo pessoal com diferentes ofertas.

“A BV e o GuiaBolso trabalham bem há bastante tempo, principalmente pela sinergia de valores, que vai desde a tecnologia até o produto de empréstimo. Estamos sempre abertos a discutir em conjunto as nossas motivações. O GuiaBolso quer oferecer aos usuários as melhores taxas e a parceria com a BV proporciona isso”, reforça Ricardo.

Agora você já sabe quando pedir empréstimo pessoal é a melhor opção. Essa forma de crédito é excelente para realizar sonhos e pagar por parcelas que cabem no seu bolso.

Quer saber como dar o próximo passo para alcançar o seu objetivo? Conheça o empréstimo pessoal da BV!

Atendimento BV