Quando comprar carro: descubra qual a melhor época

Aprenda agora mesmo quando comprar carro no momento certo: no começo, no meio ou no fim do ano e economize ao realizar seu sonho!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Ter um automóvel na garagem é um dos sonhos de consumo mais comuns no Brasil. No entanto, não é um objetivo tão fácil de alcançar. Além de precisar escolher entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, é importante também saber quando comprar carro. Afinal, algumas épocas são mais ou menos favoráveis para ir a uma concessionária.

Pode parecer que a data não tem nenhuma relação com comprar um carro, mas tem. Isso porque automóveis também são produtos afetados pela sazonalidade. Ou seja: são afetados pelo calendário. Em um determinado período, estão com condições melhores para comprar. Já em outros, nem tanto.

Além do período, existem ainda diferentes aspectos a considerar na hora de levar um automóvel para casa. Se você já está pronto para fazer a sua escolha, siga a leitura do artigo para entender todos esses detalhes!

Quando comprar carro conforme o seu tempo de uso?

Muitos setores contam com um “calendário” que afeta a sua relação de oferta e demanda. A indústria automotiva não é diferente. Existe um período mais comum para o lançamento de automóveis, o que direciona o comportamento do setor.

Por causa disso, existe uma melhor época para comprar um carro que é afetado por esse calendário. Se você já tem um modelo em mente, siga a leitura para ver quando deve procurar comprá-lo!

Novo

Tradicionalmente, as montadoras lançam as versões anuais dos carros sempre no começo do ano. Ou seja: o modelo ano 2022 chega às lojas nos primeiros meses. Por consequência, as fabricantes querem acabar com o estoque dos automóveis nas concessionárias antes de o ano acabar

Além disso, a meta de venda anual dos vendedores também representa uma ótima oportunidade para os compradores. Como o ano está chegando ao fim, os vendedores precisam se aproximar das suas metas anuais para receber determinados bônus no pagamento.

Por isso, eles têm um incentivo extra para oferecer vantagens ao comprador, como um desconto maior, IPVA pago no primeiro ano e por aí vai. Por tudo isso, o fim do ano é o melhor período para poder comprar um carro novo no Brasil.

Seminovo

No começo do ano, é normal que as montadoras levem para as concessionárias as novas versões dos seus carros. Nesse momento, a depreciação veicular se torna mais intensa. Afinal, é quando os seminovos deixam de ser o “carro do ano” e perdem seu status. Nessa época, as lojas acabaram de receber estoque novo que foi usado como entrada na compra de automóveis 0 km no final do ano.

Portanto, é no começo do ano, especialmente no segundo trimestre, que os carros seminovos sofrem maior desvalorização e se tornam mais atrativos para os consumidores.

Usado

Os usados tendem a ser os carros menos afetados pela sazonalidade do mercado. Como já sofreram a maior parte da desvalorização, não importa muito o período do ano para comprá-los.

No entanto, o fim e o começo do ano também são bons períodos para procurar por veículos usados, pelos motivos já citados: maiores descontos nessas datas, pressão por bater metas e renovação de estoque.

O que se deve considerar na hora de escolher um carro para compra?

Saber apenas quando comprar carro não é o suficiente para poder realizar o sonho de ter um automóvel na garagem. É necessário também analisar alguns outros aspectos para garantir que fez um outro negócio. Quer saber o que considerar para comprar o carro ideal? Então acompanhe a seguir!

Valor disponível para entrada

Uma das dificuldades de comprar um carro é o valor. Mesmo os modelos mais baratos do Brasil custam algumas dezenas de milhares de reais. Considerando o salário-mínimo de R$1.100,00, fica muito difícil juntar o dinheiro necessário para levar um automóvel para casa.

Nesses casos, ainda bem que existe o financiamento automotivo, não é mesmo? Essa é a ferramenta mais acessível para quem quer comprar um carro. No entanto, para ter um financiamento mais barato, é necessário dar um bom valor de entrada.

O ideal é que ela seja de, no mínimo, 30% do valor total do automóvel. Uma boa dica para aumentar o valor da sua entrada é dar o seu carro atual na troca. Assim, você já abate uma boa porcentagem do total financiado.

Necessidades pessoais

Cada pessoa tem suas necessidades próprias e um contexto particular. Por causa disso, um carro perfeito para um não é muito adequado para outro. Então, escreva em uma folha de papel tudo aquilo que você realmente precisa em um carro, como espaço no porta-malas ou baixo custo de manutenção. Essas necessidades servirão como um filtro para escolher o modelo certo para você.

Facilidade de revenda

Se você não compra um carro pensando no momento de vendê-lo, deveria mudar essa postura. Afinal de contas, como a gente acabou de ver quando falamos sobre financiamento, o valor de revenda do seu automóvel é muito importante. Por isso, considere-o antes de escolher um modelo.

Além de ajudar na entrada do financiamento do novo carro, o valor de revenda pode ser útil em um momento de dificuldade. Afinal, o automóvel é um patrimônio que pode ser desfeito para levantar dinheiro em algum imprevisto.

Taxa de juros automotivos

Ainda em relação ao financiamento, é importante ficar de olho na média dos juros automotivos do mercado em cada momento. Afinal, os juros regulam o quão caro ou barato será o seu financiamento. Em um período de baixa histórica na Taxa Selic, os juros do financiamento automotivo também caem. Portanto, essa é uma boa hora para realizar o seu sonho de ter um carro na garagem.

Período do mês

Lembra que mencionamos que os vendedores de carro oferecem descontos no fim do ano para bater as metas anuais? Pois bem, eles também precisam bater metas mensais. Portanto, vale a pena comprar um automóvel no fim do mês, já que a negociação tende a ser mais fácil.

Agora que você já sabe o que olhar na hora de escolher um automóvel e quando comprar carro, só falta selecionar o modelo e fechar negócio, não é mesmo? Nesse caso, é hora de conhecer o que o BV pode fazer por você e como podemos ajudá-lo a alcançar esse sonho.

O BV é o 5º maior banco privado do Brasil e oferece várias ferramentas para quem quer comprar o seu automóvel. O financiamento veicular é uma delas. Com o crédito do BV, você pode comprar o carro que quiser e pagar em até 60 meses. E com uma vantagem: as parcelas são fixas. Ou seja: você sempre sabe quanto vai pagar por mês, sem surpresas. Assim fica mais fácil se planejar.

Além disso, o BV também neutraliza as emissões de carbono do seu carro enquanto durar o financiamento. As emissões de CO2 estão entre as principais razões para as mudanças climáticas que o planeta enfrenta. Um dos compromissos do banco é de neutralizar 100% as emissões de todos os carros comprados via compra de créditos de carbono. Ótimo, né?

E aí, está pensando em quando comprar o seu carro? Então entre em contato com a gente!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.