Quais são os principais cuidados para comprar o primeiro carro?

Comprar o primeiro carro é uma conquista importante. Confira quais são os principais cuidados para ter sucesso na realização desse objetivo!

Categoria: Financiamento de Veículos

Comprar o primeiro carro é uma conquista e tanto! Para aproveitar ao máximo esse momento especial, é importante ter atenção a alguns aspectos antes de adquirir seu veículo.

Entre os principais cuidados para fazer essa aquisição, estão um planejamento financeiro e um orçamento definido para esse objetivo. Além disso, é importante pesquisar por modelos que estejam dentro do que você procura, considerando fatores como custos de manutenção e tamanho.

Neste post, vamos mostrar alguns dos pontos mais relevantes que devem ser analisados na hora de comprar o primeiro carro. Continue a leitura e saiba mais.

Tenha um orçamento para a compra

Comprar o primeiro carro é mesmo um sonho. Mas é importante priorizar as finanças pessoais na hora de se planejar para atingir esse objetivo. Nesse sentido, tenha um orçamento para a compra do seu carro.

Para criar esse orçamento, faça uma análise da sua vida financeira e veja quanto pode reservar para a compra. As opções são economizar dinheiro para comprar à vista ou se programar para financiar o bem. Neste caso, garanta que o valor das parcelas cabe no seu bolso.

Pesquise por modelos de carro compatíveis

Um dos passos mais importantes na hora de saber como comprar um carro é pesquisar por modelos que sejam compatíveis com o seu orçamento. A oferta de veículos é enorme nas mais diversas faixas de preço e montadoras.

Para não perder o foco, estipule um valor máximo e busque tipos de carros que correspondam à sua realidade. Uma forma de acertar na escolha do modelo é fazer um checklist do que considera indispensável no veículo antes da compra, como:

-tamanho do porta-malas;

-consumo de combustível;

-dispositivos de segurança;

-acessórios (como ar-condicionado, alarme, travas elétricas, direção hidráulica etc.);

-custos de manutenção;

-material dos bancos;

-sistema de som.

Saiba quanto custa manter o veículo

Outro ponto de atenção antes mesmo de comprar o primeiro carro é saber quanto custa mantê-lo. Quem nunca teve um veículo antes pode não ter muita ideia de tudo o que envolve um bem desses no seu nome. Então, para não ter que lidar com imprevistos financeiros por conta de custos que não conhecia, pesquise sobre os mais comuns. Entre eles:

-combustível;

-manutenção preventiva;

-impostos, como IPVA e seguro obrigatório;

-estacionamento, caso não tenha garagem;

-seguro.

Para que a sua experiência de compra seja positiva, é importante ter uma reserva financeira para emergências, um fundo que deve ter o equivalente a, pelo menos, seis meses do valor das suas despesas mensais. Isso vai salvar caso aconteça algum gasto com o carro que não foi previsto, como um problema mecânico ou uma batida.

Faça uma análise sobre os custos de manutenção

A escolha do primeiro carro deve considerar muitos fatores. O valor do veículo, os gastos mensais que ele tem e os custos de manutenção. Afinal, é essencial manter o seu carro em dia para evitar problemas mecânicos, além de garantir a sua segurança e a da sua família.

Por isso, antes de se decidir em relação ao modelo, faça uma pesquisa e analise os custos de manutenção do veículo. Há alguns carros que demandam mais investimentos, outros, menos. De qualquer forma, coloque no papel os custos que terá independentemente de algum problema mecânico, como revisão anual, check-up periódico de pneus, do óleo, entre outros.

Vale a pena avaliar, ainda, a rede credenciada da montadora do modelo escolhido. Veja se existe concessionária próxima de onde você mora e trabalha, valor cobrado pela revisão, como funciona a garantia, entre outros pontos relativos às despesas de manutenção.

Veja a opinião de outros compradores

Você deve investir tudo o que puder no planejamento dessa compra para garantir que está fazendo a melhor escolha. Nesse sentido, pesquise a opinião de outras pessoas que têm o carro que você deseja comprar.

A internet é um bom ponto de partida. Verifique sites como Reclame Aqui e páginas nas redes sociais. Dessa forma, você conhecerá o desempenho no dia a dia do carro que quer comprar, bem como seus principais pontos fortes e, claro, os fracos.

Descubra opções e formas de pagamento

Depois de definir o modelo que quer comprar, outro passo importante na aquisição do primeiro carro é descobrir as opções e formas de pagamento possíveis. Enquanto alguns preferem juntar dinheiro e comprar o bem à vista, outros optam pelo financiamento do veículo.

Além de decidir em relação às opções, é importante ter atenção em relação às formas de pagamento. Caso opte pelo financiamento, observe a quantidade de parcelas e as taxas que são cobradas pela administradora. É essencial que o valor mensal caiba no seu orçamento para garantir que você não tenha problemas em quitar o seu veículo.

Para ter tranquilidade na hora de adquirir o modelo escolhido, conte com o financiamento de veículos do BV. As parcelas são fixas até o fim do contrato, e o prazo é flexível, indo de 3 a 60 meses para fazer o pagamento. É possível fazer o financiamento de carros novos ou usados, nas lojas ou diretamente com o proprietário, o que aumenta ainda mais o seu poder de escolha.

Outro benefício é a possibilidade de antecipar prestações e quitar o financiamento do seu carro quando quiser. Além disso, você tem acesso a mais crédito com a renegociação de contrato. É só aumentar o número de parcelas e continuar pagando o mesmo valor.

Gostou deste post? Agora que você já sabe quais são os principais cuidados para comprar o primeiro carro, está mais preparado para dar o primeiro passo e realizar essa conquista. Então, faça uma simulação de financiamento de veículos com o banco BV agora mesmo!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.