O que é o crédito com carro em garantia

Na busca por crédito para pagar dívidas ou fazer uma compra de valor mais alto, muita gente descobre que pode usar o carro, caminhão ou ônibus como garantia.

Categoria: Crédito , Financiamento de Veículos

Essa alternativa é menos conhecida, mas vem ganhando mais espaço no mercado graças às vantagens que oferece. No entanto, ainda há algumas dúvidas relacionadas ao assunto. Afinal, você sabe como funciona o crédito com carro em garantia?

Para esclarecer de vez a questão, criamos este conteúdo no qual explicamos os diferentes tipos de crédito. Para detalhar como funciona o uso do carro como garantia, falamos com Danilo Netto, Gerente Regional do Canal de Negócios e especialista no assunto. Se quer entender melhor essa modalidade e quando ela pode ser acessada, continue a leitura deste post!

Os diferentes tipos de crédito

O serviço de crédito é oferecido por bancos e outras instituições financeiras para, resumidamente, viabilizar uma compra. A pessoa ou empresa recebe o valor total e assume a responsabilidade de pagar uma quantidade de parcelas que equivalem ao valor emprestado mais juros. Os tipos de crédito, por sua vez, dependem muito da finalidade do empréstimo. Veja a seguir quais são os mais comuns a seguir.

Crédito pessoal

A pessoa solicita um valor e o banco decide por meio de uma análise de crédito se vai ou não conceder o empréstimo.

Crédito consignado

O solicitante deve ser funcionário de uma empresa para que o pagamento seja descontado da sua folha salarial. Geralmente os juros são mais baixos nessa modalidade.

Crédito consolidado

O empréstimo unifica uma série de dívidas para que elas sejam pagas em uma única parcela, geralmente com mais prazo. Normalmente é preciso oferecer um imóvel ou o carro como garantia.

Crédito automotivo ou imobiliário 

O financiamento é o tipo mais comum de crédito para esses casos. Nele, a garantia é o próprio bem — carro, moto, casa, apartamento etc. Geralmente é preciso dar uma entrada de pelo menos 20% do valor total para o crédito ser aprovado.

Existem ainda outros tipos de crédito, como o estudantil (para financiar os estudos) ou o empresarial (para investir em um negócio). Os valores e as condições dependem de cada situação e, é claro, da instituição. Já o crédito com carro em garantia é uma alternativa que gera benefícios tanto para quem acessa o serviço quanto para quem o oferece, como explica a seguir Danilo Netto.

O crédito com carro como garantia

A particularidade desse tipo de crédito é que ele insere um bem valioso — no caso, um carro — como garantia para a instituição que fornece o dinheiro. Isso significa que as chances do cliente não pagar são menores, consequentemente, as condições são melhores.

Na prática, é "uma linha de crédito com juros inferiores", explica Danilo Netto. As pessoas que procuram por elas geralmente têm como objetivo "novas e pontuais aquisições ou benfeitorias". Um bom exemplo é a reforma de uma casa, que costuma ter um custo mais alto do que a compra de móveis.

Outro exemplo é o uso para quitar dívidas. Nesse caso, aponta Danilo, são "clientes que buscam como uma linha para substituir débitos que estão com taxas superiores por juros mais baixos", afinal, "trata-se de um processo bem otimizado de concessão", completa ele.

Resumidamente, o grande diferencial é a taxa de juros. Entretanto, o próprio valor pode ser mais alto, dependendo do perfil da pessoa e do valor do carro. Para mostrar como isso acontece em um cenário real, Danilo Netto detalha o serviço oferecido pela BV.

O crédito com carro em garantia da BV

As características desse crédito da BV tornam a modalidade muito mais atraente para quem tem à disposição tanto um carro quanto um ônibus ou caminhão. As parcelas, por sua vez, são fixas até o final do contrato, e como é característico no modelo, apresentam juros mais baixos.

Valor do crédito e sua análise

Sobre o valor, Danilo Netto conta que a BV oferece "de 70% a 80% do bem com base na cotação média de mercado", ou seja, você pode adquirir um crédito de até 80% do valor do carro. Isso envolve, é claro, uma avaliação de quanto ele realmente vale.

Em relação a isso, Danilo explica que a BV usa a tabela Molicar, "o que aproxima [o valor] da média de comercialização do mercado". O objetivo é dar mais precisão ao cálculo, permitindo que o crédito seja feito em boas condições de pagamento.

Além disso, é importante garantir que o carro esteja em boas condições, como explicamos a seguir.

Possíveis restrições

Estar em dia com as questões legais é tão importante quanto manter o carro em boas condições de uso, afinal, ambos são fatores que pesam na hora da avaliação. Como Danilo esclarece, não podem ser usados para a garantia carros "com quaisquer restrições administrativas e/ou judiciais, bem como veículos recusados em perícia".

Em outras palavras, usar o carro como garantia exige que toda a documentação esteja em ordem, sem qualquer pendência legal. Danilo ainda destaca que existe a possibilidade de contar com seguro para o crédito, caso tudo esteja em ordem: "Temos a opção do seguro prestamista, Seguro Auto Casco, Seguro RCF e Capitalização".

Contratação

Para facilitar o processo, a BV criou um modelo que agiliza a solicitação e a concessão do crédito. Veja a seguir o passo a passo:

  • o cliente solicita pelo formulário de contato e anexa os documentos solicitados;
  • a BV faz uma análise financeira para verificar se a renda (individual ou combinada) é suficiente;
  • a BV faz uma avaliação jurídica do carro e dos documentos;
  • com o crédito aprovado, basta que o cliente assine os documentos para receber o dinheiro.

Vale lembrar que o prazo máximo é de 5 anos para carros, 10 anos para ônibus e 20 anos para caminhões. Além disso, as parcelas não ultrapassam os 30% da sua renda bruta. O objetivo é garantir que as condições viabilizem o pagamento das parcelas em dia, evitando atrasos e problemas com a garantia.

Como você pôde ver, esse é um tipo muito simples e seguro de serviço. Se você quer comprar algo ou resolver um problema pontual, considere o crédito com carro em garantia como uma possibilidade real. Os benefícios, como você viu, são significativos — principalmente em relação à baixa taxa de juros!

Quer conhecer as condições para o seu perfil? Entre em contato com a BV e fale com nossos consultores!

Atendimento BV