7 dicas para negociar valores na hora de fazer uma compra

Criamos uma lista com 7 dicas de negociação que vão ajudar você a economizar dinheiro em suas compras. Não deixe de conferir!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Se você quer economizar seu dinheiro e aproveitar parte da renda para alcançar outros objetivos, vai gostar de receber algumas dicas para negociar valores na hora de fazer uma compra. Isso ajuda bastante na hora de diminuir seus gastos e deixar o orçamento em dia.

Para isso, já adiantamos que a timidez não pode tomar conta no momento da negociação. É possível conseguir preços melhores sem parecer que está desvalorizando o produto ou serviço oferecido.

Neste artigo, vamos explicar um pouco melhor a importância da negociação e oferecer dicas para que você se saia bem em suas compras e consiga economizar um dinheirinho a mais. Vamos lá?

A importância de saber negociar

Sabemos que não é todo mundo que consegue chegar negociando com o vendedor, principalmente pela timidez. Porém, quando você tem o objetivo de melhorar as finanças, esse é um novo hábito que não pode ficar de fora. A seguir, explicaremos por quais motivos é importante conversar antes de finalizar a compra.

Descontos

O primeiro benefício é a possibilidade de obter descontos nos produtos. Existe um ditado mais velho que diz que "de grão em grão, a galinha enche o papo" (você conhece?). Na prática, qualquer diminuição que você conseguir na hora da compra, por menor que seja, gera uma baita economia em determinado período.

Preços mais justos

É claro que o vendedor não vai concluir a negociação se achar que perdeu o lucro e que a venda não vale mais a pena. Porém, em alguns casos, eles já estão prontos para negociar e com certa disposição para oferecer um desconto.

Isso significa que você vai conseguir pagar um preço ainda mais justo por algum produto ou serviço. Sem contar que, nesse caso, temos o que é chamado de negociação ganha-ganha. Em outras palavras, todos saem felizes.

Economia

Se você consegue um descontinho de R$50,00 na mensalidade do pacote de TV a cabo, por exemplo, isso já gera uma economia de R$600,00 no ano. É bastante coisa, não acha? E isso só para um serviço. Imagine quanto você conseguiria poupar no ano se fizesse uma boa negociação para a maioria de suas compras.

Dicas para negociar melhor

Agora que você já sabe melhor por que vale tão a pena ter uma boa conversa com o vendedor, vamos listar 7 dicas para negociar da melhor forma possível e alcançar bons resultados. Veja quais são elas a seguir.

1. Aposte na simpatia

Um cliente educado e simpático tem mais chances de conseguir um desconto do que aquele que já chega sem dar ao menos um bom dia, concorda? Portanto, sempre que quiser fechar uma boa compra, não deixe de ser gentil.

2. Pesquise antes

Antes de partir para a compra, dedique algum tempo pesquisando sobre o que você quer comprar e, principalmente, sobre as variações de preços e quais são os itens semelhantes, que podem ser uma boa alternativa se o custo-benefício for mais atraente.

Dessa forma, você consegue saber qual é o valor justo para o produto, conhece os prós e os contras e, com isso, tem mais informações para negociar com o vendedor. Além disso, também fica mais fácil saber quando o preço pedido ali condiz com os benefícios que o produto ou serviço apresenta.

3. Tenha bons argumentos

Não adianta muito chegar no vendedor e pedir um desconto só por pedir. As chances de conseguir uma economia diminuem, principalmente se, a princípio, ele não se mostrar muito disposto a reduzir o preço.

É por isso que oferecemos a dica anterior: pesquise e tenha informações suficientes para apresentar na negociação e mostrar que você está bem por dentro do assunto — mas é preciso atenção: nada de diminuir o trabalho do outro, combinado? Evite expressões como "está caro", "em outro lugar está mais barato" ou coisas do tipo. Elas podem soar ofensivas e minar a sua tentativa de conseguir um descontinho.

4. Faça uma oferta

Se você pesquisou e já sabe qual é a média de preço do produto no mercado, faça uma oferta com um valor que seja justo para ambos os lados. Dependendo da sua proposta, o vendedor pode concluir logo a negociação só para não correr o risco de perder a venda. Só não vale querer pagar metade do preço, né?

5. Prefira fazer o pagamento à vista

Quando você tem o dinheiro do produto em mãos, aumenta consideravelmente as chances de conseguir um bom desconto com o vendedor. Afinal, ele vai conseguir receber o valor inteiro de uma só vez. Isso já é uma grande vantagem, principalmente quando se trata de algo que tem o preço um pouco mais elevado.

Para as suas finanças pessoais, isso também é bem benéfico, já que você não precisa se comprometer com parcelas ou mesmo correr o risco de fazer qualquer compra no calor do momento.

6. Tenha paciência

Se você desistir de uma negociação só porque recebeu um "não" logo de cara, dificilmente vai conseguir sucesso nas suas compras. Então, aqui vai uma das principais dicas para negociar: tenha paciência.

Existem grandes possibilidades de o vendedor não querer abrir mão do valor pedido já de primeira. Porém, se você demonstra que está informado sobre o assunto, que quer mesmo fechar negócio e, principalmente, tem o dinheiro para pagar à vista, as coisas mudam um pouco.

É aí que o vendedor pode ver que vale diminuir um pouco o lucro e concluir a negociação rapidinho. Afinal, você quer mesmo comprar e única coisa que impede é não concordar sobre o valor que fica bom para ambos.

7. Deixe a vergonha de lado

Se você quer economizar dinheiro em suas compras, já pode treinar para deixar a timidez de lado. Como é que você vai conseguir valores mais justos se tem vergonha só de perguntar "podemos negociar um desconto?"? No começo pode ser um pouco mais difícil mesmo, mas, com o tempo, você se acostuma e a negociação se torna mais natural.

Com essas dicas para negociar valores, fica um pouco mais fácil saber como conversar com o vendedor e conduzir a conversa para que ambas as partes saiam ganhando no final. Aproveite para colocá-las em prática já na sua próxima compra e ver como o seu orçamento agradece.

Se você quer continuar acompanhando outros conteúdos e novidades que surgem aqui na BV, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Atendimento BV