Veja a seguir o que os melhores bancos digitais têm em comum em relação a serviços e benefícios.

Veja a seguir o que os melhores bancos digitais têm em comum em relação a serviços e benefícios.

Categoria: Orientação Financeira

Desde o ano de 2016, os melhores bancos digitais vêm conquistando seu espaço no Brasil. Diferentemente das instituições bancárias convencionais, onde é permitido administrar uma conta pelo aplicativo ou site parcialmente, eles oferecem um controle remoto total, o que inclui a criação da conta corrente, pagamentos, transferências etc.

Hoje, graças à tecnologia móvel dos celulares, os hábitos financeiros mudaram. Resolvemos quase todas as demandas do dia sem termos de ir a um estabelecimento. Seja entre o intervalo dos exercícios, seja em um almoço rápido antes de retomar o trabalho, conseguimos solucionar diversas obrigações por meio desse dispositivo. Por exemplo, aquele boleto que nos esquecemos de pagar e está quase vencendo pode ser quitado por meio do aplicativo do banco digital de modo imediato.

Neste post, reunimos as características que os melhores bancos digitais têm em comum, além de outros detalhes importantes. Confira!

Qual é o cenário dos bancos digitais no Brasil?

Nos últimos anos, o segmento de bancos digitais aumentou de forma vertiginosa, graças ao uso de celulares para fazer transações financeiras. Esse crescimento é reflexo da frequente digitalização do mercado bancário e de jovens que estão em busca de uma independência financeira desburocratizada.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2019, em torno de 93,6 milhões de contas foram logadas por meio de smartphones. Hoje, muitos bancos disponibilizam serviços de mobile banking para seus clientes, o que leva ao uso de 44% das transações bancárias no país.

As informações favorecem a consolidação de um sistema de atendimento omnichannel, que é uma estratégia de contato multicanal, na qual as empresas otimizam a experiência do usuário, garantindo um melhor relacionamento com o público por meio de canais de contatos variados, como chat online, redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails etc.

Origem

Antes de 2016, não havia bancos digitais no Brasil. Tudo mudou após o surgimento da Resolução N° 4.480/16, do Banco Central, que aprovou a abertura e o fechamento de contas digitais. Como consequência, surgiram instituições como o Banco Inter e o Banco Original. Em 2018, outro passo relevante foi dado por meio da Resolução N° 4.656/18, que eliminou a necessidade de intermediação de um banco para conceder crédito.

Quantidade de usuários

No fim de 2020, a soma de clientes online chegou a 44 milhões, segundo informações fornecidas pelos maiores bancos digitais do mercado. Veja a relação por marca:

  • Nubank: 30 milhões;
  • Banco Inter: 7,2 milhões;
  • Banco original: 3,8 milhões;
  • C6 Bank: 3 milhões.

Diferença para fintech

Tanto os bancos digitais quanto as fintechs oferecem serviços financeiros ao público, mas são negócios diferentes.

Os bancos digitais são como os tradicionais que você conhece, contudo, o processo é totalmente digital. Assim, podem realizar as mesmas atividades e são fiscalizados pelo Banco Central como qualquer outra instituição financeira.

Já as fintechs vêm dos termos ingleses financial e technology. Elas proporcionam serviços por meio da tecnologia, mediante contas digitais para pagamento. Apresentam um funcionamento diferente e não realizam atividades bancárias, como empréstimos, financiamentos etc.

A escolha entre uma e outra depende das necessidades do usuário.

Qual é a sua relação com o open banking?

Open banking (banco aberto, em português) nada mais é do que o compartilhamento de dados realizado pelas funcionalidades APIs (interfaces de programação de aplicações, em português).

Essa ferramenta permite que clientes acessem em uma única plataforma todas as contas bancárias. É possível visualizar tudo que está relacionado às suas finanças, desde que os bancos digitais façam parte do open banking. Com a transformação digital, tal ferramenta melhora os serviços das instituições bancárias, como a experiência dos usuários.

Na prática, como funciona uma conta digital?

A conta digital atua de maneira simples e desburocratizada para que cada pessoa mexa com seu dinheiro direto pelo aplicativo conectado à internet. Nele, é possível ver extratos, realizar transferências, pagar contas, pedir empréstimos e fazer aplicações com bons rendimentos.

Com praticidade e poucas taxas, esse serviço é seguro, fácil e rápido de usar, pois só com alguns cliques você administra seu dinheiro. Sem falar que os atendimentos de suporte funcionam online e pelo próprio app, evitando a necessidade de ir até a uma agência bancária e com toda segurança.

Quais são os pontos em comum dos melhores bancos digitais?

Esse segmento apresenta diversas vantagens em comum. Veja a seguir os melhores benefícios dos bancos digitais.

Isenção de tarifas

Um dos fatores mais relevantes dessa modalidade é a redução ou até mesmo a total isenção de tarifas. Serviços como consultas, depósitos, transferências e mensalidades tiveram seus valores diminuídos, pois as pessoas já usam a internet para realizar tais serviços e pagar contas. Além disso, é possível contar com qualidade e segurança nas movimentações.

Praticidade para tudo

Uma das vantagens de quem tem conta em banco digital é a praticidade. A experiência é totalmente desburocratizada em relação ao banco convencional, desde a abertura da conta digital até a solicitação de cartão de crédito, por exemplo. Tudo é feito em poucos toques na tela.

Isso ocorre porque a digitalização é a base de tal processo, favorecendo a experiência com dinamismo e agilidade. Assim, a praticidade é muito maior para o cliente do que nas instituições físicas, que ainda utilizam medidas burocráticas e procedimentos defasados.

24 horas

Quantas vezes você teve de encurtar seus momentos de folga para ir até uma agência bancária resolver uma demanda? Esse é outro destaque dos bancos digitais: não existe horário de expediente. Pelo smartphone, tablet ou computador, é possível fazer transações a qualquer dia e horário, independentemente da sua localização.

Você pode aproveitar alguns minutos do seu dia para resolver pendências enquanto vai para o trabalho, academia ou supermercado, por exemplo. Afinal, os apps dos bancos digitais funcionam como um banco completo na palma da sua mão.

Soluções imediatas

Esqueceu sua senha de acesso? Seu cartão foi bloqueado por ter ficado muito tempo sem uso? Só de ter de ir a um estabelecimento bancário para resolver tais demandas já bate um desânimo, não é mesmo?

Um grande diferencial do banco digital é exatamente este: você não precisa tirar horas do seu dia para enfrentar aquelas filas que quase não andam para resolver suas pendências. É tudo feito pelo aplicativo no celular, sem falar com ninguém.

Como visto, os melhores bancos digitais apresentam muitas facilidades em comum. Basta pesquisar os diferenciais de cada um para escolher aquele que atende às suas necessidades e abrir uma conta.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.