Como funciona a energia solar

Entenda de uma vez por todas como a energia solar funciona e saiba por que ela pode ser uma opção cada vez mais frequente!

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

O funcionamento da energia solar pode gerar muitas dúvidas, não é mesmo? Afinal, será que ela é realmente eficiente? Quais são suas principais vantagens? Para esclarecer essas e outras questões relacionadas ao tema, preparamos este conteúdo. Acompanhe o infográfico até o fim para não perder nenhuma informação.

Em primeiro lugar, é preciso desfazer a ideia de que a instalação de sistema fotovoltaico gera despesas altas demais — desde que começou a ser desenvolvido, o custo para contar com esse tipo de tecnologia caiu de maneira considerável. Com o tempo, a eficiência da energia solar foi aprimorada. Não à toa, em algumas regiões, o preço para gerá-la sai mais em conta do que o de fontes de energia convencionais.

De modo resumido, a energia solar é originada a partir da luz e do calor emitidos pelo sol e pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou como energia térmica. Ela pode ser captada com o auxílio de painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.

No Brasil, o incentivo ao uso dessa fonte pode ser justificado pelo potencial do país, que tem grandes áreas com bastante radiação solar. Como não emite gases prejudiciais ao efeito estufa, ela causa menos danos ao meio ambiente que outras matrizes energéticas.

A energia solar fotovoltaica consiste na conversão direta da radiação solar em energia elétrica; ao passo que, no sistema heliotérmico, a energia é transformada em calor e serve para aquecer a água de residências e hotéis.

Ela pode ser tratada como uma matriz renovável, porque é originada de uma fonte inesgotável: o Sol. Além disso, não polui e exige pouca manutenção em suas centrais de distribuição. Como os equipamentos não demandam tantos cuidados, trata-se de uma alternativa válida para locais afastados ou isolados.

Enfim, a energia solar é uma ótima opção para diversos casos e ela não precisa de áreas tão extensas para ser produzida. Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Atendimento BV