Indo além dos aplicativos de motorista: como ganhar dinheiro com o carro?

Dá para ganhar uma renda extra de forma esporádica ou contínua com o seu carro? Com certeza! Saiba mais como fazer isso neste artigo!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

O seu carro fica parado na garagem quando poderia ajudar você a obter uma renda extra? Que tal mudar isso e passar a ganhar dinheiro com o seu possante? E não, não precisa ser com um aplicativo de motorista particular, como Uber, Cabify ou 99.

Embora sejam alternativas ótimas para trabalhar, resolvemos selecionar outras opções para aumentar as suas possibilidades de fazer um extra no final do mês. Quer saber quais são elas? Continue lendo e descubra!

Alugar o seu carro

Para começar, você pode alugar o seu carro para pessoas que precisam dele para algum objetivo, como viajar ou se deslocar por grandes percursos. Dá até mesmo para locá-lo para quem trabalha de motorista particular via aplicativo — só que você continuará tranquilamente em casa.

Por sinal, muitas locadoras de carros fazem isso e conseguem um bom faturamento, e há sites e aplicativos que servem de intermediários para quem deseja alugar seu carro a terceiros. Esse mercado é conhecido como carsharing (partilha de carros), tendo como exemplos o moObie.

Trabalhar com mudanças

Outra opção interessante, especialmente para quem tem um carro utilitário, é fazer o transporte de mudanças para pessoas que estão trocando de casa ou apartamento. Quanto maior a distância que você cobrir, maior poderá ser a sua renda.

Além disso, não precisa se focar em mudanças grandes, isto é, você poderá oferecer os seus serviços para levar móveis ou pequenos itens de um lugar a outro. Por exemplo, há pessoas que fazem trocas por meio de sites, grupos virtuais ou WhatsApp que podem precisar de ajuda para transportar os itens trocados.

Também há pessoas que necessitam enviar outros objetos para pessoas em outros locais, dentro da cidade mesmo, para presentear alguém, por exemplo. Se procurar bem, dá para achar diversos motivos para alguém precisar de um carro que trabalhe com transporte e mudança.

Realizar entregas de itens

Por falar em realizar entregas, existem aplicativos de delivery que pagam a entregadores para que levem produtos de estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes, mercados) até consumidores. Por exemplo, o iFood, o Rappi e o Uber Eats.

Você pode se cadastrar nesses aplicativos e passar a fazer entregas de produtos de todo tipo, como alimentos prontos, compras de mercado, medicamentos etc. tornando esse serviço uma segunda fonte de renda.

Fazer carreto de lojas

Se preferir, você pode fechar parcerias diretamente com lojas para fazer as entregas delas, especialmente as de móveis e de produtos maiores. Para isso, é importante ter um carro utilitário. Nesse caso, você passará a tratar diretamente com uma Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, uma empresa, o que possibilita a chance de negociar valores melhores.

Oferecer caronas

Tem mais gente que faz um trajeto semelhante ao seu até o trabalho? Você passa perto das casas de outros colegas? Então, por que não oferecer uma carona? Até poderá não cobrar um extra deles por isso, mas dá para pedir, pelo menos, a grana do combustível e reduzir os seus gastos.

Se preferir, existem aplicativos que possibilitam oferecer caronas para pessoas que vão ao mesmo lugar que você e ainda descolar um bom valor por isso. Dois exemplos são o Waze Carpool e a BlaBlaCar.

E quando for viajar para outra cidade, esses mesmos aplicativos permitem encontrar pessoas que irão ao mesmo destino. Dessa forma, dá para oferecer as caronas e ainda conseguir um bom valor, de modo a reduzir as suas despesas que provavelmente serão bem maiores do que os gastos de um deslocamento dentro da cidade. Legal, né?

Transformar o carro em um negócio

Tem uma kombi, van, furgão ou mesmo um modelo conversível? Saiba que você poderá transformá-lo em um negócio. Como assim? As possibilidades são inúmeras, porém uma opção comum é convertê-lo em um food truck. Há, ainda, quem adapte ou personalize o carro para:

  • vender roupas na praia;
  • ser uma oficina móvel;
  • oferecer serviços de banho e tosa a animais (pet shop móvel);
  • vender doces e outras comidas;
  • servir de vitrine para venda de produtos, como bolsas;
  • ser uma temakeria móvel;
  • entre outros.

Para isso, basta uma boa dose de criatividade e de empreendedorismo! Também é importante, nos casos que demandam uma personalização maior, buscar empresas especializadas em modificação veicular. Também existem franquias móveis, ou seja, que repassam as instruções sobre o que fazer no carro e já têm um modelo de negócio para interessados em serem franqueados.

Alugar pontos específicos do carro para publicidade

Você pode alugar partes do seu carro para adesivagem ou instalação de anúncios, como as laterais e o para-brisa traseiro. Isso costuma ser comum em época de campanha política, porém dá para fazer o ano todo. Só é importante ficar atento à legislação que regula essa prática, para não ter problemas.

É possível também colocar anúncios dentro do veículo para quem trabalha transportando passageiros. Uma empresa que faz isso, por exemplo, é a Olacarro, porém ela atua exclusivamente com carros que trabalham com Uber, 99, Cabify etc.

Fazer corridas particulares

Outra forma de ganhar dinheiro com o carro é fechando acordos para atuar como motorista particular em momentos específicos. A diferença para os aplicativos como Uber, 99 e Cabify é que você não ficará disponível para transportar passageiros aleatórios, mas apenas uma ou mais pessoas.

Podem ser conhecidos ou, até mesmo, profissionais de empresas, como no transporte executivo. Você poderá combinar esse serviço em horários em que está de folga ou antes de ir para o seu próprio trabalho. Uma vantagem desse modelo é que o pagamento pode ser combinado todo mês, gerando uma receita previsível e até mesmo contínua por determinado período.

É possível ganhar dinheiro com o carro de diversas maneiras, porém, é preciso considerar os custos envolvidos em cada uma delas, bem como o esforço necessário. Com um bom planejamento — e até mesmo alguns testes nas opções apontadas — você poderá escolher a forma mais vantajosa de obter uma renda extra mais facilmente.

Quer ficar por dentro de mais dicas relacionadas a carros? Siga a BV nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e acompanhe os posts!

Atendimento BV