Saiba como organizar a festa de aniversário de casamento perfeita

Saiba que é possível celebrar sem perder o sono por conta das despesas

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Fazer uma festa de aniversário de casamento inesquecível é o sonho de muitos casais. No entanto, não são poucos os que têm medo de organizar uma comemoração incrível por medo de extrapolar os gastos.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível fazer uma festa perfeita sem perder o sono por conta das despesas. Para isso, é preciso investir em planejamento e controlar os gastos já na etapa de preparação das bodas para garantir que o evento seja adequado à sua renda.

Entre as dicas para organizar uma festa de aniversário de casamento sem prejudicar as finanças estão saber a sua real situação financeira e colocar um teto de gastos antes de iniciar a preparação para não ter surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas.

Pesquisar preços e usar a criatividade a favor também ajudam na organização de um evento impecável sem prejudicar as suas finanças pessoais. Saiba agora como organizar a festa de aniversário de casamento perfeita!

Por que fazer uma festa de aniversário de casamento?

Reunir os amigos e celebrar o amor nunca é demais. Por isso, uma festa de aniversário de casamento está nos planos de muitos casais. A ocasião é uma forma de comemorar os anos que passaram juntos e, em alguns casos, a oportunidade de renovar os votos que fizeram na cerimônia de casamento.

Entre as celebrações mais comuns está bodas de prata, que é quando o casal comemora 25 anos de casamento. Mas nada impede também a comemoração de outras datas, como bodas de porcelana (20 anos) e bodas de ouro (50 anos).

Como organizar as bodas?

Assim como em um casamento, fazer um planejamento detalhado das bodas é a chave para organizar um evento incrível sem extrapolar os gastos. Quanto antes você começar a planejar a comemoração, mais tempo terá para buscar o lugar perfeito por um preço que pode pagar, negociar com fornecedores e gastar menos por reservar tudo com bastante antecedência. Veja algumas dicas para organizar a festa de aniversário de casamento!

Defina um teto de gastos

O primeiro passo para planejar uma festa de aniversário de casamento sem gastar mais do que pode é definir um teto para os gastos com o evento. Liste tudo o que precisará providenciar, como local, decoração, bufê, som etc. e quanto pode gastar em cada categoria.

O ideal é fazer esse planejamento após uma análise cuidadosa das finanças para se certificar qual é o valor disponível para a festa. Caso o orçamento esteja apertado, procure soluções para tornar o evento possível. Muitos casais não bancam a comemoração sozinhos, recorrendo aos convidados para algum tipo de contribuição, por exemplo.

Faça a lista de convidados

O próximo passo na preparação das bodas é elaborar a lista de convidados. Esse é um ponto delicado, principalmente no caso de casais com famílias grandes e muitos amigos e conhecidos.

No entanto, por maior que seja a tentação de convidar todos os que compartilharam momentos nos anos anteriores, pelo bem das finanças, é essencial fazer uma lista enxuta, apenas com as pessoas próximas e realmente importantes para o casal.

O modelo intimista de celebração está em alta e não é à toa. As pessoas valorizam cada vez mais passar momentos com quem realmente importa e não mais convidar colegas e membros da família apenas para cumprir uma formalidade.

Escolha a data e o local da celebração

Com a lista de convidados fechada, é a hora de definir a data e o local de celebração da festa de aniversário de casamento. O dia escolhido pode ser aquele que tem alguma importância para o casal (a própria data em que casaram, por exemplo) ou um período conveniente para todos.

O local da celebração pode seguir a mesma lógica: ser um lugar marcante na história do casal ou conveniente para o tipo de celebração que está sendo planejado. O importante é que o espaço escolhido seja adequado para o número de convidados, para o horário e mês do evento. Lembre-se de que quanto antes vocês reservarem o local, maiores são as chances de conseguir negociar um bom preço.

Decida fornecedores e decoração

Depois de decidir quando e onde será a festa de aniversário de casamento, é importante escolher como será a decoração e os fornecedores que devem ser contratados. Essa etapa exige muita conversa por parte do casal para garantir que os dois concordam em pontos importantes, como a comida que será servida no evento e o tipo de música (se será um DJ ou uma banda ao vivo, por exemplo).

Para não gastar mais do que pode, lembre-se de consultar o planejamento de gastos em todas as etapas de preparação do evento. O valor máximo destinado para cada categoria pode ajudar a tomar decisões importantes, como escolher determinado tipo de bolo e em vez de outro que ultrapassa o orçamento.

Como economizar na comemoração das bodas?

Agora que você já sabe o passo a passo para organizar as bodas, confira algumas dicas incríveis para economizar no planejamento do evento!

Pesquise preços

Quem quer economizar na organização de uma festa de casamento não pode abrir mão de pesquisar preços antes de contratar qualquer tipo de serviço. Muitas vezes, itens similares têm diferença significativa de valor de um fornecedor para outro.

Peça indicação de amigos e sempre faça uma pesquisa na internet antes de fechar negócio para avaliar se o preço cobrado é competitivo e a reputação do fornecedor. Dessa forma, você garante que o barato não saia caro.

Para não gastar mais do que pode nas bodas sempre negocie com os fornecedores os melhores valores e condições de pagamento.

Aposte no "Faça Você Mesmo"

Quem quer gastar menos na festa de aniversário de casamento deve considerar fazer alguns itens à mão, como o convite e, até mesmo, os enfeites de mesa. Além de baratear os custos da celebração, você dá um toque mais pessoal para o evento.

Pague à vista

Outra dica para economizar nas bodas é, sempre que possível, pagar à vista, pois você pode negociar bons descontos com fornecedores. Porém, se você fez os cálculos e viu que isso não é viável, procure uma empresa confiável e considere a ideia de contratar o crédito com imóvel ou carro em garantia.

Siga as nossas dicas para organizar uma festa de aniversário de casamento perfeita sem desequilibrar a sua vida financeira!

Conhece alguém que pode gostar dessas dicas para organizar a festa de aniversário de casamento incrível? Então, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a realizarem a sua próxima conquista!

Atendimento BV