Como escolher o fornecedor para instalar o sistema de energia solar? Aprenda agora!

Sua casa mais econômica e sustentável está cada vez mais perto de se tornar realidade! Saiba como escolher um bom fornecedor de energia solar!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Os avanços da tecnologia vêm tornando os sistemas de energia renovável cada vez mais acessíveis para uso residencial. Contudo, é natural que surjam algumas dúvidas na hora de contratar uma empresa para realizar esse serviço. Afinal, o que devemos considerar na hora de escolher o fornecedor o fornecedor para instalar o sistema de energia solar?

Não se preocupe, a resposta está a seguir! Para ajudar você nesse processo, criamos este conteúdo em parceria com uma especialista no assunto. Carolina Reis é Diretora Executiva do Meu Financiamento Solar, uma empresa parceira do banco BV que tem como principal foco ajudar as pessoas a adquirirem esse tipo de sistema.

Confira a seguir os principais critérios para definir seu fornecedor de energia solar!

Custo

Carolina aponta que as dúvidas na hora de fazer um orçamento são comuns e que, ainda assim, é possível executar o projeto com tranquilidade. Um primeiro ponto a se ter em mente é que o custo precisa ser levantado e comparado, mas que isso não significa que ele será o principal critério para escolha.

"Nem sempre um orçamento mais barato é o correto. O cliente vai ter que entender aquela média", explica, se referindo ao valor médio cobrado por bons fornecedores. Quer ter uma ideia de quanto isso costuma custar para projetos residenciais? Carolina deixa uma dica valiosa.

"No Meu Financiamento Solar a gente tem um simulador no qual o cliente consegue ter uma ideia do custo médio do serviço completo". O funcionamento é simples: basta acessar o site e informar alguns dados — como seu gasto com a conta de luz, o estado em que mora, sua cidade etc. — que a plataforma calcula o valor médio com base nas estatísticas que a empresa levanta naquela região.

Tendo em mente o quanto você pode investir no sistema, vejamos então quais os dois critérios essenciais para escolher o fornecedor de energia solar.

Qualidade do sistema

A Diretora Executiva do Meu Financiamento Solar esclarece que a qualidade deve ser o foco principal na hora de comparar opções. Para começar, é fundamental contar com equipamentos confiáveis. "O cliente tem que buscar segurança naquele fornecedor que está escolhendo", diz Carolina.

Não conhece as marcas desse tipo de produto? Não se preocupe. Você pode avaliar essa questão observando a reputação daquele fabricante no mercado, por exemplo. Carolina conta que boa parte dos equipamentos são importados, o que significa que há um bom número de feedbacks disponíveis em sites de avaliação de produtos.

Para complementar, esse critério está diretamente relacionado a outro, conforme detalhamos a seguir.

Qualidade do fornecedor

O serviço prestado pelo fornecedor de energia solar diz muito sobre a eficiência do sistema e nos ajuda a entender se podemos confiar naquele projeto. Carolina cita como exemplo a experiência do fornecedor na execução e no atendimento ao cliente. Segundo ela, esse parceiro deve transmitir confiança.

"O fornecedor tem que trazer confiança de que entende do que está propondo ao cliente", explica. Por isso, ela sugere fazer uma série de perguntas para verificar se aquela empresa é capaz de explicar em detalhes todo o processo. Alguns pontos a serem esclarecidos são:

  • o processo de homologação junto à concessionária de energia;
  • disponibilidade de pós-venda;
  • tempo estimado para entrega e instalação.

Carolina aponta que o prazo total, por exemplo, tende a ficar em torno de 3 meses. São cerca de 5 a 10 dias para envio do equipamento, que muitas vezes vem de fora do Brasil; em torno de 1 mês para a concessionária de energia emitir o parecer de acesso; e cerca de 2 a 3 dias para instalação residencial, ou 5 dias para um projeto empresarial um pouco maior.

O tempo total pode variar, sendo mais curto em regiões metropolitanas e de fácil acesso, ou mais longo em locais mais distantes. Em todo caso, é fundamental que o fornecedor saiba esclarecer detalhadamente como isso será feito e quais garantias de segurança o cliente tem — o que nos leva para o próximo critério.

Suporte antes, durante e depois da instalação

No contato com o fornecedor, é interessante optar por aqueles que estejam ao seu lado nas três fases do processo: pré-venda, instalação e pós-venda. No primeiro passo, por exemplo, é o fornecedor quem entra em contato com a concessionária.

Quanto à segunda fase, Carolina explica que, já com o contrato assinado, um bom fornecedor é aquele que sabe "informar ao cliente em que etapa está o processo — homologação, envio da mercadoria, instalação etc.". O pós-venda, por sua vez, é quando o cliente já tem o sistema instalado e quer se certificar de que ele está gerando os créditos de energia conforme esperado.

Isso envolve, é claro, uma garantia em relação a eventuais problemas de sistema ou infraestrutura que surjam após a instalação. Carolina sugere que 1 ano é um tempo adequado para se ter como referência, pois é suficiente para que o fornecedor garanta que o sistema está operando corretamente ou mesmo que faça alguns ajustes, se necessário.

Financiamento para energia solar

Por fim, vale destacar a importância de buscar um projeto que não cause grandes impactos tanto na sua rotina, quanto no seu orçamento. O financiamento de energia solar do BV é um bom exemplo disso. Carolina explica que o BV tem uma linha focada nesse produto, com a qual só fornecedores homologados no banco conseguem atuar.

Além do simulador de custo disponível no site do Meu Financiamento Solar, o BV oferece um processo rápido e prático para o cliente. A aprovação é ágil e a própria assinatura é facilitada: você pode assinar pelo próprio celular, via SMS. Durante esse contato, o BV tira todas as dúvidas do cliente sobre a formalização e as etapas seguintes.

Com taxas competitivas e um prazo de até 84 meses, as parcelas ficam muito próximas ao valor da sua conta de luz atual — e muitas vezes até menores, dependendo da região. O BV oferece carência de 120 dias, o que significa que você tem tempo de finalizar a instalação e reduzir sua conta de luz antes de iniciar o pagamento das parcelas.

Nós temos o comprometimento de tornar esse produto cada vez mais acessível e melhorar o processo — tanto que criou uma linha específica para esse financiamento. Agora que você já sabe como escolher o fornecedor de energia solar, vale a pena tirar proveito desses benefícios. Se quer mais detalhes da parte técnica do projeto, basta navegar pelas seções do Portal Solar!

Se gostou dessas dicas, que tal conhecer melhor as condições para instalar energia solar na sua casa? Então entre em contato com o BV e fale com quem é referência no assunto!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.