Energia solar no Brasil: fique por dentro do panorama

A energia solar é uma das melhores soluções econômicas para o nosso país. Veja o panorama e as vantagens desse recurso.

Categoria: Financiamento para Energia Solar

O uso da energia solar no Brasil já faz parte do debate da mudança da matriz energética do mundo. Afinal de contas, essa é considerada uma forma ambientalmente correta e limpa de reprodução energética, pois não emite poluentes para a atmosfera.

Esse recurso funciona muito bem em residências. Ele se divide em dois tipos: as placas fotovoltaicas, que convertem o raio solar em eletricidade; e o sistema térmico, que usa o calor do sol para aquecer a água.

Neste post, reunimos diversas orientações sobre energia solar, como suas vantagens e um panorama desse recurso sustentável. Confira.

Quais são as vantagens da energia solar?

Os benefícios conseguidos com a produção e uso dessa fonte energética são muitos. Conheça a seguir os principais.

Menos poluição

Por reduzir a poluição, esse recurso é classificado como limpo — ao contrário das termoelétricas, que geram energia com a queima de carvão mineral, emitindo gases nocivos para o meio ambiente.

Baixa demanda por manutenção

Por ter dois principais componentes — inversores e painéis solares —, o sistema apresenta baixa demanda em relação a reparos. Isso é excelente, pois é possível estender sua durabilidade com bons hábitos pontuais.

Depois de instalar o sistema, as precauções necessárias envolvem apenas a limpeza e a inspeção dos painéis solares. Eles são confeccionados para trabalhar continuamente, bastando observar sua capacidade de produção pelo inversor do painel.

Economia na conta de luz

Não podemos deixar de mencionar a diferença que esse investimento traz para as contas de consumo da casa ou escritório. Quem tem esse recurso no imóvel consegue produzir toda ou maior parte da energia consumida.

Logo, se pensarmos que a fonte solar é gratuita e renovável, podemos concluir que a pessoa que usa essa alternativa terá uma economia significativa em seu orçamento podendo chegar em até 95%.

Valorização do imóvel

Independentemente de ser um imóvel residencial ou comercial, com certeza a presença de um sistema energético solar aumentará seu valor de mercado. Isso acontece porque possíveis compradores costumam se sentir atraídos pela economia que terão com o passar dos anos.

Ou seja, o valor investido com a instalação desse mecanismo sustentável retornará para o seu bolso, acrescido de rentabilidade. O motivo é simples: quem adquirir o imóvel vai considerar que não terá de passar pela etapa de busca, negociação e adequação para gerar energia solar.

Além disso, sua propriedade será reconhecida por seu engajamento ecológico na região. Isso é excelente para condomínios e ainda mais para estabelecimentos comerciais. Ao fazer essa implementação, as vantagens só aumentam.

Como está o mercado de energia solar no Brasil?

Em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil atingiu a marca de 200 mil instalações de sistemas de energia solar. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a previsão é que em 2024 o país terá quase 620 mil sistemas instalados de norte a sul.

Ainda que não seja uma das nações líderes em geração de energia solar, o destino desse segmento é bastante promissor. Mesmo em locais com pouca incidência de sol, há um potencial maior do que países do norte da Europa, por exemplo, que costumam ser nublados e escuros por longos períodos.

Essa alternativa também faz parte do uso energético renovável em empresas multinacionais. Afinal de contas, com as mudanças climáticas cada vez mais intensas e a finitude dos recursos naturais, a sociedade anseia por soluções e produtos ecologicamente corretos.

Por que é uma boa ideia investir em energia solar?

Ainda não convencemos você quanto aos diferenciais e vantagens desse recurso ecologicamente correto? Então veja mais alguns destaques.

Proteção

Como se a economia não bastasse, existe outro grande diferencial que esse sistema pode trazer para o seu imóvel ou empresa: a proteção contra a inflação energética.

Com a crise gerada no setor elétrico brasileiro, os valores sobem a índices mais elevados que o da própria inflação convencional, elevando o preço da fatura constantemente. E, para quem não tem energia solar ainda, essa é uma demanda que deverá persistir por muito tempo.

A gestão crítica dos reservatórios, somada às falhas de gestão dos governos, gera custos e endividamentos que serão pagos pelas pessoas por meio de novos reajustes na conta de luz.

No entanto, para quem investiu em energia verde, isso se torna uma vantagem e tanto. Por exemplo, se você tem um sistema que gera X de energia mensalmente, a economia será esse valor mais a tarifa mensal da distribuidora. Logo, conforme a tarifa aumenta, mais você economiza na conta de luz.

Créditos de energia

Se você tem algumas propriedades, mesmo em municípios diferentes de seu sistema de energia solar, é possível usar o excedente elétrico produzido em sua residência (ou estabelecimento) para compartilhar com esses imóveis.

Esses créditos são computados pelo próprio sistema integrado à sua concessionária energética. Mas, se você não tem outro imóvel para fazer o compartilhamento, pode usar o crédito em períodos de maior consumo em sua casa ou em dias mais nublados com pouca intensidade solar.

Nesse sentido, você sai no lucro, pois não perde com a instalação desse recurso para suprir seu consumo energético, gerando sustentabilidade residencial e mais economia para o seu bolso.

Produção limpa

A conversão da luz solar em energia, que ocorre dentro das células fotovoltaicas, é feita de maneira 100% limpa, sem emitir gases poluentes ou gerar impacto ambiental.

Durabilidade e resistência

Em geral, os módulos fotovoltaicos duram 25 anos. Essa é a garantia fornecida pelos fabricantes, mas sua durabilidade pode exceder esse tempo com folga. Em alguns casos, sua vida útil fica entre 30 a 40 anos.

O que pode acontecer com a placa solar após os 25 anos é a redução na absorção de calor. É por isso que as empresas informam um tempo menor. Logo, se os painéis não forem conservados e higienizados periodicamente, é possível que produzam menos energia do que no início.

Por fim, vale reforçar que esses materiais são resistentes a fenômenos meteorológicos, como chuvas de granizo. Basta que sejam instalados em locais inclinados para não absorverem o impacto do gelo nas placas.

Como visto, a energia solar no Brasil faz parte de um investimento em massa que está se consolidando rapidamente no mercado. Isso porque, além de pensarem em economia, as pessoas desejam preservar o meio ambiente.

Nesse caso, nós podemos ajudar você a fazer parte do grupo seleto de consumidores de energia limpa. Quer economizar até 95% na conta de luz? O Meu Financiamento Solar é uma plataforma online exclusiva para essa finalidade. Acesse, faça uma simulação e tire suas dúvidas!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.