Energia solar: como funciona?

Será que você sabe como funciona a Energia Solar? Preparamos um conteúdo para te explicar no detalhe. Vamos lá?

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Você certamente já ouviu falar sobre energia solar, não é mesmo? Nos últimos anos, esse tema se tornou comum, graças aos inúmeros benefícios que essa modalidade de geração de energia pode oferecer.

Diferentemente do que ocorria no passado, hoje a energia solar não é distante e restrita às grandes empresas. Pelo contrário, hoje já é possível ter acesso às vantagens da energia solar de forma muito mais simples, seja você um usuário doméstico, seja dono de um negócio.

No entanto, apesar de todo crescimento da energia solar no Brasil, ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre esse assunto. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer. Energia solar: como funciona? Continue a leitura e descubra!

O que é a energia solar?

Como o próprio nome já indica, a energia solar é aquela obtida a partir do Sol, podendo ser aproveitada por diferentes tecnologias, como a energia fotovoltaica e a energia térmica. Além disso, se trata de uma fonte alternativa de energia e que tem como principais características a sustentabilidade, a economia e a alta eficiência.

É por esses e outros motivos que a energia solar tem sido adotada no mundo. Prova disso é que hoje já é possível aproveitar as vantagens dessa modalidade de energia em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e outros ambientes.

Confira no vídeo abaixo um resumo de como funciona: 

Quais são os tipos de energia solar existentes?

Atualmente, o uso do Sol como uma fonte de energia acontece de duas principais formas: pelo aproveitamento da energia térmica e pela chamada energia fotovoltaica. Cada uma delas tem as suas características, como veremos mais adiante.

Energia Térmica

A energia solar térmica, de maneira bastante simples, utiliza o calor gerado pelo Sol para aquecer a água. É a partir dela que se consegue, por exemplo, ter uma piscina aquecida ou um chuveiro quente sem se utilizar eletricidade.

Energia Fotovoltaica

Já a energia fotovoltaica funciona de maneira diferente. Nela, o que se usa é a luz solar, e não o calor. Dessa forma, a luz emitida pelo Sol é captada por painéis solares especiais, que geram o chamado efeito fotovoltaico — por isso o nome da tecnologia —, responsável por produzir energia elétrica a partir da luz solar.

Assim, como é possível perceber, apesar de utilizarem a mesma fonte de energia — o Sol —, a energia térmica e a energia fotovoltaica têm princípios bem diferentes, embora sejam muito úteis para a sociedade atual, já que são fontes limpas e altamente sustentáveis.

Quais são as principais vantagens da energia solar?

Por se tratar de uma fonte alternativa e sustentável, a energia solar é bastante vantajosa, seja para uso residencial, seja para uso comercial. Para comprovar isso, a seguir listamos alguns dos pontos fortes dessa tecnologia — os quais, inclusive, têm feito com que mais e mais pessoas invistam nessa modalidade. Confira!

Fonte limpa e renovável

Uma das principais vantagens da energia solar é que ela é renovável. Ou seja, se trata de uma fonte ilimitada, diferente de outras bastante comuns, como o carvão e o petróleo.

Como você deve saber, no Brasil, principalmente, o Sol brilha forte em todas as localidades e na maior parte do ano. Então, aproveitar todo esse potencial energético que está ao alcance de todos, sem nenhum custo, é muito vantajoso.

Ao utilizar a energia solar, você não colabora com o desmatamento de florestas, não contribui com a piora da qualidade do ar e com o aumento das emissões de gases tóxicos na atmosfera. Além disso, não está consumindo um recurso limitado.

Excelente custo-benefício

Outra vantagem da energia solar está no seu excelente custo-benefício. Ao investir em um sistema de geração, ainda que seja necessário investir um determinado valor, com o passar dos anos, o retorno financeiro é bastante vantajoso.

Um sistema fotovoltaico pode promover uma economia de até 95% em sua conta de energia todos os meses. Além disso, a durabilidade dos equipamentos supera os 25 anos. Logo, ao longo de toda a vida útil, o sistema não só se paga com a economia, mas gera economia efetiva.

Por essa razão, a aquisição de um sistema fotovoltaico pode ser um verdadeiro investimento, não um gasto.

Requer pouquíssima manutenção

Como dito, a vida de um sistema de geração fotovoltaico pode facilmente ultrapassar os 25 ou 30 anos. A grande vantagem é que ao longo de todo esse período, os equipamentos exigem pouquíssima manutenção.

Na verdade, são necessários apenas alguns cuidados básicos — a limpeza dos painéis uma vez por ano, por exemplo. Ou seja, uma vez instalado, o sistema funcionará por longos anos sem a necessidade de grandes manutenções, gastos adicionais ou qualquer outra ação.

Como escolher um bom sistema de energia solar?

Como mencionamos, existem diferentes tipos de energia solar. Então, para aproveitar todos os benefícios de qualquer uma das tecnologias citadas, é preciso entender qual a sua necessidade. Afinal, a energia térmica e a energia fotovoltaica têm aplicações diferentes.

Sem dúvida, hoje as pessoas têm procurado mais a energia fotovoltaica, já que a partir dessa tecnologia é possível gerar a própria energia elétrica consumida em casa ou em um estabelecimento comercial. Com isso, se consegue obter uma grande economia nas contas de energia, além de dar uma grande contribuição para o planeta.

Devido ao crescimento desse mercado, é grande o número de empresas que fornecem os equipamentos e fazem a instalação do sistema. Por isso, na hora de escolher, é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como:

  • credibilidade da empresa;
  • tempo de mercado;
  • qualidade dos equipamentos utilizados;
  • suporte técnico e garantia.

Além de tudo isso, é indispensável que a empresa faça o dimensionamento correto do seu sistema. Dessa forma você terá a certeza de que o sistema pode gerar a quantidade ideal de energia, considerando as oscilações ao longo de todo o ano, ok?

Então, gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona a energia solar? Aproveite e siga o Banco BV nas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades. Estamos esperando você no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Spotify!

Atendimento BV