Empréstimo para empresas: como ele pode ajudar a melhorar o seu negócio?

Empréstimo para empresas pode ajudar o negócio a impulsionar as suas operações e ganhar escala.

Categoria: Crédito , Dicas Financeiras

Embora algumas pessoas possam pensar que recorrer a um empréstimo para empresas é sinal de problemas financeiros em um negócio, essa opção também pode ser benéfica. Por exemplo, quando precisa de recursos para otimizar as suas instalações para aumentar a produtividade ou antecipar pagamentos para conseguir descontos e organizar as suas economias.

Existem outros bons motivos que fazem os empreendedores buscarem crédito e que podem gerar resultados positivos para as empresas. No entanto, todos eles demandam alguns pontos de observação, a fim de que os empréstimos sejam realmente bem aproveitados. Afinal, ninguém quer ter problemas com isso, não é mesmo?

A seguir, separamos alguns desses cuidados, além de bons motivos que levam as empresas a solicitarem dinheiro. Continue lendo e confira quais são!

Quando pegar empréstimo para empresas

É indicado pegar um empréstimo quando ele for capaz de ajudar a melhorar o seu negócio. E quando é que isso acontece? Adiante, separamos três dessas ocasiões. Veja!

Fazer reformas no estabelecimento

Reformas no estabelecimento podem não só agregar melhorias em termos de movimentação e disposição de móveis no espaço, como também podem embelezar a sua empresa. E trabalhar em um lugar bonito e agradável melhora a sensação de bem-estar nele!

Se for uma loja, mercado ou outro empreendimento pelo qual os clientes circulam, uma boa reforma tem a capacidade de revitalizar o espaço, tornando-o aconchegante, bonito e com aquela sensação de novidade. Consequentemente, há boas chances de se tornar um chamariz para mais clientes, podendo até reconquistar os que deixaram o negócio com o passar do tempo.

Começar a vender produtos melhorados ou novos

Realizar uma melhoria em um produto, aumentar a sua qualidade, vender mercadorias novas, entre outras ações que tornam os produtos mais atrativos. Consequentemente, os seus itens podem ser tornar referências de qualidade. Porém, para isso ser possível, é necessário investir nas melhorias e em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para projetar e produzir as inovações.

Modernizar as suas instalações

É importante realizar manutenções constantes para que a produtividade da sua empresa não caia. Mas só isso não basta, uma vez que a tecnologia tende a se renovar e novas ferramentas, máquinas ou sistemas melhores surgem. Para não ficar para trás e ser superado pela concorrência, modernizar as suas instalações é um passo importante!

Ganhar escala

Quem deseja ganhar escala normalmente precisa ampliar as instalações, o maquinário e a equipe, a fim de conseguir aumentar a sua produção e a sua distribuição de produtos. Um crédito a mais pode ajudar a conduzir essa ampliação com maior segurança financeira.

Atender épocas de alta sazonalidade

Datas especiais e eventos festivos podem ser maravilhosos para as empresas venderem mais. Porém, também podem se tornar pesadelos se não houver capacidade para atender ao crescimento da demanda. Além de perder vendas, o aumento considerável nas vendas pode sobrecarregar os canais de distribuição, gerando problemas nas entregas e uma enxurrada de reclamações.

Para minimizar a chance de essas dificuldades aparecerem, o crédito extra pode ser usado para:

  • alugar ou financiar carros para reforçar a frota que fará as entregas;
  • contratar funcionários temporários;
  • treinar esses colaboradores e os antigos para conseguirem atender melhor os clientes;
  • adquirir mais insumos para a produção ou comercialização de mercadorias etc.

Aumentar o valor percebido pelo cliente

O valor percebido pelo cliente, em relação ao negócio, tende a subir com as atividades anteriores. Além delas, implementar processos mais ágeis, aumentar a frota da empresa para fazer entregas mais rápidas e investir em um bom atendimento são ações que podem aumentar a satisfação do público e melhorar o funcionamento do negócio.

Contudo, tudo isso requer dinheiro. E onde obtê-lo? Uma opção é tentar algum tipo de crédito empresarial.

O que observar antes de solicitar o crédito

Antes de solicitar crédito para o seu negócio, é importante ter um projeto bem delineado sobre como esse valor será utilizado e como ele será pago. Para tanto, é preciso montar o planejamento financeiro e operacional com antecedência, buscando entender quais são os pontos fracos que serão corrigidos com o dinheiro pretendido ou que oportunidades (e objetivos) serão aproveitadas com esse valor.

Por exemplo, se a intenção é expandir fisicamente o negócio, lembre-se de analisar atentamente o possível ponto de venda (PDV) e de ver que processos da empresa serão replicados nele. Faça uma estimativa das prováveis demandas para as quais o dinheiro será usado, como necessidades de:

  • recursos materiais para construção ou compra do local;
  • insumos e produtos para venda;
  • recursos humanos para trabalharem no local;
  • marketing e divulgação etc.

Além disso, não se esqueça de definir como será o cronograma de pagamento do empréstimo. Isso é importante para que depois não tenha problemas com o caixa do negócio, sendo obrigado a retirar dinheiro de outras contas ou atrasando as parcelas — o que gera multas e juros.

O crédito com imóvel em garantia e os seus benefícios

O crédito com imóvel em garantia pode ser uma boa opção para conseguir dinheiro para a sua empresa, pois costuma liberar um valor maior. Essa modalidade utiliza a sua propriedade comercial ou residencial quitada como garantia pelo empréstimo.

Como a garantia tem um valor elevado, as taxas do crédito costumam ser mais baixas e também é possível conseguir quantias elevadas, chegando, em alguns casos, a 60% do preço do imóvel ou a R$1 milhão. Mas não precisa ser tudo isso se suas necessidades financeiras são menores, pois há modalidades que oferecem quantias mais baixas, como R$40 mil reais.

O período para pagamento da primeira parcela tende a ser maior também, até 45 dias, e o período total pode chegar a vinte anos! Dependendo da instituição financeira, você poderá optar por parcelas variáveis ou fixas. A burocracia para conseguir esse tipo de crédito costuma ser menor também.

O empréstimo para empresas é uma opção que pode ajudar o negócio a prosperar, desde que seja aplicado com planejamento e estudo. Esse dinheiro pode servir de pontapé para o seu negócio se expandir e conquistar mais consumidores, porém requer uma boa administração.

Por falar em crédito com garantia de imóvel, aproveite para conhecer a opção oferecida pela BV!

Atendimento BV