Conheça cuidados essenciais ao pedir empréstimo online

Empréstimo online é prático e rápido, mas exige atenção para não cair em armadilhas.

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

O empréstimo online é uma das opções mais práticas e rápidas para quem precisa de dinheiro para organizar a vida financeira. No entanto, apesar da sua relativa facilidade, muitas pessoas têm dúvidas se essa modalidade de crédito é mesmo segura.

A resposta é sim, desde que o consumidor tome alguns cuidados essenciais ao pedir o empréstimo, como verificar a seriedade da instituição financeira, nunca fazer depósito antecipado e não usar computadores públicos para essas transações. Conheça, a seguir, os cuidados essenciais ao pedir empréstimo online!

Verifique a seriedade da empresa

Um cuidado indispensável ao pedir empréstimo online é verificar a seriedade da empresa. Nesse sentido, o primeiro passo é checar se ela realmente existe. Para isso, veja se seu CNPJ está devidamente registrado na Receita Federal.

É só acessar o site da Receita e verificar se as principais informações da empresa, como razão social, nome fantasia, endereço e atividades são os mesmos informados em seu site. Essa consulta permite ainda que você acesse a situação cadastral do negócio, confirmando se ele está realmente ativo.

Verificar a seriedade da empresa passa também por analisar sua reputação. Não deixe de fazer uma pesquisa na internet para confirmar se o negócio presta um bom serviço e qual a imagem que ele tem junto aos clientes.

Sites como Reclame Aqui e redes sociais como Facebook e Twitter são bons pontos de partida para analisar a reputação da empresa e verificar se os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado. Caso o negócio receba grande número de reclamações e/ou não dê nenhuma resposta para os clientes, sinal vermelho.

Não passe seus documentos para qualquer um

Pedir empréstimo pela internet facilita muito o processo, afinal, não há necessidade de se deslocar até o banco ou loja da instituição financeira. No entanto, transações online exigem cuidado redobrado, pois não há como saber quem está do outro lado da tela.

Nesse sentido, de forma alguma passe seus documentos para qualquer um. Desconfie de contatos suspeitos feitos por e-mail ou aplicativos de mensagens e garanta que seus dados pessoais só serão fornecidos em meios seguros.

Caso o site exija o cadastramento de documentos, verifique antes o domínio da página da empresa que oferece a modalidade. Não é incomum a criação de páginas que parecem legítimas, mas não são.

Muitos golpistas simulam sites de instituições financeiras e bancos apenas para conseguir informações pessoais de quem pede empréstimo online. Por isso, antes de digitar seus dados, confira na barra do browser, ao lado do endereço da página, se há o símbolo de um cadeado.

Ele indica que a página é certificada e que os dados são criptografados, ou seja, que suas informações estão seguras. Em páginas confiáveis, antes do endereço há também “https://” e não “http://”. Tenha atenção a esses pontos antes de fornecer qualquer documento pessoal.

Nunca faça depósito antecipado

Uma forma de saber se o empréstimo online realmente é seguro é verificar o que a instituição financeira solicita antes da transferência do dinheiro. Empresas que não checam histórico de crédito e fazem pressão para que o negócio seja fechado com urgência podem ser armadilhas.

Ou seja, a regra é clara: nunca deposite nada antecipadamente! Empresas confiáveis não exigem o pagamento de qualquer parcela ou taxas antes de receber o dinheiro solicitado.

Não utilize computadores públicos para essas transações

Outro cuidado essencial ao pedir empréstimo online é nunca usar computadores públicos para essas transações. Afinal, não há como garantir que as máquinas contem com todos os recursos de segurança necessários para proteger suas informações, como antivírus atualizado.

Para não correr o risco de ter seus dados vazados, evite também usar redes públicas de Wi-Fi para pedir seu crédito online.

Um cuidado extra para quem faz transações online é buscar instituições financeiras com sites que têm certificados de segurança. É importante que as empresas forneçam para seus clientes a mesma segurança dos bancos, inclusive na internet.

Suspeite de propostas muito tentadoras

Ofertas de empréstimo online com taxas muito abaixo do mercado ou com condições de pagamento que parecem muito boas para serem verdade certamente merecem sua desconfiança.

Instituições financeiras confiáveis em geral oferecem condições e taxas semelhantes. Quando há uma proposta muito tentadora, que chama a atenção em relação a outras opções do mercado, pode se tratar de um golpe.

Atente para as taxas de juros

Um cuidado importante ao pedir empréstimo online é avaliar as taxas de juros e as condições de pagamento oferecidas pela instituição financeira. Para ter certeza de que está fazendo o melhor negócio, faça uma comparação da taxa cobrada com a média do mercado, assim como as condições oferecidas por outros bancos e empresas.

Desconfie de instituições financeiras que cobrem juros muito abaixo do mercado e, também, das empresas que cobram quantias que superam a média pesquisada. É importante, ainda, verificar as garantias que a instituição pede para liberar o crédito online, para ter certeza de que você cumpre todos os requisitos.

Não tenha pressa

Quem deseja pedir um empréstimo online precisa, antes de tudo, manter a calma e não ter pressa em concluir a transação. Isso quer dizer que é importante não fechar negócio com a primeira empresa que consultar e que sempre se deve ler com atenção as condições oferecidas.

Analise tudo o que é cobrado pela instituição financeira, já que nem todas as simulações de empréstimo online mostram de forma transparente todas as taxas que são cobradas na transação, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Custo Efetivo Total (CET).

Mesmo que leve mais tempo para ter o dinheiro na conta, analisar todas as condições oferecidas não só aumenta a segurança na transação, mas também a certeza de que está fazendo o negócio mais vantajoso para suas finanças.

O empréstimo online é uma opção muito considerada por quem precisa de dinheiro por sua praticidade e facilidade. É inegável que pedir crédito pela internet facilita a vida, no entanto, é essencial tomar cuidados para não cair em armadilhas e ser vítima de golpistas. Siga nossas dicas e só feche o empréstimo quando tiver a certeza de que está fazendo um bom negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, leia também sobre quando pedir empréstimo pessoal!

Atendimento BV