7 dicas para você evitar o desperdício de energia elétrica

Evitar o desperdício de energia elétrica é indispensável para manter as contas em dia e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Veja dicas!

Categoria: Sustentabilidade

Categoria: Sustentabilidade

Evitar o desperdício de energia elétrica é uma ação importante para contribuir com a sustentabilidade do planeta e a preservação de recursos naturais. Mas não é só isso. Praticar o consumo consciente e ter atenção à conta de luz também vão levar a uma economia no final do mês.

Entre as dicas que devem ficar no seu radar para reduzir a conta de luz estão desconectar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz ao sair de um cômodo e reduzir o tempo de banho.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir 7 dicas para você evitar o desperdício de energia elétrica e ficar no azul!

1. Retirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados

Uma das dicas mais importantes para quem quer economizar energia elétrica é sempre retirar da tomada os aparelhos que não estão sendo usados. Isso porque equipamentos como TV e videogame ficam no modo espera (stand-by) e, dessa forma, continuam consumindo energia elétrica.

Com isso em mente, crie o hábito de sempre desconectar da tomada aparelhos que não estão sendo usados no momento. Isso vale para os principais eletrodomésticos, exceto aqueles que precisam ficar ligados permanentemente, como a geladeira.

2. Apagar as luzes ao sair de um cômodo

Um costume que deve ser evitado por quem quer economizar energia elétrica é manter todas as luzes da casa acesas, em especial nos cômodos que não estão sendo utilizados.

É muito importante desligar o interruptor ao sair de um quarto. Outra ação que ajuda é aproveitar ao máximo a luz natural. Assim, se um cômodo está iluminado com a luz solar, evite acender lâmpadas sem necessidade. Mantenha as janelas e as cortinas abertas e deixe a luz elétrica apagada o máximo de tempo possível.

3. Trocar as lâmpadas por modelos de LED

Outro passo importante para evitar o desperdício de energia é trocar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que são mais eficientes e duráveis. Mesmo que esse tipo de lâmpada seja mais caro, a economia gerada pelo menor consumo compensa.

Ao trocar 4 lâmpadas fluorescentes pelas de LED, a economia pode chegar a R$ 900 ao longo da vida dos modelos, segundo dados do Instituto Akatu.

4. Reduzir o tempo de banho

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo de energia doméstico. Por esse motivo, evitar banhos longos é um cuidado importante para que você consiga reduzir a conta de luz no final do mês.

Outra atitude que faz a diferença no consumo de água é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou se barbeia. Além disso, procure usar o modo verão nos dias mais quentes, deixando o uso da posição inverno apenas para quando estiver frio. A economia de energia será significativa!

5. Mensurar o gasto de energia

Para evitar o desperdício de energia, é importante entender seus hábitos e mensurar os gastos ao longo do mês, já que isso possibilita uma maior consciência. Além disso, você vai conseguir identificar as principais fontes de consumo de energia elétrica na sua casa para, assim, agir de forma preventiva.

Para isso, crie o hábito de analisar sua conta de luz todos os meses, identificando o que pode ter causado aumento ou redução no valor. Se sua fatura subiu em um mês em que o uso do ar-condicionado foi intenso ou logo após você comprar um novo equipamento, já tem pistas a respeito de onde pode estar desperdiçando o recurso.

Além disso, ao comprar um eletrodoméstico novo, prefira opções que tenham o selo Procel ou a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Analise a eficiência energética e garanta que está escolhendo as alternativas mais econômicas da categoria.

6. Evitar abrir e fechar a geladeira repetidas vezes

Se você quer evitar o desperdício de energia, precisa ter atenção também à forma como usa sua geladeira. Um dos erros cometidos em relação a esse eletrodoméstico é abrir e fechar a porta toda hora. Isso porque, ao abrir a porta da geladeira, o ar quente entra no aparelho, o que leva seu motor a gastar mais energia para resfriar o interior do eletrodoméstico de novo.

Para evitar esse trabalho extra, que leva a um consumo maior de energia, busque colocar ou retirar os alimentos da geladeira de uma só vez. Outro cuidado importante é não guardar recipientes quentes dentro do equipamento, pois isso também eleva a temperatura, aumentando o consumo de eletricidade.

Se você quer reduzir ainda mais sua conta de luz, não deixe de verificar se a borracha da porta da geladeira está em bom estado. Esse acessório é essencial para isolar o interior do equipamento, evitando assim perda de refrigeração.

7. Prestar atenção ao uso do celular e carregador

Você sabia que deixar o carregador o tempo todo na tomada, mesmo quando não há celular sendo carregado, é um exemplo de desperdício de energia? O mesmo vale para o carregador de notebook.

Por isso, não deixe carregadores que não estão sendo usados na tomada. Além disso, fique de olho na hora de colocar o celular ou notebook para carregar. Logo que a bateria dos equipamentos atingir 100%, desconecte-os da tomada. Além de economizar energia, tirar o celular e o notebook do carregador quando a bateria estiver completa aumenta a vida útil desses componentes.

Evitar o desperdício de energia elétrica é passo essencial para a preservação do meio ambiente. Consumir de forma consciente também é importante para manter as finanças em dia, reduzindo a conta de luz no final do mês. Assim, adotando alguns hábitos simples, todos saem ganhando.

Então, não perca tempo. Coloque em prática agora mesmo nossas dicas para evitar o desperdício de energia e sinta o impacto positivo no seu planejamento financeiro!

Gostou das informações que apresentamos neste post? Então curta a nossa página no Facebook!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.