8 dicas para cuidar da saúde durante a quarentena

É difícil não pirar com o medo de contrair a COVID-19, com as preocupações sobre economia e com o distanciamento das pessoas que você ama. Cuidar da saúde durante a quarentena, portanto, é importante para manter bem-estar físico e mental.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Cuidar da saúde durante a quarentena não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, além de todas as incertezas que envolvem esse momento de crise, é preciso pensar em estratégias para complementar a renda e mexer na rotina a fim de manter o distanciamento social. Cenário perfeito para o sedentarismo e a comilança desenfreada.

E não é só o corpo que sofre com isso tudo não, viu? De acordo com a Fiocruz, a estimativa é de que entre um terço e metade da população tenha algum problema psicológico ou social por causa da pandemia. Por isso é importante se preocupar não somente com a saúde física, mas também com a mental.

Para ajudar você a fugir dessa estatística e se fortalecer nesse momento, preparamos este artigo. Veja, a seguir, 8 dicas práticas para cuidar da saúde do corpo e da mente durante a quarentena. Boa leitura!

1. Exercite-se regularmente

Distanciamento social não é desculpa para o sedentarismo. Até porque muitas atividades você consegue fazer em casa com elásticos, sacos de alimentos, garrafas pets, entre outros. Sem contar nos polichinelos, saltos e abdominais que não exigem equipamento algum.

Os exercícios são armas contra a obesidade, hipertensão e diabetes — fatores de risco da COVID-19. Também ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar o seu humor. Isso quer dizer que fazer exercícios é uma forma de cuidar tanto da saúde física, quanto mental.

Então, crie uma rotina de atividades físicas e use a criatividade para manter o corpo em movimento em casa. Existem aplicativos que oferecem treinos personalizados e com preço bem acessível. Muitos deles disponibilizam até um período de teste gratuito. No fim das contas, você vai economizar dinheiro ao cortar os gastos com a academia.

2. Coma de maneira saudável

Muita gente está trabalhando em casa nesses dias, inclusive, quem atua em comércios físicos e utiliza as redes sociais para alavancar os negócios em tempos de crise. Com isso, é difícil resistir à tentação de ir para cozinha toda hora e preparar vários lanchinhos supercalóricos, não é mesmo?

Alimentar-se de forma saudável é fundamental para superar essa pandemia. Uma dieta equilibrada evita não apenas o ganho de quilos extras, mas garante também uma boa imunidade do corpo.

Sendo assim, evite refrigerantes, doces e pratos gordurosos. Dê preferência aos alimentos naturais como frutas, verduras, vegetais e cereais e beba bastante água. O ideal mesmo é procurar um nutricionista para montar uma dieta adequada às necessidades do seu corpo. Aliás, nesse período de quarentena, a melhor alternativa é buscar atendimento on-line.

3. Durma pelo menos 8 horas por noite

Uma noite maldormida causa diversos efeitos colaterais: dores pelo corpo, cansaço, dificuldade de concentração, mau humor e por aí vai. É por isso que uma boa noite de sono de, pelo menos, 8 horas é essencial à saúde.

Para garantir a qualidade do sono, é importante criar uma rotina relaxante à noite. Nada de atividades físicas — com exceção do alongamento —, alimentos pesados, redes sociais ou notícias antes de ir para cama. Isso pode causar uma ansiedade desnecessária e, por consequência, provocar insônia.

4. Tenha uma rotina de higiene

Não se descuide da limpeza em tempos de COVID-19. O novo coronavírus tem alto poder de transmissão, e qualquer superfície contaminada pode colocar em risco a saúde da família inteira.

Logo, mantenha uma boa rotina de higiene. Se for necessário quebrar a quarentena, siga esses passos:

  • use máscara quando sair;
  • carregue um potinho de álcool em gel a 70% para higienizar as mãos na rua;
  • lave bem as mãos quando voltar;
  • retire os sapatos na porta de casa;
  • coloque as roupas usadas para lavar;
  • se possível, tome um banho e lave os cabelos.

Mais: higienize tudo que veio do supermercado e mantenha a casa sempre limpa, inclusive maçanetas, puxadores e controles remotos. Lavar as mãos antes de preparar os alimentos sempre foi um hábito básico de higiene, mas não custa nada reforçar essa dica em tempos de coronavírus.

5. Medite

A meditação é um exercício para a mente. Com ela, é possível acalmar os pensamentos, diminuir a ansiedade, aumentar a sua capacidade de concentração e até controlar melhor suas emoções.

No entanto, muito mais que solucionar conflitos internos, a meditação traz autoconhecimento, algo fundamental para garantir uma vida mais leve e feliz. Isso pode ajudar você até a ser uma pessoa mais centrada, com total controle sobre as suas finanças.

Então, aproveite a quarentena e coloque essa atividade na sua rotina. Procure um lugar tranquilo, vista uma roupa bem confortável e preste bastante atenção na sua respiração. Para quem não tem muita familiaridade com a prática, é só procurar orientações na Internet.

No YouTube, por exemplo, você encontra diversas meditações guiadas que qualquer um consegue fazer. Há também aplicativos específicos para baixar de graça no seu celular e auxiliar nessa jornada.

6. Invista em terapia on-line

Terapia não é coisa de gente doida e problemática. Assim como a meditação, a terapia também é um modo de adquirir autoconhecimento, e isso é fundamental para qualquer pessoa.

Com as emoções à flor da pele nesse período de quarentena, buscar apoio profissional é ainda mais necessário. No entanto, para manter o distanciamento social, a melhor alternativa é o atendimento on-line.

Existem inúmeras plataformas especializadas nesse tipo de serviço que conectam você a profissionais de psicologia do Brasil inteiro. Agora, quem já faz terapia, é melhor conversar com o profissional que o acompanha para continuar as sessões pela Internet. O principal é não interromper o tratamento e manter os cuidados com a sua saúde mental mesmo a distância.

7. Distraia a mente

Quanto mais pensar nos números da COVID-19 e nos impactos econômicos gerados por ela, mais você vai pirar. Nesse momento, é preciso procurar novas atividades para manter a mente ocupada e desviar a atenção dos problemas.

Aproveite o tempo livre para aprender novos idiomas ou até fazer cursos livres na Internet, por exemplo. Além de distrair, essa é uma forma de investir em qualificação a fim de se preparar para o período pós-crise.

Os trabalhos manuais também são ótimas alternativas para acalmar a mente. Inclusive, é possível criar itens de decoração para sua casa no estilo faça você mesmo, como pinturas, bordados, crochês e até marcenarias. Quem sabe você encontra uma nova paixão que pode virar fonte de renda extra no futuro. Pense nisso!

8. Controle o estresse

É difícil não se estressar com a situação atual. Toda essa tensão afeta o sistema imunológico e deixa o seu corpo mais suscetível a doenças. Portanto, busque estratégias para acalmar os ânimos.

Algumas pessoas conseguem extravasar a pressão ao organizar o guarda-roupa e fazer uma boa faxina na casa. Se for o seu caso, coloque uma música que você gosta muito e mãos à obra.

Além disso, é bom lembrar que é importante manter as suas relações pessoais ativas mesmo a distância. Faça videochamadas com seus amigos e familiares com frequência para matar a saudade. Tem gente que até comemora aniversários desse modo.

Não tem jeito: a pandemia vira a vida de todo mundo de cabeça para baixo. Para minimizar os impactos dessa crise em nosso dia a dia, é essencial cuidar da saúde durante a quarentena. Se você seguir todas as dicas deste artigo, vai superar a crise rapidinho e voltará às atividades normais ainda mais forte que antes.

Gostou das nossas informações? Úteis, não é mesmo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a manterem a saúde durante a quarentena.

Atendimento BV