Crianças de férias: como entretê-los sem gastar demais

Quer saber o que fazer com as crianças de férias? Veja uma lista com algumas brincadeiras baratas para você programar com os pequenos!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Não é preciso gastar muito dinheiro para se divertir com os pequenos. Muitas vezes, dar um pouco de atenção, carinho e usar a criatividade já é suficiente para criar atividades incríveis e entreter as crianças de férias.

Vamos juntos descobrir quais brincadeiras podem ser criadas para deixar os pequenos mais à vontade durante as férias escolares?

Crianças de férias dentro de casa

Como lidar com os pequenos dentro de casa para que não fiquem entediados? Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem todos os dias que as crianças estão de férias. Mas calma, para tudo na vida existe uma solução!

Você pode programar passeios que não custam muito ou criar atividades dentro de casa. As crianças adoram ter a participação dos pais nas brincadeiras, e isso já é um grande motivo para elas se contentarem com os programas.

Que tal montar uma cabana com cadeiras e lençóis e fazer o momento da contação de histórias? Você vai estimular a criatividade dos pequenos, entrar no mundo lúdico infantil e ainda ter momentos prazerosos com as crianças. E claro, sem gastar um real!

Organizar uma festa do pijama

Durante as férias, os pequenos sentem falta da companhia dos amigos. Então, por que não incentivar a convivência dentro de casa? Proponha uma festa do pijama, coloque o colchão no chão e deixe as crianças se divertirem durante as férias escolares. Você também pode preparar alguns lanchinhos para a brincadeira ficar ainda mais divertida!

Fazer uma sessão de cinema em casa

Quem disse que só é possível acompanhar bons filmes no cinema? A internet está aí para trazer muitas facilidades no dia a dia e também dar mais opções de programas para você assistir.

Se você tem Netflix, por exemplo, pode programar uma sessão de cinema para os pequenos com filmes e desenhos infantis. É só organizar a sala, colocar alguns travesseiros ou almofadas e preparar aquela pipoca! Uma opção barata e simples e que os pequenos vão amar!

Jogos em casa

Caso você tenha algum jogo de tabuleiro, pode aproveitar as férias das crianças para organizar brincadeiras em casa. Outra opção é perguntar para os amigos e conhecidos se eles têm algum jogo para emprestar. Ensine os pequenos como funciona a atividade e pronto! A diversão estará garantida.

Se você não encontrar algum brinquedo pronto, pode tentar criar um jogo da memória. Pegue uma cartolina, faça desenhos e corte em quadrados. Outra opção para as crianças que já sabem ler e escrever é lançar a ideia do “Stop”. Você pega algumas folhas, separa em categorias de carro, comida, nomes, lugares e depois seleciona uma letra. Cada um precisa escrever as palavras que iniciam com aquela letra e quem completar primeiro todos os itens ganha.

Fazer uma caça ao tesouro

Se você mora em uma área com jardim, essa brincadeira pode ficar mais interessante, mas, se tem um apartamento, não se preocupe. É só adaptar o espaço. Esconda objetos e guloseimas e trace uma rota para as crianças procurarem. Cada item encontrado pode levar a outra descoberta, e isso vai tornar a tarde muito mais divertida!

Fazer um concurso de desenhos

Ter as crianças de férias por muito tempo pode não ser fácil, mas, com criatividade e um pouco de dedicação, toda a família poderá curtir bons momentos. Que tal estimular a criatividade e fazer um concurso de desenhos?

Escolha um tema e lance a ideia para os pequenos. Cronometre o tempo disponível para cada atividade e pronto! A brincadeira já começou! E você só precisará de alguns papéis, lápis de cor ou giz de cera. Incrível, não é mesmo?

Guerra de balões

Qual é a criança que não gosta de fazer “guerrinha” e brincar com água? Então, aproveite isso para criar uma guerra de balões. Basta comprar um pacote desse produto, encher de água até a metade e depois amarrá-los. Separe os pequenos em times e pronto! É só dar a largada na competição.

Fazer um picnic em praças e praias

Veja se a sua cidade tem opções de parques para levar as crianças de férias ou praias mais calmas. Você pode programar um passeio nesses lugares com um picnic repleto de lanches feitos em casa. Essa é uma oportunidade de proporcionar uma experiência ao ar livre e com alimentos mais saudáveis. Mas fique atento ao seu dinheiro para não cair na armadilha de comprar guloseimas fora de casa.

Fazer um passeio cultural por museus

Estimular o desenvolvimento cultural dos pequenos também é importante, e o período de férias é uma excelente oportunidade para fazer isso. Verifique quais são os museus abertos na cidade, quais cobram taxa de entrada e se existem opções gratuitas. Programe um dia para fazer as visitas e levar as crianças para esse momento cultural e diferente.

Soltar pipas

Os pequenos estão muito habituados aos equipamentos eletrônicos e desconhecem as brincadeiras comuns de antigamente. Que tal aproveitar as crianças de férias para resgatar esses brinquedos? Separe linha, tesoura, cola, papel e palito e prepare uma pipa. Depois, é só ir para algum ambiente aberto e ensinar os pequenos como soltar pipa.

Andar de bicicleta, patins ou skate

As férias escolares também se transformam em uma oportunidade de as crianças desenvolverem habilidades motoras. Se o seu filho tem patins, bicicleta ou skate, você pode se programar para participar dessa atividade com ele uma vez por semana. Esse é um excelente momento para aproximar pais e filhos e estimular as brincadeiras ao ar livre.

Acampar com a família e os amigos

Uma opção muito divertida para ocupar as crianças de férias é o acampamento. Você pode fazer isso no quintal de casa mesmo, no espaço de familiares ou em um camping. É só separar a barraca, colchonetes para todo mundo dormir, repelente e convidar algum amigo do filho para participar.

Pronto! Viu quantas atividades você pode fazer com as crianças de férias (e sem gastar muito)? Agora é só colocar essas ideias em prática e estimular a criatividade dos pequenos!

Gostou das nossas dicas e quer aprender um pouco mais? Siga as nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — e receba conteúdos incríveis na sua timeline! Sempre temos alguma informação diferente para transmitir sobre bons hábitos para você economizar.

Atendimento BV