Precisa de crédito para comprar carro? Veja 5 dicas para contratar um financiamento

Conseguir crédito para comprar carro pode ser simples. Vamos ajudar você com essa tarefa. Confira!

Categoria: Financiamento de Veículos

Muitas vezes, temos dúvidas sobre como conseguir crédito para comprar carro para que dê tudo certo na sua negociação. Saiba que contratar o financiamento pode ser mais simples do que você pode imaginar. Há algumas dicas que podem ajudar você a alcançar esse objetivo mais facilmente.

A maior parte delas está relacionada à sua situação financeira, à escolha do veículo que pretende adquirir e à documentação necessária para que você obtenha aprovação da instituição que concederá o crédito. Parece muita coisa para considerar? Calma! Continue lendo o post e confira 5 situações a que você deve dar atenção para comprar seu carro financiado com mais tranquilidade!

1. Regularize suas dívidas

Você já ouviu falar de score de crédito? Trata-se de uma pontuação atribuída a você por órgãos de proteção ao crédito. Ela tem base em seus hábitos de compra e nas formas como você faz os pagamentos, ou seja, como você se relaciona com suas dívidas. Quando vai pedir crédito para comprar carro, por exemplo, esse é um dos fatores a serem analisados.

Se você estiver com o que chamamos de "nome sujo", não vai conseguir ter o financiamento aprovado. Portanto, caso tenha dívidas em aberto, é preciso regularizar a situação antes de pedir crédito com uma instituição financeira.

Você mesmo pode fazer uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito mais conhecidos, como o SPC e o Serasa. Assim, terá mais tranquilidade quando começar a pesquisa para pedir crédito para a aquisição do veículo. Se tiver alguma pendência, procure o credor e negocie para tirar seu nome dos cadastros, ok?

2. Avalie e controle a sua renda

Claro que nem sempre isso é possível, mas a situação ideal é aquela em que você tem ao menos 30% do valor de compra do carro para fazer o financiamento. Assim, a entrada é suficiente para que as prestações não sejam tão altas e nem se prolonguem por muitos anos.

Um bom planejamento financeiro ajuda bastante para que você obtenha esse valor. Vale a pena avaliar bem o seu orçamento, saber quanto entra e sai a cada mês na sua conta bancária e entender que gastos podem ser cortados ou reduzidos para que se consiga poupar e até investir seus recursos.

Esses cálculos serão importantes, inclusive, para que você saiba exatamente quanto poderá pagar pelo veículo e quanto deve pedir de crédito para comprar o carro. Também saberá qual o valor máximo das prestações que caberá em seu bolso sem ficar no aperto. Tudo isso ajuda a evitar seu descontrole financeiro e, até mesmo, que você tenha que se sacrificar para pagar a dívida.

Não se esqueça de que, após a aquisição, você terá mais despesas adicionadas ao seu orçamento. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

3. Dê atenção ao valor do veículo

Antes de se decidir pelo valor do financiamento que pretende pedir, é necessário considerar em seu orçamento tudo o que vai gastar após a compra do carro. É preciso pensar que haverá combustível, revisões periódicas, além da documentação, como licenciamento, IPVA, seguro etc. Tudo isso precisa estar nas suas contas.

Viu que é possível pedir crédito para comprar carro e já sabe quanto pode pagar por ele? É hora de pensar no modelo escolhido. Dependendo da sua situação, é mais fácil a instituição financeira aprovar o financiamento de veículos mais baratos, adequados ao seu orçamento.

Motores muito potentes são ótimos, mas em geral eles acabam consumindo mais combustível. Por outro lado, vale a pena estudar sobre as tecnologias presentes no veículo. Algumas delas podem até tornar o preço mais alto, mas ajudam na economia depois, durante o uso, pois otimizam questões relacionadas a consumo, desempenho, durabilidade de peças etc.

Avalie bem quais são as suas necessidades, como pretende usar o carro (se pega muita estrada, por exemplo) e concilie essas informações com seus desejos. Assim, será mais fácil aliar um design que agrade e as reais possibilidades que você tem ao obter crédito para comprar carro.

4. Esteja com toda a documentação disponível

A análise de crédito para comprar carro é simples, e estar com a documentação em dia vai facilitar muito o processo. Saiba que a instituição financeira vai pedir comprovante de renda e residência e documentos de identificação pessoal, além de fazer a busca nos órgãos de proteção ao crédito, como mencionamos.

Sem essas informações em mãos, não será possível conseguir o financiamento do automóvel. Veja se tudo está atualizado e regularize o que for necessário para não ter surpresas na hora de apresentar a documentação exigida e atrasar a aquisição do veículo.

Aliás, depois que escolher o carro, também é importante ver se não há pendências legais, multas, licenciamento em atraso etc. Fique atento a restrições, como alienação ou penhora, que impedem a transferência do veículo para seu nome, e evite cair em golpes na venda de carros.

5. Faça o seguro do veículo

Quer saber o que mais ajuda na obtenção de crédito para comprar carro? O seguro veicular! Isso mesmo, as instituições financeiras sentem mais segurança ao oferecer o financiamento para as pessoas que têm essa preocupação, pois se trata de uma garantia tanto para você quanto para a empresa.

O motivo é fácil de perceber: se o carro for roubado, por exemplo, ou sofrer um acidente com perda total, você terá o valor do prejuízo coberto pela seguradora. Dessa forma, as chances de ficar inadimplente no financiamento do veículo serão menores, certo?

Viu como é possível obter crédito para comprar carro e ter tranquilidade financeira ao tomar essa decisão? Basta, claro, que você consiga se organizar e atender a todos os critérios que viu por aqui para conseguir ser aprovado pela instituição financeira e fazer a escolha que melhor atende às suas necessidades.

Quer uma ajuda nessa tarefa e começar agora mesmo a procurar o veículo que tanto deseja? Confira a nossa página de financiamento e tire todas as suas dúvidas!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.