Você sabe o que é credit as a service? A gente te explica!

É possível oferecer crédito para meus clientes, mesmo minha empresa não sendo uma instituição financeira? Com o credit as a service, sim. Entenda!

Categoria: Open Banking

Categoria: Open Banking

O mercado de fintechs no Brasil não para de crescer. De acordo com o relatório do Distrito Fintech Report, são mais de 700 startups no país dentro do segmento financeiro. A variedade de serviços oferecidos por esses negócios é cada vez maior. Um dos mais populares dentro do setor é o credit as a service. Mas, na prática, o que significa esse conceito?

Em resumo, é uma forma de oferecer crédito aos seus clientes e receber os pagamentos de acordo com a contratação e solicitação desse serviço. As partes envolvidas nessa operação, porém, são muitas, e isso pode acabar causando confusão em relação ao conceito. Além disso, nem todo mundo conhece, de fato, o que significa credit as a service e quais são os seus pontos positivos e negativos.

Para ajudar você a continuar bem informado e conhecer mais sobre essa estratégia, que pode até mesmo ser incorporada pelo seu negócio, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas e entender o que é credit as a service?

Continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre essa solução!

O que é credit as a service?

Uma tradução simples do termo para o português já facilita a sua compreensão: crédito como um serviço. Ou seja, a oferta de crédito passa a ser utilizada como mais uma solução dentro do seu portfólio. Assim, uma empresa — não necessariamente do setor financeiro — pode oferecer uma linha de crédito exclusiva e personalizada para os seus próprios clientes.

Imagine que um e-commerce de artigos esportivos deseje oferecer mais do que os seus produtos. E se essa empresa pudesse oferecer, além desses itens, crédito aos consumidores da sua base? É esse o principal objetivo do credit as a service: permitir que outras empresas utilizem a relação com seus clientes para oferecer um novo serviço. Mas, na prática, por que isso seria interessante?

Muito simples: o e-commerce tem um conhecimento profundo sobre as principais características, objetivos, desejos, informações e, mais importante, comportamento desse público. A partir disso, pode montar uma carteira com as condições mais interessantes para a sua audiência. O crédito, portanto, torna-se mais uma solução oferecida em seu portfólio de produtos e serviços.

Quais são as vantagens desse serviço?

O sucesso do credit as a service não é à toa. Que tal, então, entender mais sobre os pontos positivos de implementar esse serviço ao seu negócio? Confira os principais!

Melhor experiência para o cliente

Dentro de um cenário de alta competitividade pela atenção e os recursos dos consumidores, entregar uma experiência positiva ao seu cliente é fundamental. Já pensou ganhar a confiança do seu público a ponto de oferecer uma linha de crédito exclusiva e personalizada? Além de ser bom para o seu negócio, é uma maneira de fornecer uma vivência ainda melhor para ele.

Mais vendas

Quando o cliente tem uma experiência positiva ao se relacionar com a sua marca, a tendência é que a sua reputação se fortaleça. Essa autoridade no mercado se torna um diferencial para atrair um público cada vez maior e, é claro, gerar mais vendas. Quanto maior for o leque de serviços oferecidos pelo seu negócio, maiores são as possibilidades de convencer o consumidor a confiar em você.

Fidelização dos clientes

Para quem pensa em longo prazo, o credit as a service se torna mais um diferencial em busca de uma relação mais próxima com os seus clientes. Afinal, o contato vai para outro nível. Pense no exemplo do e-commerce de artigos esportivos: mais do que produtos e acessórios, a loja passa a oferecer crédito. Qual cliente não vai ter ainda mais confiança? A fidelização é mais um benefício.

Redução dos riscos

Além disso, a quantidade de informações que você tem sobre o seu cliente se torna uma forma de reduzir consideravelmente os riscos para a sua empresa. É possível identificar, por exemplo, uma solicitação com maiores possibilidades de fraude, garantindo maior proteção ao seu negócio. Ainda que os juros sejam mais baixos, a taxa de inadimplência tende a ser bastante reduzida.

Quais são os riscos envolvidos no credit as a service?

Apesar dos inúmeros benefícios do credit as a service, existem alguns pontos de atenção para todos os envolvidos nessa relação. O principal deles é para quem está oferecendo o crédito. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pouco mais de 25% da população brasileira estão inadimplentes, enquanto 64% dela têm algum tipo de endividamento.

Números como esses servem para ligar o sinal de alerta na hora da oferta de crédito. Afinal, quem vai receber? Quais são as chances de pagarem em dia? São questões importantes e que devem ser discutidas ao analisar o credit as a service. Além disso, um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que mais da metade dos brasileiros não cuida das próprias finanças.

Além da relação com o consumidor, a sua empresa deve avaliar quem está fornecendo a solução de credit as a service. Quais são as suas garantias de segurança? Qual é o nível de risco e a taxa de inadimplência? Já pensou oferecer o serviço ao cliente e não ter as garantias da provedora do crédito? O impacto na reputação seria grande, o que reforça o cuidado ao seguir por essa opção.

Assim como os muitos serviços disponíveis no mercado financeiro, o credit as a service tem os seus pontos positivos e negativos. Para uma empresa que deseja criar uma relação ainda mais próxima com os seus consumidores, oferecer o crédito pode ser um diferencial competitivo importante. A partir dos seus objetivos e as particularidades do seu público, deve ser um serviço considerado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é credit as a service e como esse conceito pode se tornar ainda mais relevante no mercado, que tal fazer com que mais pessoas conheçam esse serviço? Então, compartilhe agora mesmo este post em seu perfil nas redes sociais!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.