O que é consumo consciente?

O consumo consciente está na moda, mas você sabe o que significa e, principalmente, como colocar em prática esse conceito tão importante? A gente te ajuda!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.

Sabe quando você deixa de comprar mais frutas no supermercado porque prefere consumir antes aquelas que já têm em casa? Ou quando abre mão de comprar por impulso uma roupa que você nem precisa? Você está consumindo de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e de dinheiro.

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em mudar a sua maneira de consumir, como indica pesquisa do Instituto Akatu realizada em 2018. Segundo o estudo, muitos consumidores que eram indiferentes demonstraram interesse em ter mais consciência ao consumir.

Então, você se interessou pelo tema? Neste post, vamos mostrar o que é ser um consumidor consciente, alguns benefícios de fazer melhores escolhas ao consumir e como fazer parte desse movimento com dicas práticas, para serem aplicadas no seu dia a dia. Confira!

O que é ser um consumidor consciente

O consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e também busca escolher com sabedoria as empresas com as quais fará negócios, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.

Benefícios de aderir ao consumo consciente

Entre os benefícios de aderir ao consumo consciente estão contribuir para a sustentabilidade não só do planeta, como também das suas finanças. Ao refletir sobre como consome no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle e, de quebra, guarda dinheiro para realizar os seus sonhos! Veja alguns benefícios de adotar o consumo consciente:

  • ao privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade na hora de escolher os produtos que compra, você estimula que as empresas adotem boas práticas ambientais e sociais, promovendo relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal;
  • você evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável;
  • além da natureza e da sociedade, a sua vida financeira também é beneficiada: ao evitar comprar por impulso e avaliar o que realmente precisa, você evita ser vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.

Como fazer parte desse movimento

Os benefícios de praticar o consumo consciente são grandes. Mesmo pequenas mudanças de hábito trazem ganhos para o meio ambiente, para a sociedade e, até mesmo, para a sua qualidade de vida.

Mas aí fica a pergunta: como fazer parte desse movimento que só cresce e contribuir para um planeta mais sustentável? Fique tranquilo, a gente te dá algumas dicas. Confira como colocar em prática agora mesmo o consumo consciente!

Aposte no planejamento de compras

O planejamento é um dos grandes aliados de quem quer consumir de forma cada vez mais consciente. Fazer uma lista antes de sair às compras no shopping ou no supermercado é uma maneira de só comprar aquilo que realmente precisa.

Então, já sabe: anote o que precisa comprar e resista às tentações se mantendo fiel à sua lista. Além de reduzir possíveis desperdícios, você ainda economiza dinheiro.

Entenda que desejo não é necessidade

Preciso muito de um carro novo, de um vestido especial... Quem nunca disse uma frase parecida por aí? Apesar de comum, esse tipo de afirmação nem sempre é fiel à realidade. O mais provável é que a pessoa queira muito algo, o que é muito diferente de precisar muito de algo.

Para consumir de forma consciente, é importante aprender a diferenciar necessidade de desejo. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte se você realmente precisa daquele produto ou serviço para, assim, evitar comprar algo que não precisa e nem mesmo valerá muito a pena no futuro.

Reutilize sempre que possível

Avaliar o impacto ambiental de cada decisão também faz parte do consumo consciente. Nesse sentido, uma boa prática é reutilizar sempre que possível produtos e embalagens. A garrafa de vidro de água mineral pode virar um vaso para plantas, enquanto a caixa de presente de papelão pode funcionar para guardar papéis.

Use a criatividade e tenha em mente que sempre vale mais a pena financeiramente e socialmente consertar, transformar e reutilizar do que comprar outra vez um produto.

Identifique hábitos nocivos

Quem quer consumir com mais consciência precisa, antes de tudo, identificar quais são os hábitos que tem no dia a dia que impedem adotar um estilo de vida mais sustentável.

Para isso, analise a sua rotina e veja quais práticas podem comprometer o seu plano de consumir com mais consciência. Mesmo comportamentos rotineiros, como sempre deixar a luz acesa ao sair do quarto ou tomar banhos demorados, são prejudiciais a partir do momento em que aumentam as contas da casa e desperdiçam recursos valiosos, como água e energia.

E não para por aí: usar aplicativos de transporte mesmo para trajetos de curta distância e comprar mais comida do que precisa para a semana, por exemplo, também são práticas que levam ao desperdício de dinheiro e não combinam com a rotina de quem quer levar um estilo de vida sustentável. Reflita!

Seja fiel aos seus valores

Para se consumir de forma cada vez mais consciente, é importante ser fiel aos seus valores. Dar preferência a empresas que são responsáveis socialmente e ambientalmente, por exemplo, é uma maneira de garantir que você apóia marcas que não querem apenas vender, mas também têm preocupação com os seus funcionários e com o meio ambiente.

Praticar o consumo consciente é uma forma não só de contribuir para a sustentabilidade do planeta, como também da sua vida financeira. Fique atento às suas escolhas, dê adeus à tentação das compras por impulso e dê a sua contribuição para um futuro mais sustentável.

Curtiu este conteúdo sobre consumo sustentável? Então, siga a gente nas redes sociais para ler os nossos posts em primeira mão!

Atendimento BV